"Aprenda o básico e algumas dicas de edição do PhotoScape"
2 minutos de leitura
0
O PhotoScape é um programa de edição de imagem completo; mesmo gratuito, ele oferece praticamente todas as ferramentas necessárias para você realizar qualquer tipo de modificação em suas fotos. Como o Photoshop é pago e, além disso, muito pesado, exigindo bastante da memória do computador, muitos optam por alternativas mais leves e igualmente efetivas em tarefas menos complexas – caso do PhotoScape, do Photophiltre e do Fotoshop Grátis, para citar alguns exemplos.
Neste tutorial vamos abordar o básico do PhotoScape e dar algumas dicas para você aprender a utilizá-lo.
Para redimensionar uma imagem, clique em “Redimensionar”, na parte inferior. Você pode definir o valor de pixels horizontais e verticais, para deixar a imagem em um tamanho adequado.
Acima da opção “Redimensionar” estão “Girar” e “Espelhar”, que podem ser usados tanto na horizontal quanto na vertical, basta clicar em um deles.
Na mesma janela, é possível clicar no botão esquerdo, localizado em cima do slider, para alterar contraste, matiz, saturação e outras características da imagem. Assim, caso queira mudar o brilho da imagem, simplesmente arraste o slider da opção “Brilho”. Para redefinir todas as configurações de brilho, clique em “Inicializar”.
Outra alternativa interessante do Photoscape é o uso de filtros, incluindo opções de “desfocar”, “filme”, “efeitos de lápis” e muitos outros. Todos eles são encontrados na opção “Filtros”.
Também é possível ajustar o tamanho da área que não receberá o efeito na opção “Tamanho”. Quando você altera para 0%, toda a imagem recebe o efeito. Para modificar a intensidade, clique em “nível” e selecione um nível de 0 a 8.
Além disso, ainda na parte de filtros, há a categoria “Efeito de Filme”. Com ela, você pode usar algumas opções que são encontradas no Instagram e em aplicativos semelhantes. Basta selecionar “Efeito Filme”, escolher o estilo e clicar em “Ok” para aplicá-lo.
Também é possível inserir molduras nas imagens de maneira rápida. Veja que abaixo do botão “Foto+Moldura” há uma lista de várias opções pré-configuradas. Para aplicar uma desejada, simplesmente clique com o botão esquerdo do mouse.
Depois de toda edição feita, vá em “Salvar”. Assim, um menu será aberto com as opções para você salvar o arquivo na pasta original ou em uma pasta específica, em “Salvar como”.
Você pode alterar da edição individual para a em lote; clique na parte superior da interface para alterar do modo tradicional para esse. Clique em “Adicionar” para escolher os arquivos de imagens que serão editados.
Ao contrário do modo tradicional, as opções do editor em lotes são limitadas. Nele, é possível adicionar molduras, aplicar filtros e redimensionar fotos de maneira similar àquelas citadas anteriormente. Por outro lado, os filtros estão localizados em uma aba própria. Para acessá-los, clique em “Filtro”.
Após tudo ser configurado, clique em “Converter Todos” para aplicar todas as mudanças nas imagens escolhidas anteriormente.
A diferença é que há uma opção nova na hora de salvar o seu arquivo: “Salvar como um novo nome”. Depois de marcá-la, será possível adicionar um prefixo e um sufixo ao arquivo.
Esse é o básico: provavelmente as edições cotidianas que você terá de fazer em fotos estão todas relacionadas às opções acima – a menos que você trabalhe profissionalmente com imagem. Para conhecer mais programas de edição de imagem, confira nossa seção especial.
No results available
ResetSem resultados
Reset