Trabalhando uma foto com luz solar direta.

"Aprenda a fazer retoques numa imagem com alta exposição a luz natural."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
20 jun, 2013

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Sol. O mais radiante astro do nosso sistema. Sua importância para a Terra é incalculável e os cientistas são unânimes em afirmar que, sem ele, não existiria vida em nosso planeta. Os profissionais da fotografia o conhecem muito bem e sabem que uma imagem cujo astro rei esteja bem posicionado, pode render elogios e muitos prêmios.

 

 

O problema é que trabalhar com luz natural, ainda mais com luz solar direta é um verdadeiro desafio, pois o controle da equipe técnica durante uma sessão de fotos é ainda mais difícil. Felizmente, aplicativos como o Photoshop auxiliam profissionais de fotografia na hora de corrigir uma exposição acima da média, corrigir tons e ajustes de luz.

 

Neste tutorial, você irá aprender como trabalhar com fotos em que a luz direta do sol compromete as cores da imagem. Para exemplificar, usaremos esta foto que pode ser encontrada no site sxc.hu.

 

Passo 1. Abra o Photoshop

O primeiro passo é abrir o PS. Neste momento é recomendável que o usuário organize os elementos na janela do programa de modo a não se perder em meio a tantas funções. Certifique-se que as Layers estarão visíveis e acessíveis.

 

Passo 2. Gradient Map

Adicione um novo Adjustment Layer e escolha Gradient Map. Isto permite escolher diferentes cores para diferentes tons na imagem. Assim, podemos usá-lo pra fazer com que todas as áreas escuras fiquem com uma cor, e todas as áreas claras fiquem com outra cor.

 

Note que o efeito degradê na janela do Gradient Map. Ele inicia na cor preta, mudando aos poucos para o branco total. Pois bem, será preciso alterar estas cores. Para isto, clique na opção marcada pela figura abaixo. 

 

Após clicar, uma nova janela se abrirá. A primeira coisa a se fazer nela será alterar a cor das áreas escuras da foto dando um clique duplo no local mostrado na figura, e escolher um bom vermelho.

 

Da mesma forma, alteraremos a cor das áreas claras da foto, e escolheremos um bom amarelo. Acompanhe as figuras seguintes:

 

Uma vez modificadas as duas cores, clique em OK para sair do Gradient Map. Neste momento, você verá sua imagem com uma aparência que em nada lembra o original, mas não se preocupe, pois isto já era previsto.

 

Passo 3. Reduzir intensidade

Vá até a paleta de Layers, note que existem duas delas, uma com a sua foto e outra com o Gradient Map criado anteriormente. Tendo certeza que a Layer Gradient Map está selecionada, vá até a opção Blend mode, onde aparece escrito Normal, e clique em Overlay. Feito isso, reduza a intensidade das cores ajustando a Opacity para algo em torno de 50% (de acordo com sua preferência).                   

 

Feito isso, agora é só comparar o antes e o depois.

Comentários