"Nova versão do messenger vem recheada de novidades e integração com redes sociais."
4 minutos de leitura
0
Índice
ToggleA revolução das Midias Sociais finalmente se consolidou. Não há para onde ir, aonde quer que você esteja, todas as pessoas estarão conectadas. Pelo celular, é possível “tuitar” aquilo que você esta fazendo naquele momento, independente de estar em casa, no ônibus ou num almoço com os amigos. Da mesma forma aquele seu perfil no Orkut voltará a ser bem freqüentado durante as 24 horas do dia. Se você for rato de MSN então, será preciso atenção redobrada, afinal falar no Live Messenger ao volante pode causar acidentes.
E é justamente o Live Messenger, o responsável por uma inovação que só vem para confirmar tudo que já falamos até aqui. Ainda em fase de testes, a versão Beta do Windows Live Messenger 2010 já está disponível para download na rede desde o final de Junho. Todos os anos a expectativa em torno das novidades implementadas pela Microsoft para seu comunicador instantâneo são enormes, mas nada poderia preparar seus usuários para o que estava por vir.
A nova versão trabalha com o conceito de vista completa (full view), um modo de visualização que permite ao indivíduo gerenciar não apenas sua conta Live Messenger, mas redes sociais, contas de email e até blogs, tudo de forma integrada. Significa que não será preciso navegar por diferentes ambientes virtuais para atualizar seus perfis, permitindo que você compartilhe conteúdo, comente e envie mensagens aos seus amigos, tudo a partir do Messenger.
O layout inicial pode (e vai) causar estranheza a muita gente. Pensando numa possível má receptividade, os desenvolvedores incluíram a opção “Compact view”, que retorna o MSN novamente a interface da versão anterior. Felizmente trata-se de uma primeira impressão. Basta clicar no ícone localizado no canto superior direito da janela para alternar entre as verões Full e Compact. Para os que estão dispostos a explorar as novas funcionalidades, o Zigg preparou este rápido roteiro introdutório para que você não se sinta um peixe fora d´água.
Logo de cara, podemos perceber que a janela inicial ficou bem maior do que a anterior. Mas esta é uma impressão errônea, pois a antiga janela do MSN também podia ter seu tamanho ampliado ou reduzido, com o diferencial de que tínhamos um espaço lateral subaproveitado. Na versão 2010, o usuário é apresentado logo de casa aos destaques das suas Redes Sociais, por meio de uma aba com este nome.
Por meio da categoria “destaques” toda e qualquer atualização feita por um contato seu, seja no Live Messenger ou em serviços como Facebook, MySpace, Flickr, Orkut, Blogs, Sites e etc. estará visível em formato reduzido para que você acompanhe as novidades em tempo real. Tudo é mostrado numa coluna que ocupa boa parte do lado esquerdo da tela. Do lado direito temos aquela planilha padrão de Contatos do MSN, com os amigos que estão online (em verde), Ocupados (em vermelho) e Ausentes (em laranja).
Ainda na aba das Redes Sociais, é possível perceber que a mesma se divide em outras quatro sub-abas: recentes, eu, fotos e mais. “Recentes” funciona exatamente como destaques, com a diferença que as últimas atualizações, estarão sempre visíveis, enquanto na anterior, havia um misto de notícias, de fotos compartilhadas e sons emitidos . Já aba seguinte, “Eu”, mostra SUAS atualizações, sejam elas quais forem. A aba seguinte é “Fotos”, e possui conceito semelhante ao da aba “Recentes”, com a diferença de que apenas conteúdo de fotos serão visualizados.
Interessante notar que existe um pequeno balão de fala em algumas das atualizações. Basta clicar sobre eles para abrir uma caixa de texto, onde se pode fazer um comentário sobre uma frase, foto ou mesmo um vídeo. Se achar que são atualizações de mais para dar conta (algumas pessoas tem vários contatos) ou se não quiser mais receber as informações de uma determinada pessoal, tudo que você tem a fazer a passar o mouse sobre a atualização até que surja o ícone de uma ferramenta. Clique no mesmo e escolha a opção “Ocultar Atualizações de um Usuário”.
“Mais” não possui exatamente uma função definida, a não ser de agrupar outras abas, entre elas Status, Links e Blogs. Num primeiro momento, algumas destas opções podem não funcionar como deveriam ou estar simplesmente indisponíveis. Isto acontece por não ser esta a versão definitiva do programa. A intenção da Microsoft é avaliar o interesse e receptividade das novas ferramentas, para descobrir o que funciona e o que não funciona com os usuários, moldando a versão final de acordo com estas definições.
Estão limitadas também a adição de serviços adicionais como Flickr, Orkut, LinkedIn e outras redes sociais, estando disponível por enquanto apenas o Facebook e o MySpace. Entretanto, existe uma forma de burlar esta limitação, basta acessar sua conta no Live Messenger, ir para Novidades na sua rede e clicar em Adicionar> Localizar mais serviços. Você será redirecionado para outra página onde é possível conectar os serviços que você deseja usar no Live.
A segunda das principais abas, “MSN”, é também a menor das três. Menor em quesito opções, pois na verdade ela acaba por ser a maior em termos de conteúdo. Também dividida em Sub-Abas, ela reúne todas as principais notícias vistas na página principal do Live Messenger. É como se você tivesse em “Hoje no msn” um portal de notícias atualizado em tempo real, 24 horas por dia a sua disposição. A outra aba, “Natura”, encontrava-se vazia no momento em que este artigo estava sendo escrito.
Já começamos a falar de “AMIGOS” alguns parágrafos acima. É aqui que o usuário visualiza seu status e o status de seus contatos. Como não poderia deixar de ser também está dividido em abas, as precisamente em duas delas: “Online” e “Adicionar”. A primeira permite configurar rapidamente detalhes sobre seus contatos, como agrupá-los em categorias diferentes, criar novas categorias; enquanto a segunda limita-se a gerenciar as informações relativas a eles.
Ainda é cedo para dizer se o novo Live Messenger 2010 sera um sucesso ou não; mas é difícil acreditar que o investimento seja um tiro cego. Só no Brasil, as Mídias Sociais colocam o país do carnaval, do futebol e do samba na quarta posição, dentre os países que mais usam as redes, com 21,9 milhões de usuários de internet ativos entre 16-54 anos.
À frente dos brasileiros estão os alemães com 23 milhões, os norte-americanos com 96,3 milhões e os chineses com 159,6 milhões. Isso considerando todas as redes, pois se analisarmos cada uma individualmente, veremos que o crescimento é ainda maior. Pra se ter uma idéia, somos o segundo país em números de usuários no Twitter, perdendo somente para os Estados Unidos. São Paulo é a terceira cidade do mundo com maior número de usuários.
O MSN não fica atrás. Segundo dados da própria Microsoft, o Brasil possui o maior número de usuários cadastrados. Os dados são de 2007, mas mesmo naquela época eram mais de 30,5 milhões de usuários regulares. De acordo com os dados, a base de usuários do Live Messenger cresceu quase três vezes em dois anos – em julho de 2005, o número de usuários chegava a 11,5 milhões. No mesmo mês do ano seguinte, a cifra já alcançava 20,7 milhões.
Considerando o interesse do brasileiro pelas novas mídias e o crescimento constante da ferramenta MSN, é quase certo que a nova proposta agradará em cheio aos usuários tupiniquins.
Sem resultados
Reset