Rastreando conexões intrusas de rede pelo XP com eficiência!

"Você já pensou estar navegando tranquilamente na internet, e sem saber alguem ou algum programa estar funcionando em segundo plano, trabalhando junto com você, e você nem sabe? Agora você vai precisar de um programa avançado pra saber qual programa é esse, que faz sua conexão ficar lenta e voê não sabe porque. Que fazer? […]"

4ae73c9
Por Alberto Portilho Lima
11 maio, 2008

1 minuto de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Você já pensou estar navegando tranquilamente na internet, e sem saber alguem ou algum programa estar funcionando em segundo plano, trabalhando junto com você, e você nem sabe?

Agora você vai precisar de um programa avançado pra saber qual programa é esse, que faz sua conexão ficar lenta e voê não sabe porque. Que fazer? Procurar no site do hacker?

Mas você tem a ferramenta ai em mãos com você. O Prompt de Comando do Dos e o comando NETSTAT.

Pra começar vamos abrir o tal Prompt de Comando. Faça assim:

-clique no menu Iniciar. Depois em Executar

Na Caixa de Diálogo do Executar, digite CMD e tecle enter.

o prompt de Comando se abrirá na pasta padão, <c:documents and settingsusuário>

Para melhor visualizar a tela digite logo em seguida: cd e tecle Enter

Cairá na pasta raiz

O comando que usaremos é o NETSTAT. Para obter ajuda interna deste comando basta digitar após ele o sinal de interrogação (?) e teclar enter. Eis alguns argumentos que podemos usar junto com o comando e seus respectivos significados.

1091 iniciar20ajuda dQLFDzK

Ok. Agora mãos a obra. Digitando <NETSTAT -A> (sem os sinais de maior e menor, é claro), você terá o protocolo usado, a porta, o nome da máquina que executa o serviço (geralmente a máquina que executou este comando), o IP com o qual está conextado, e o status atual da conexão, se aguardando conexão ou se está conectado com aquele IP. Ex:

1091 nbtstat20a a0IvzSQ

Interessante, né? Agora como saber qual programa está usando este ou aquele serviço ou protocolo?

Digite novamente no prompt OU que é mais detalhado ainda. Veja o que acontece…

1091 nbtstat20b ZH4bw5D

Neste exemplo, você vê que estou usando o DAP (download accelerator plus), o site conectado a ele, o pc que está utilizando, as portas, e yudo o mais.

Se por exemplo DAP fosse um programa estranho para você, ou aparecer na listagem algum programinha estranho que você sabe não fazer parte dos serviços executados normalmente pelo windows XP, você poderia providenciar sua remoção com um bom anti-virus ou anti-spyware, ou mesmo manualmente.

É isso, você agora não precisa mais gastar tempo e dinheiro procurando por programas caros ou dependentes de registro.

É o bom e velho DOS em ação. Abraços a todos!

 

 

Categorias

Comentários