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Pinterest: Como empresas e usuários podem usar a rede social das ideias

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Por Jonatas Freitas
9 de março de 2018

"A rede auxilia os usuários a encontrarem projetos que os inspiram"

O Pinterest é uma rede social de muito apelo visual, tal qual o Instagram, mas seus diferenciais valem muito a pena para públicos específicos, isso tanto para clientes como para empresas, por exemplo, no caso de uma conta comercial. Ele é uma rede mais usada pelo público feminino, e muitos dos posts são para inspirar os usuários a terem seus próprios projetos, em diferentes áreas.

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Categorias como moda, eventos, comidas, viagens, DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) são algumas das mais procuradas e compartilhadas na rede. Como diz a descrição do site: “O Pinterest ajuda você a encontrar ideias para experimentar”, a empresa fornece aos usuários milhões de ideias compartilhadas entre eles dessas coisas novas para testar, implementar e mudar estilo de vida.

“O Pinterest é o mecanismo de descoberta visual. Nossa missão é ajudar as pessoas a descobrir e fazer o que amam”, afirma outra frase do próprio site. Tal qual num mural, os usuários criam seus próprios quadros e constituem suas próprias categorias. No Pinterest é fácil de procurar, por exemplo, posts sobre uma viagem a algum país e ver dicas de locais, de restaurantes, de pontos turísticos, e a partir daí planejar sua própria viagem.

Mas como entrar?

Para entrar é muito fácil, já que o Pinterest permite o login com uma conta google ou com o facebook, e ainda há a opção de entrar com conta de e-mail. Entrando pelo facebook fica mais fácil de encontrar os contatos da outra rede que também fazem uso do Pinterest. O site também permite um cadastro para empresas, que é gratuito. Para empresas o cadastro é um pouco diferente, sendo necessário colocar o site e o nome da marca. Nesse cadastro é permitido entrar somente com e-mail.

Logo no primeiro login o Pinterest já solicita que você acompanhe cinco categorias à sua escolha, e mostra várias para serem selecionadas, como cervejas, sorrisos, decoração, moda masculina, moda feminina, animais, café, viagens, construção, design gráfico e vários outros. Essa parte é de seleção obrigatória para que seu feed não fique vazio. Depois é permitido apagar alguns dos escolhidos e adicionar outros.

Usando o Pinterest

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Além de seguir esses tópicos, como são denominados no site, também é permitido criar pastas com conteúdos salvos e adicionar pessoas, como já descrito na parte de login com o Facebook. Se sua empresa for de confecções, já é possível ir adicionando peças para serem exibidas em seu mural. Esses posts também são facilmente compartilháveis em outras redes sociais como Twitter, Facebook e Youtube.

E falando em twitter, os usuários do microblog estão sempre deixando suas impressões sobre o Pinterest. “Minha filha nem nasceu ainda e eu tenho uma pasta no pinterest com ideia de quarto de neném”, “Viciada em procurar tatuagem no pinterest”, e “Sempre falo que não vou fazer festa de casamento mas o pinterest sempre me convence a fazer o contrário do que eu disse” são algumas das primeiras citações encontradas sobre algumas das coisas possíveis de se fazer no site.

Pinterest para empresas

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O site é sem dúvidas uma boa pedida para empresários que tem produtos de apelo visual, como roupas, carros, fotografias, filmes, ilustrações, tatuagens, dentre outros. O feed do Pinterest mostra mais imagens que o do Instagram e como há a possibilidade de replicar os conteúdos, o compartilhamento se torna uma vantagem sobre o Instagram.

Uma boa dica é criar uma cultura em torno da marca, compartilhando não só produtos próprios, mas também de outras páginas para manter prováveis clientes sempre interessados no feed. E, diferentemente do Instagram, no Pinterest uma das potencialidades é colocar links nos pins, que é o nome dado aos conteúdos publicados. Esses links fornecem uma boa fonte de tráfego para seu site.

Desvantagens

Apesar dessas características que atraem milhões de usuários, inclusive no Brasil, o Pinterest ainda está com menos pessoas ativas que outras redes como Facebook, Instagram e Twitter. Por isso, embora concentre um público mais de nicho e que pode ser mais importante para as vendas de uma empresa, por exemplo, isso ainda pode contar como um ponto negativo para quem busca oferecer ou procurar por produtos e dicas.

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Outra desvantagem, pelo menos para algumas empresas, é que o Pinterest tem um público notadamente de maioria feminina. Então empresas que vendam produtos tendo foco em homens talvez não tenham tanto sucesso na rede social. Ainda assim, vale considerar a ideia, pois a rede está em crescimento e já tem mais de 19 milhões de usuários no Brasil.

Vale a pena?

Se você é um usuário comum e está sempre atrás de coisas para inspirar seu trabalho ou seus afazeres, o Pinterest pode vir a calhar muito bem. Como mostra o exemplo já citado do twitter, os usuários podem procurar uma imagem para tatuar, num feed bem mais organizado e acurado do que o que pode aparecer numa hastag de instagram ou numa pesquisa do Google. Os usuários também procuram muito, principalmente nos Estados Unidos, imagens de comida para inspirar futuros jantares e ter dicas do que fazer.

E para empresas, como já falamos, vale a pena se seu conteúdo tiver apelo visual forte. De acordo com os criadores do site é mais fácil conseguir uma boa reputação mesmo tendo poucos seguidores, fazendo um trabalho organizado e sempre postando conteúdo de qualidade.

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