4 minutos de leitura
"Saiba como instalar o Steam OS em uma máquina virtual e aproveitar o sistema operacional da Valve sem perder seus arquivos."
Índice
ToggleGostariam de testar a versão BETA novo sistema operacional Steam OS, mas não quer perder os dados de seu HD? Aprenda neste tutorial como instalar o Steam OS com o VirtualBox e preservar seu HD e sistema operacional Windows.
Para os usuários que ainda desconhecem o Steam OS, este é um sistema operacional voltado para jogos e vai ser lançado oficialmente em 2014. O sistema promete otimizar sua máquina para rodar seus jogos com melhor desempenho, além de criar uma integração profunda com o aplicativo Steam que, presença obrigatória nos computadores de gamers ao redor do mundo.
Informamos aos usuários que o processo de instalação do Steam OS em uma máquina virtual não é uma tarefa fácil e vai exigir bastante paciência e atenção. O processo é dividido em 3 etapas complexas e será necessário o uso de vários programas complementares instalados em seu computador.
Como falamos anteriormente, para instalar o Steam OS no computador sem perder os dados existentes no sistema é necessário que o usuário possua vários programas instalados em seu computador. Saiba quais são esses programas e a função de cada um deles a seguir.
– ISO Creator: Esse programa terá uma participação simples, mas importante, durante a instalação do Steam OS. O arquivo de instalação disponível pela Valve é um arquivo compactado que deve ser copiado para um Pendrive, mas para instalá-lo no VirtualBox será necessário possuir um imagem – ISO – do arquivo que será carregado na máquina virtual. O programa ISO Creator é a forma mais rápida de transformar o arquivo num arquivo .ISO.
– VirtualBox: O VirtualBox é um programa cuja única função é criar uma máquina virtual onde o usuário poderá simular a existência de um computador. Podendo simular um hardware em todos os seus detalhes o VirtualBox permite ao usuário instalar em seu sistema operacional, qualquer outro OS existente no mercado sem precisar formatar seu HD e apagar seu sistema operacional. Apesar de possuir uma linguagem complicada aos usuários com pouca experiência o VirtualBox é o programa que vai tornar possível instalar o Steam OS sem apagar completamente seu disco rígido.
O primeiro passo para a instalação do Steam OS é criar um disco virtual com o conteúdo do instalador. Para isso, faça o download do ISO Creator e o instale em seu computador. Em seguida faça o download do instalador do Steam OS e descompacte-o para uma pasta própria onde possa ser encontrado facilmente.
Cumpridos os pré-requisitos chegou a hora de executar o ISO Creator e transformar sua pasta com o Steam OS em uma imagem de ISO. Para isso o usuário deve escolher no primeiro campo o local onde o arquivo .ISO será salvo, em seguida determinar o nome do arquivo e na janela ‘Folder Path’ marcar a pasta raiz onde você descompactou o Steam OS.
Em seguida aperte ‘Start’ e aguarde o programa criar sua imagem virtual, o processo pode demorar alguns minutos, mas ao final um arquivo de ‘Imagem’ estará acessível na pasta que você indicou. Agora que sua imagem foi criada chegou o momento de configurar a máquina virtual onde o Steam OS será salvo.
Quando você terminar o download do VirtualBox para seu computador execute-o e siga o processo padrão de instalação. Quando o programa estiver completamente instalado no computador execute-o e siga as instruções de configuração para criar uma máquina virtual compatível com o Steam OS.
Com o VirtualBox aberto clique no botão ‘Novo’, que encontra-se na barra de ferramentas superior do programa. Uma nova janela vai abrir, nela é necessário que o usuário defina um nome e escolha uma arquitetura para máquina criada. Coloque um nome de sua preferencia, mas na aba ‘Tipos’ escolha a opção Linux, na categoria ‘Versão’ escolha ‘Debian (64bit)’ e avance o processo.
Em seguida escolha a quantidade de Memória Ram destinada ao novo sistema, lembre-se que o ideial é que seja alocado para a máquina virtual uma quantidade de no máximo metade da sua Memória Ram disponível. Para testes, o recomendável é que sejam usados pelo menos 1Gb para o sistema funcionar de forma fluída.
