"Confira as novidades e semelhanças das funções desktop do Windows 10."
2 minutos de leitura
0
A principal característica do sistema operacional Windows sempre foi a interface de janelas – que, aliás, dá nome ao sistema. E essa interface persiste no Windows 10, com diversos recursos e funções. Alguns são familiares, outros novos ou melhorados. Confira agora os principais destaques e funcionalidades.
Alguns dos recursos que não sofreram alteração foi o grupo de botões no canto superior direito de toda janela. Você poderá encontrar os botões Minimizar e Fechar, e também o botão Maximizar ou Restaurar (dependendo do tamanho da janela). Eles continuam funcionando como sempre.
Quando uma janela é aberta, seu ícone aparece na Barra de Tarefas (acima). Alguns aplicativos são fixos na Barra de Tarefas – ou seja, o ícone deles estará lá, mesmo que o aplicativo não esteja rodando naquele momento, semelhante ao Windows 8. Então, para saber quais estão abertos, basta observar uma marca cinza embaixo do ícone. Essa marca indica que o aplicativo está rodando.
Ao abrir várias janelas de um mesmo aplicativo, você poderá notar que seu ícone na barra de tarefas vai começar a “empilhar”. Coloque o mouse sobre essa “pilha” de ícones para ver uma miniatura de todas as janelas abertas daquele aplicativo. Esse recurso permite visualizar, fechar e trocar de janela através das miniaturas.
Se você quiser alterar o tamanho de uma janela, leve o cursor do mouse até as laterais ou cantos. Quando ele se tornar uma seta com duas pontas, clique e arraste. Quando chegar ao tamanho desejado, solte o mouse.
Para mover uma janela, o processo é semelhante. Leve o cursor do mouse até a barra de título da janela (aquela área na parte superior, onde você pode ver o nome do aplicativo). Então clique, segure e arraste a janela até a posição desejada.
Se você estiver trabalhando simultaneamente com várias janelas, pode dividir a tela entre elas. Essa divisão da tela permite que você mova facilmente arquivos de uma pasta para outra. Para dividir a tela, arraste uma janela para a lateral, direcionando para o canto inferior, e a tela será separada em duas partes iguais. Se você preferir, também pode mover a janela para a lateral direcionando para o canto superior; assim, a tela vai ser dividida em quatro partes iguais. Você também pode usar a tecla Windows e os direcionais do teclado para mover uma janela no desktop.
Esse recurso já existia no Windows 8 e 8.1, mas o Windows 10 traz uma novidade. Agora, cada vez que você move uma janela para ocupar a metade da tela (ou um quadrante) todas as outras janelas abertas vão se ajustar automaticamente utilizando o espaço que restou.
Um último recurso adicionado ao Windows 10 é o “Shake”. Quando sua tela estiver bagunçada, com muitas janelas abertas, você pode segurar e arrastar a janela principal de um lado para o outro, com movimentos rápidos. Essa “balançada” vai fazer com que todas as outras janelas sejam minimizadas automaticamente. Assim, só vai restar a janela principal aberta na sua tela.
Sem resultados
Reset