Reduza o tempo de inicialização do Windows

"Aprenda a reduzir o tempo de inicialização do Windows para obter um melhor desempenho no PC."

4ae73c9
Por Mariana Duarte
14 set, 2015

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Reduza o tempo de inicialização do Windows

Uma das principais causas de irritação para usuários do Windows é o tempo de inicialização longo de um computador, especialmente se ele não for tão antigo assim. Muitas vezes, o motivo é o excesso de programas instalados, muitos dos quais são desnecessários ou apresentam configurações ineficazes. Veja agora como você pode reverter esta situação e como deixar o PC mais rápido apenas usando as configurações e ferramentas do Windows.

Para usuários do Windows 8 ou superiores

Os usuários do Windows 8 e superiores possuem uma vantagem, pois o próprio sistema operacional tem uma ferramenta que ajuda a reduzir o tempo de inicialização através do Task Manager.

artigo b232ab3f095e773e283a78a191ada7b5 img01 4 UNOffGm

  • Aperte simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Del no seu teclado.
  • Na tela que irá se abrir, selecione a opção Task Manager.

Dentro da janela do Task Manager, clique na aba Startup. Essa aba mostra os programas que são ativados automaticamente quando você liga o computador.

  • Observe na coluna Startup Impact os itens marcados como “High”. Esses são os programas que causam mais lentidão na inicialização.
  • Clique sobre estes itens com o botão direito, e selecione a opção Disable.

Lembre-se de que todos os programas desabilitados não irão mais abrir automaticamente durante a inicialização. Você terá que os abrir manualmente depois, quando for necessário. Portanto, evite desabilitar programas realmente importantes, como um antivírus, ou aplicações padrões do Windows.

Para usuários do Windows 7 e anteriores

O caminho para usuários de versões anteriores do Windows, o procedimento é um pouco mais complicado. Porém, não se preocupe, pois também há um recurso para que você possa reduzir o tempo de inicialização do seu computador.

  • Vá até o menu Iniciar. No campo de busca, digite Configuração do Sistema e aperte enter.
  • A janela da Configuração do Sistema irá se abrir (pode ser solicitada uma permissão de administrador).
  • Vá até a aba quatro, Startup. Nesta aba estão todos os programas ativados quando o Windows inicia.
  • Não haverá nenhum indicativo de quais destes programas são os mais culpados pela lentidão. Porém, você pode desabilitar aqueles que não são realmente necessários, como navegadores ou aplicativos de chat.

artigo eb543df76ac3dcd7b016c3b9db6e8034 img02 8 Wwpg8vF

  • Clique em Apply e feche a janela.

Novamente, é preciso ter cuidado para desabilitar apenas programas que não são essenciais. Fique longe de programas do sistema. Se você não souber o que é determinado programa, use o nome do fabricante (“Manufacturer”) como referência. E sob hipótese alguma utilize a opção Disable All!

Outras dicas importantes para quem quer manter o computador rápido:

  • Executar periodicamente limpezas e desfragmentação de disco;

artigo 6b29f85792e745a8754314f9d2fc192d img03 9 Y0iVFlQ

  • Evitar a instalação de programas desnecessários, que inclusive podem carregar vírus e malware em geral;
  • Gravar seus arquivos mais pesados – como vídeos, imagens e outros – em um HD externo ou pendrive, ou mesmo em um serviço de armazenamento em nuvem para livrar espaço em disco.

Tomando os cuidados necessários para que seu computador não tenha informação excessiva instalada, você com certeza conseguirá manter uma máquina com tempo de inicialização rápido – mesmo que esta máquina já tenha cinco ou seis anos de idade.

Para resultados ainda mais eficientes, procure usar programas de manutenção de sistema que contenham ferramentas semelhantes de assistência de startup.

Comentários