2 minutos de leitura

Nova versão gratuita do Nero disponível

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
1 de julho de 2013

"O Nero Lite 9 dá lugar ao Nero BurnLite 10. Saiba quais as novidades do programa."

O Nero está de cara nova pessoal. Depois de tanto tempo brindando seus usuário com a versão 9 Lite inova mais uma vez e recicla seus conhecimentos originando o novíssimo Nero 10, que agora atende pelo nome de BurnLite. O Nero BurnLite 10 promete surpreender não apenas seus usuários mais também a concorrência. Além do novo layout, que aproveitou muita coisa da verão anterior, ele agora faz o estilo de “ir direito ao ponto”.

2a486f23d457ec92f9452c228366c48f nero20burnlite2010b 2b2njSX

 

Isto fica visível logo de cara pois o usuário pode acessar algumas das suas principais funções na janela principal do programa. Na coluna esquerda “Tarefas rápidas”, é possível gravar dados (qualquer tipo de documento, imagens, etc) ou arquivos de áudio; assim como copiar o conteúdo já existente num disco original ou genérico. Na parte superior o usuário encontra um conjunto de abas que se limitam a descrever as possíveis ações (e combinações entre elas) que o programa é capaz de efetuar.

Neste ponto é importante lembramos que trata-se, aqui de uma versão gratuita e portanto com um número limitado de opções. Evidente que o Nero em sua versão completa é bem mais completo, mas a exemplo do que fazem outros desenvolvedores – como a Adobe, que fornece versões gratuitas limitadas do Adobe Reader – a Nero, resolveu disponibilizar sua mais recente versão como uma espécie de teste para os usuários.

731dbcafb27db1977ee74c512fbddafc nero20burnlite2010c NmyutzP

 

Entre as vantagens limitadas a versão completa temos a adição de “Temas de Filmes”, que permite acrescentar aquele toque de qualidade de cinema nos slides de suas fotos e vídeos. São diversos temas especiais, pré-criados, para embelezar ainda mais seus arquivos pessoais. Estes possuem suporte para adição de efeitos, transições, textos e música de fundo.

Uma função que com certeza vai agradar a maioria é “Alta-Definição”, pois com ele pode-se transformar vídeos caseiros em filmes com qualidade de cinema em alta qualidade. O que torna essa realidade possível é o inovador sistema de gravação de quadros progressivos. Ao todo são 24 quadros exibidos seguidamente, ideal para publicação em comunidades na rede ou para exibir a seus amigos.

88b36bc0c877228f5b12386c74b42e12 nero20burnlite2010a mgXUFP3

 

Em termos práticos, apenas as opções para “Gravação de dados” e “Copiar Disco” estão de fato disponível na edição gratuita. Mas isso não chega a ser um problema. Primeiro escolha a fonte da gravação: se serão dados salvos no PC (dados) ou provenientes de um Disco já gravado (disco). Em seguida, clique na opção correspondente. Se Dados foi sua escolha uma tela se abrirá com algumas opções.

Aqui é possível informar o nome do disco a ser salvo, assim como a Unidade de destino do mesmo. Clique na opção “Adicionar” (identificada por um símbolo de “+”) e navegue pelos diretórios e pastas à procura do arquivo (ou arquivos). Confirme a escolha para que ele seja incluído na lista de Dados graváveis. Note que na parte inferior existe um medidor que indica sempre que a capacidade do CD/DVD está próxima do limite máximo.

ba4c60c81fe3c5a64f68253e74d9cfa8 nero20burnlite2010 bt71Rvj

 

Quando tudo estiver pronto clique em “Gravar”. Confirme as opções de gravação ou altere aqueles que desejar na página seguinte. Dê “Enter” e aguarde o fim da gravação. Se tudo ocorrer bem uma mensagem vai aparecer confirmando a finalização. No caso da fonte de arquivos ser um CD/DVD original ou gravado, basta inserir ambos no computador e clicar na opção “Disco”. Defina a unidade de origem e a de destino e então clique em copiar.

Trata-se de processo semelhante ao da opção anterior (Dados) e logo o processo de cópia será iniciado. Mais uma vez, se tudo der certo, uma mensagem de confirmação ficará visível. Importante ressaltar que alguns discos originais não podem ter seu conteúdo gravado, pois estão protegidos contra cópias. Esta medida de segurança é muito comum para evitar que a propriedade intelectual de alguns artistas ou produções sejam comercializadas sem os devidos créditos.  

Comentários