Twitter: Como usar? (parte 2)

"Retweet, Favorites, DM e @? Descubra para que serve tudo isso no Twitter."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
01 jul, 2013

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Olá pessoal! Dando prosseguimento a nosso especial sobre o Twitter veremos hoje alguns conceitos básicos sobre o Twitter e a maneira como o usuário deve utilizar sua rede social para conseguir mais atenção e até despertar o interesse de possíveis seguidores. Antes é preciso ter uma conta cadastrada no microblog, se você ainda não tem uma, confira na primeira parte como fazê-lo.

Note que o Twitter de todo e qualquer usuário, quando criado é basicamente igual: um background azul com tons em branco simulando um céu aberto, uma série de informações mais a direita – cujos termos veremos adiante – e a mesma coluna central onde as mensagens – aqui chamadas tweets ou “tuites” – são visualizadas. Essa coluna é chamada “Timeline”, não apenas tweets de terceiros, mas o seus próprios também podem ser encontrados aqui.

Num primeiro momento, você pode estranhar um pouco a movimentação desta área, afinal de contas ela é atualizada constantemente. Tenha em mente que o Twitter é um serviço que trabalha com mensagens em tempo real, dessa forma, sempre que um de seus seguidores fizer um comentário, ele estará disponível na timeline em questão de instantes. Note que no topo existe um campo bem específico onde o usuário pode inserir seus próprios comentários.

c83656aa8cb8136efd0ee438924e8fd6 twitter2020home20

Assim como os tweets de seguidos/seguidores, seus pensamentos são imediatamente enviados através do serviço para a timeline de todos aqueles que seguem você. Lembrando o Twitter não tem espaço para grandes monólogos, a ideia é ser o mais sucinto possível, por isso você tem um limite de apenas 140 caracteres para expressar-se. Achou pouco? Talvez, mas essa simplicidade/objetividade é responsável por sua popularidade.  

 

Retweet (ou Retuite)

Ambas as formas estão certas. A segunda trata-se de um aportuguesamento da expressão original (retweet), cuja tradução literal para o português não existe, embora o sentido da mesma não seja tão difícil de compreender. Sempre que um pensamento alheio parecer interessante, você pode reproduzir o conteúdo na íntegra, dando assim crédito para o autor original. Basta usar as iniciais “RT” seguida de @[nome do contato] mais a frase. Exemplo:

RT: @zigg_download: Falando em Twitter, conhece alguém que ainda não tenha? Se conhecer, mostre nosso Tuto com dicas de como criar um >>> https://bit.ly/9Qk7cZ

Também é possível adicionar um comentário a um Retuite:

Demais, adorei! RT: @zigg_download: Personalize suas instalações do Windows 7 com RT Se7en Lite >>> https://bit.ly/deCdVa

Lembre-se que todos esses elementos: “@”, “RT”, “>>>” e links também estão incluídos no limite padrão de 140 caracteres, portanto é sempre bom evitar estender-se demais. No caso de links, alguns deles são mesmo bem grandes, chegando até mesmo a ultrapassar esse limite. Nestes casos, será preciso usar um serviço para encurtar links. Alguns deles incluem o Bit.ly, Migre.me, TinyURL, Notlong e Is.gd.

bfee7c31d17454c80bf39fddadd6aed6 twitter2020zigg download20

 

Direcionando uma resposta (ou dar RT)

O símbolo “@” é muito comum no Twitter, isto porque ele desempenha uma função bastante comum. Sempre que alguém desejar enviar uma mensagem diretamente para você, pode ter certeza de que ela será precedida por um @[seu nome]. Por exemplo, se usarmos “@zigg_download” seguido de uma mensagem qualquer, nós, aqui no Zigg saberemos que se trata de uma mensagem direcionada, isto porque no Twitter existe uma área específica que filtra tais mensagens, de modo a facilitar a visualização pelo usuário. Para acessa-la basta clicar na primeira opção representada por @[seu nome] localizada logo abaixo da opção “Home”.

 

Direct Messenges (ou Respeite Minha Privacidade Bolas!)

Como se pode notar, comentários no Twitter ficam visíveis para todo e qualquer um que o siga. Esquecer-se disto pode causar situações vexatórias, onde um comentário entre amigos pode tomar proporções gigantescas. Casos de funcionários demitidos por comentários indevidos no Twitter da empresa se tornaram comuns nos últimos 2 anos.

 

Por tanto é imprescindível que o usuário faça uso da chamada Direct Message (DM) sempre que uma mensagem privada tiver de ser encaminhada. Fazê-lo é exatamente igual ao processo de RT, com a diferença de que o nome do usuário deve ser precedido por uma letra “d” minúscula antes da mensagem. Exemplo:

d zigg_download: Ok vou ver sim, obrigado pela dica!

Note que o “@” neste caso não é usado, pois caso contrário o usuário estaria encaminhando a mensagem para a timeline convencional, onde todos poderiam ver.  

 

Favorites (ou Favoritos)

Funcionalidade pouco usada, mas de grande utilidade. Com ela é possível guardarmos aqueles tweets que nos parecem mais interessantes, para consultas futuras. Basta clicar na estrelinha no canto superior direito da mensagem escolhida. Assim, tudo o que passar pela triagem fica imediatamente acessível no respectivo menu da barra lateral. Você pode visualizar os Favoritos de seus seguidores e daqueles a quem segue também.

Achou pouco? Calma que amanhã tem mais!

Comentários