O próximo passo é criar um disco virtual que será reconhecido como o HD de seu computador, o VirtualBox possui vários tipos de configurações e formados de HDs virtuais, mas você poderá deixar as configurações no padrão e prosseguir. Certifique-se de que o disco esteja configurado para ser ‘Dinamicamente Alocado’ e finalize escolhendo o tamanho mínimo de 50Gb.
Neste momento a tela de configuração da máquina virtual vai aparecer. Chegou o momento de configurar a máquina para suportar a arquitetura. Siga as instruções a seguir e você não terá programa para rodar o Steam OS seu compuador.
Volte para a barra de comandos do menu anterior e escolha ‘Configurações’. Na nova janela o usuário poderá definir de forma mais completa as configurações de sua máquina virtual. Sigas as intruções de forma detalhada e você não terá problema no momento de rodar o Steam OS.
– Aba Sistema: Siga para a a segunda aba da coluna da direita e marque a opção ‘Habilitar EFI (Sistema especiais apenas)’. Isso será necessário para o drive virtual conseguir dar Boot na imagem do Steam OS que você criou com o ISO Creator.
– Aba Monitor: Nesta aba o usuário irá configurar a quantidade de memória de vídeo destinada ao Steam OS. Apesar dos números disponíveis serem muito baixos se comparados com as modernas placas de vídeos atuais, é possível rodar perfeitamente o Steam OS com 128Mb de memória.
– Aba Armazenamento: Nesta aba o usuário vai informar todos as drivers de memória ligados à sua máquina virtual. Note que o HD que você criou já se encontra conectado, sendo necessário apenas conectar a ISO do Steam OS criada anteriormente no driver IDE destacado na imagem. Ao clicar no botão de adicionar ISO navegue ate o diretório onde encontra-se a ‘Imagem do instalador’ e confirme as solicitações padrões.
– Aba Rede: Em seguida pule para a aba Rede e configure o adaptador 1 para o sistema de navegação padrão. Não são necessárias configurações complexas de seu sistema, certifique-se apenas que sua máquina virtual conseguirá acesso a internet.
– Aba USB: Nesta aba o usuário terá que cadastrar todos os seus periféricos que se conectam ao computador através do cabo USB. Para isso basta apertar no ícone ‘+’ que encontra-se no lado direito da tela e adicionar os dispositivos que deseja utilizar. Os periféricos mais comuns são o mouse e o teclado.
Finalizando esta etapa de configuração o usuário deve clicar em ‘OK’ para voltar a tela inicial e em seguida apertar em ‘Iniciar’ para a máquina virtual começar a rodar.
O VirtualBox vai carregar em uma nova janela sua máquina virtual como um sistema operacional padrão, e depois de rodar algumas linhas de comandos no ‘prompt de comando’ o processo será paralisado com a linha ‘2.0 Shell>’. Neste momento digite da mesma forma que encontra-se entre as aspas “FS0:EFIBOOTBOOTX640” e aperte ‘Enter’. Atenção, pois seu teclado pode ter sido alterado para o padrão americano e a barra investida pode ter mudado de local.
Com a linha de comando adicionada o sistema vai carregar a tela do instalador do sistema operacional Steam. E o usuário não precisa se preocupar com o aviso de formatação de disco que aparecer na opção ‘Automated Install’, basta apertar ‘Enter’ novamente e aguardar o processo correr automaticamente. Depois de alguns minutos a instalação será concluída e vai solicitar uma confirmação para ser reiniciada.
Quando o computador reiniciar o Steam OS irá carregar normalmente em seu sistema e a tela de Boot irá aparecer solicitando a inicialização normal ou em ‘recovery mode’. Escolha a segunda opção para que o Steam OS comece a carregar varias linhas de comandos em seu prompt, quando ele terminar inclua as linhas “mount /media/cdrom” e em seguida “sh/media/cdrom/VboxLinuxAdditions.run”.
Aguarde uma segunda instalação acontecer, seguida de outra reinicialização e o Steam OS vai carregar automaticamente sua interface gráfica em seu disco virtual. Basca aproveitar tudo que o este novo sistema operacional tem a oferecer em seu computador.
No results available
ResetSem resultados
Reset