O que é uTorrent: guia completo para você

"O uTorrent é um software para baixar arquivos do tipo torrent que pode ser usado em computadores ou dispositivos móveis, de forma gratuita e segura"

4ae73c9
Por Luciana Gomides
25 jan, 2023

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Quantas vezes você já ouviu alguém falando que “baixou tal arquivo pelo Torrent”? Na verdade, esse tipo de download é feito por um programa chamado uTorrent. Se ainda não sabe do que se trata, siga conosco porque trouxemos um guia completo para você sobre o que é e como baixar o uTorrent. 

Daqui a pouco, vamos falar melhor sobre isso. Mas, inicialmente, o uTorrent é o programa usado para baixar arquivos pelo Torrent. Este, por sua vez, é a tecnologia para compartilhar arquivos ponto a ponto. Nesse tipo de arquivo, pessoas usuárias podem se conectar e dividir arquivos, sem depender de algum site para isso. 

Além de gratuito, o Torrent facilita e agiliza o processo de download, assim como o seu gerenciamento. Outra vantagem é a possibilidade de baixar mais de um arquivo de forma simultânea. A melhor forma de usar o software é com o uTorrent, também sem custo. Veja como fazer isso e até aumentar a velocidade de processamento.    

O que é o uTorrent?

O uTorrent, como já adiantamos, é um tipo de software ou programa pelo qual é possível fazer o download de arquivos do tipo Torrent. Por portar diferentes configurações, viabiliza o gerenciamento simples dos downloads. 

Para entender o que é, de fato, o uTorrent, é preciso aprender alguns termos relacionados ao download dos arquivos. Primeiramente, chamamos de “pares” quem compartilha os arquivos pelo Torrent. Em outras palavras, são os “colegas” que compartilham os arquivos em rede. Mas, temos outros conceitos importantes no processo. Vamos lá? 

  • Semeadores: pessoas usuárias que baixa o arquivo e, em seguida, o disponibiliza para uso de outros pares
  • Indexadores: sites que concentram os arquivos que poderão ser baixados, como se fossem um tipo de buscador 
  • Rastreadores: servidores que interligam os pares por meio do direcionamento dos pacotes de usuários, bem como localização de colegas para compartilhamento de algum arquivo em específico 
  • Enxames: pares que enviam e baixam os arquivos 
  • Sugadores: também conhecidos como leechers, são aqueles que até baixam os arquivos, mas restringem o upload ao parar o torrent ou o próprio servidor 

Conhecendo estes termos, chegamos ao “cliente”, que nada mais é do que o requisito para baixar os arquivos do tipo Torrent. São programas que monta e gerencia os arquivos, facilitando o seu download. Ou seja, isto é o uTorrent.  

O programa é distribuído pela BitTorrent, empresa que lançou o protocolo do Torrent no início dos anos dois mil. No começo, o uTorrent apresentava alguns problemas de segurança, entre eles, mineradores de criptomoedas e malwares instalados sem permissão. 

Versões do uTorrent 

Desde o seu lançamento, o uTorrent teve diferentes versões, ao longo das quais foi aprimorando o funcionamento. E, sobretudo, permitindo seu uso em diferentes dispositivos. Veja quais são: 

  • Classic: a primeira versão, ou seja, a original, disponível para desktop
  • Mobile: disponível para celulares e tablets do sistema operacional Android
  • Remote: compatível com computadores, permite que a pessoa usuária gerencie seus downloads à distância 
  • Web: versão para navegadores compatível com Edge, Opera, Firefox e Google Chrome. Sua diferença para o Classic é precisar de instalação no Windows 

Embora tenha diferentes versões, note que nenhuma menciona uso em aparelhos com sistema operacional iOS ou Mac. Isso se dé porque o uTorrent não está disponível para uso em dispositivos da Apple.    

Onde posso usar o uTorrent?

Como vimos acima, o cliente pode ser usado tanto no computador quanto dispositivos móveis Android. Entretanto, você precisa do instalador do uTorrent e, a seguir, link Magnet ou arquivo.torrent com a finalidade de baixar os arquivos. 

No próximo tópico, teremos o passo a passo de como fazer o download dos arquivos Torrent pelo cliente.  

Passo a passo para baixar o Torrent no uTorrent  

  1. Baixe o cliente no seu computador ou dispositivo móvel 
  2. Busque o arquivo desejado no indexador ou seja, o site que reúne itens para download
  3. Selecione o arquivo mas, antes, verifique sua procedência e avaliações para evitar contaminações por malwares 
  4. Em seguida, baixe o arquivo desejado. Isso é feito tanto pelo arquivo.torrent quanto o link Magnet
  5. Abra o software e adicione o arquivo, selecionando onde quer salvá-lo  

Saiba que, durante o download, pode pausar e retomar o processo, bem como adicionar ou excluir arquivos anteriormente selecionados. Enquanto baixa o arquivo, o programa leva informações sobre velocidade de download e upload aos pares conectados, bem como as semeadoras.  

Mas, a pergunta que não quer calar é: o uTorrent é seguro? Sim, o programa, em si, não traz problema algum para o seu dispositivo. O risco de trazer vírus ou malwares está no arquivo que baixa, por isso, a importância de verificar sua procedência. 

O Torrent é ilegal?

Uma vez que se trata de um sistema para compartilhar arquivos, nem o Torrent, nem o uTorrent são ilegais. Porém, de novo, isso vai depender do que está baixando, sob o risco de configurar pirataria. Para evitar esse tipo de problema, algumas recomendações podem ser seguidas.  

  1. Usar VPN para proteger tanto os dados pessoais quanto metadados, pois altera o seu IP para outro endereço 
  2. Focar em arquivos legais, como distribuições Linux (arquivos .ISO), arquivos governamentais para transparência, documentos históricos (a exemplo do Internet Archive) e dados internos de empresas
  3. Não baixar arquivos protegidos por direitos autorais  

Posso aumentar a velocidade do uTorrent?

Sim, existem alguns truques e dicas que ajudam a aumentar a velocidade de download pelo uTorrent. Quer ver só? 

  1. Número de semeadores: quanto mais máquinas enviarem partes do arquivo para baixar, mais rápido será o processo 
  2. Conexão com a internet e “rodar” o arquivo sozinho 
  3. Ajuste da taxa de download e upload nas preferências, aprimorando a velocidade de transmissão
  4. Atualizações das versões, priorizando a mais recente 
  5. Configuração do arquivo Torrent para otimizar a taxa de velocidade 
  6. Definir o uTorrent como prioridade no Windows durante o processo de download
  7. Ajustar as funções de cache e o número de conexões na máquina 
  8. Envio de torrents diretos 

Com tais dicas, seu arquivo ou conjunto deles será baixado com velocidade maior e, consequentemente, de forma mais rápida.  

Em suma, o uTorrent, é um programa para baixar arquivos Torrent que pode ser usado tanto no computador quanto dispositivo móvel, de forma gratuita e segura. Basta, porém, ter cuidado com a origem dos arquivos, tanto por questões autorais quanto para evitar contaminações por vírus. 

Comentários