Truques para turbinar o smartphone

"Alguns ajustes e aplicativos ajudam a melhorar o desempenho do seu aparelho portatil."

4ae73c9
Por Jean Carlos
02 dez, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

19 smart fast 150jpg TRTI3jw Diariamente, usuários fanáticos ou dependentes extremos de smartphones levam seus dispositivos ao limite com downloads, navegação na web e aplicativos multitarefas. E toda essa atividade pode derrubar o desempenho do aparelho.

A lentidão nesse tipo de equipamento está relacionada basicamente a duas coisas: memória limitada e consumo de bateria. Mas outros fatores também podem influenciar na performance ruim.

Mas com algumas manutenções de rotina no dispositivo portátil e com a ajuda de aplicativos e acessórios, é possível deixar o smartphone senão mais rápido, pelo menos não mais lento do que quando você o comprou.

Limpe o registro de chamadas e mensagens antigas

Quando foi a última vez que você apagou seu registro de chamadas (feitas ou recebidas)? Manter esse registro pode ser algo importante para algumas pessoas, mas essas informações ocupam um precioso espaço na restrita memória do equipamento. E isso vale também para mensagens de texto antigas. Portanto, o que puder apagar será ótimo. Repetir essa faxina a cada dez dias é o ideal.

Organize á memória do aparelho, apagando registros e mensagens antigas

Mantenha a bateria saudável

Toda e qualquer funções de em um smartphone consome bateria, umas mais, outras menos. E bateria com pouca carga deixa o aparelho mais lento. Considere investir em pelo menos uma bateria adicional para manter o equipamento abastecido. Também é indicado baixar aplicativos utilitários para baterias. Um exemplo é o APNdroid (gratuito na Android Marketplace), que reduzir o consumo da bateria, mas permite que você continue recebendo ligações.

Use o Wi-Fi quando possível

Uma dica que não consome muita bateria é navegar na internet usando a conexão Wi-Fi, sempre que esta estiver disponível. Além do mais, o acesso pelo Wi-Fi garante uma navegação mais rápida que as redes 3G atuais. Há aplicativos que auxiliam na localização de pontos com sinal wireless; procure por eles nas lojas de aplicativos do sistema operacional do seu smartphone.

Remova aplicativos e fotos que não queira mais

Como a maioria dos usuários de smartphones, é comum baixar diversos jogos e aplicativos e depois de um tempo deixar esses programas de lado. Usuários de iPhone sofrem muito desse problema, devido a enorme quantidade de aplicativos disponíveis na App Store. Portanto, navegue entre seus downloads para ver se há aplicativos que você já não usa mais. E os apague sem dó. Dependendo da quantidade, você sentirá a diferença no desempenho de imediato.

19 smartphonedica3jpg 4TtszAN

Verifique quais aplicativos não usa mais e remova-os da memória do telefone

Baixe o Opera Mini 4.2

Se estiver insatisfeito com seu navegador atual, dê uma chance ao Opera Mini (não importa qual marca de smartphone você possui). Disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, ele renderiza as páginas no servidor e então as comprime em até 90%. O browser utiliza poucos recursos do aparelho, resultando em uma rápida navegação. Ele também ajuda a economizar tempo: quando abrir uma página, o Opera Mini exibe uma prévia e sugere de qual ponto você pode começar a leitura. Além disso, ele também dá sugestões para completar o endereço web que estiver digitando.

Apague os cookies e Cache do browser

Se você utiliza seu navegador com frequência, este é uma boa dica para deixar seu smartphone mais rápido. O browser armazena o conteúdo das páginas para que abram com mais rapidez quando for acessada novamente, mas esses arquivos temporários ocupam espaço na memória. Limpe seu cache a cada 5 ou 7 horas que passar navegando.

Utilize o firmware mais recente

Atualizações de firmware não apenas agregam novas ferramentas ao seu sistema operacional, como também arrumam bugs e outros problemas que podem estar deixando seu aparelho mais lento. A maioria desses firmwares é oferecida pela operadora ou pelo fabricante do aparelho. Alguns smartphones, como o iPhone, solicitam que você conecte seu telefone ao PC para baixar a atualização. Se o aparelho não oferece tais atualizações automaticamente, consulte o manual ou site do fabricante para ver se elas existem e como proceder para instalar as correções.

Categorias

Comentários