"Uma introdução às funções mais básicas do Virtual DJ"
2 minutos de leitura
0
O Virtual DJ é um dos programa de mixagem de mp3 mais populares do mercado. Com diversas ferramentas que dispensam conhecimentos avançados – você pode usar o programa para transformar seu computador em uma mesa de mixagem e fazer suas experiências musicais; ou para, quem sabe, animar a festa dos amigos com suas mixagens. Se você ainda não tem experiência com o programa, confira nosso tutorial e aprenda os primeiros passos.
Ao abrir o Virtual DJ, ele pedirá que você faça o login. Caso tenha uma conta, use-a; caso não, clique em “skip”.
A aba “Browser”, na parte inferior da tela, provavelmente já estará selecionada – caso não esteja, selecione-a. Na aba, você irá buscar a pasta onde está a música – ou as músicas – que deseja mixar.
Ao escolher a música, arraste-a para um dos dois discos (decks) que aparecem no centro da tela. Você pode utilizar os dois ao mesmo tempo, seja com duas trilhas diferentes ou com a mesma música.
Agora que a música foi arrastada para um dos discos – no caso do exemplo na imagem acima, o esquerdo – você já pode começar a trabalhar nela. Vale a pena explicar o que são algumas das informações que você verá próximo à trilha arrastada. BPM é o número de batidas por minuto da música; ELAPSED é o tempo de trilha que já foi executado; KEY é o tom da música e REMAIN é o que ainda falta tocar dela.
A seguir, conheça as ferramentas e para que elas servem.
MIXER – dá acesso a um equalizador. Ele permite modificar tanto o volume quanto as frequências dos sons agudos, médios ou graves da música.
SCRATCH – é aquele típico barulho de disco sendo movido rapidamente para trás ou para frente com o auxílio dos dedos – como fazem os DJs. Para reproduzir esses ruídos, basta mexer para cima e para baixo a trilha que aparece na vertical ao clicar na opção, ou usar o próprio disco (deck) para onde você arrastou a trilha, clicando nele e movendo-o para ambas as direções.
LOOP – como o nome sugere, o “loop” serve para repetir um trecho determinado da música. Selecione de 1 a 32 para escolher qual o tamanho do trecho a ser repetido. Ao clicar no botão “out”, a repetição será ativada. Para desfazer a repetição, clique novamente em “out”. A opção “in” serve para repetir o trecho a qualquer momento; porém, apenas uma única vez.
SAMPLERS – Para utilizar os sons de arquivo do programa, chamados de samplers, selecione a aba correspondente no centro inferior da tela. Caso queira adicioná-los à música, basta apertar o botão play do sampler desejado enquanto a trilha toca. Se quiser que eles não parem de tocar até o fim da música, selecione o botão de repetição, que fica abaixo do “play”. Para criar seu próprio sampler, basta clicar no botão “Rec” de um dos slots enquanto o trecho que você quer usar estiver tocando. Para executá-lo, depois de gravado, basta apertar o “play”.
EFFECTS – a aba “effects” te dá acesso a uma infinidade de efeitos. Para modificá-los, clique em cima do efeito desejado e utilize os equalizadores que aparecem no canto direito.
Essas são as principais ferramentas que o programa oferece; entretanto, há várias outras que podem ser exploradas no software que, apesar de gratuito, é bastante completo.
Para salvar as alterações realizadas, selecione o item “Record”, no canto inferior, e a opção “Record Audio”. Agora, basta clicar em “Start Recording”, selecionar a música que será substituída, colocar a trilha modificada para tocar a partir do ponto inicial e aguardar.
Ainda nesta tela são oferecidas as possibilidades de gravar um CD ou reproduzir a música em uma rádio.
Gostou? Conheça mais programas de mixagem de som na nossa lista de programas para DJ.
Sem resultados
Reset