"Dor de cabeça com o Google Buzz? Aprenda como desativá-lo em 3 passos."
2 minutos de leitura
0
Índice
ToggleQuem acompanhou as notícias de tecnologia nas últimas semanas já deve estar ciente do Bá-Fá-Fá envolvendo o Google Buzz e a insatisfação crescente dos usuários perante o novo serviço do gigante de pesquisas Google. O que começou como uma promessa inovadora logo se transformou numa verdadeira dor de cabeça. A ferramenta que se agrega ao Gmail não trouxe prejuízos apenas aos usuários, a própria empresa já sente o peso da responsabilidade.
A idéia é que o complemento funciona como uma espécie de rede social, incorporando funções que o tornam mais parecido com serviços como Facebook e Twitter. Ao conectar-se, todos os seus contatos do email se tornavam automaticamente seus seguidores (e vice-versa), o que acabava por expor publicamente toda a lista de contatos de emails dos usuários. Assim, era perfeitamente possível saber com quais pessoas um contato trocou mensagens de emails recentemente. Isto desagradou a todos (e com razão).
Segundo o próprio Google, a engenharia da coisa foi bolada por acreditar que usuários de redes sociais buscassem sempre aumentar seu número contatos. O raciocínio pode estar certo, mas a execução foi equivocada. Com uma base de usuários criada de maneira totalmente imposta, o Google privou seus usuários do direito de escolha.
A coisa ficou tão feia que em poucas horas já era possível perceber a existência de um novo link do rodapé do Gmail, sua função: desativar o Google Buzz. A medida, embora feita em tempo hábil, não mostrou o resultado esperado – talvez por isso mesmo não tenha dado certo – já que o usuário ainda se mantinha conectado a rede do serviço. Em seguida, vieram uma opção que impedia que seus contatos ficassem expostos e outra que permitia apagar todo o seu histórico do Google Buzz.
Esta última pereceu satisfatória. Mas como conseqüência alguns contatos e mensagens também se foram.
A primeira reação de qualquer pessoa é ir direto para o rodapé do Gmail e clicar na opção “turn off buzz” (desligar o Buzz). Mas tudo o que esta opção faz é remover links ativos, deixando o seu perfil ainda à disposição do público. Na verdade, você ainda está seguindo todas aquelas pessoas, e eles estão seguindo você.
Primeiramente será necessário encontrar seu perfil. Acesse o endereço https://www.google.com/profiles e procure pelo seu nome dentro do serviço. Em seguida será preciso eliminar todos os seus seguidores e o histórico do serviço. Sim, exatamente o que você leu, esta é uma tarefa totalmente manual e deve ser feita contato por contato. Outro ponto importante é certificar-se de que seu perfil não está comportilhando nenhuma informação ou dados pessoais. Clique na opção “Edit Profile” (Editar Perfil) e modifique ou apague aquilo que você não quer.
Agora que você se livrou de todos aqueles contatos é hora de bloqueá-los. Pois é, da mesma maneira que acontece no Twitter, dar um “unfollow” no sujeito não significa que você cortou todos os laços com ele. Afinal, nada o impede de continuar seguindo você. Volte para o Buzz no Gmail. Aqui novamente temos uma bola fora do Google, semelhante ao que conheceu no Passo 1, não existe um botão que permita executar a ação com todos os contatos, neste caso o botão “Block” (Bloquear). Mais uma vez é preciso paciência, pois será preciso refazer o mesmo procedimento do anterior (contato por contato).
Agora sim você pode fazer exatamente o que ia fazer no Passo 0, vá para o rodapé do Gmail e clique na opção “turn off buzz” (desligar o Buzz). Dê adeus a esta frustrada tentativa do Google de entrar no mundo das redes sociais.
Dúvidas nos comentários, ok?
Sem resultados
Reset