"Manual passo a passo de instalaçao do programas para compartilhamento de arquivos EMULE"
4 minutos de leitura
0
O eMule pode ser encontrado e baixado de graça no Zigg [download do emule ]. 3 tipos de arquivos podem ser encontrados para download, sendo eles:
Para iniciantes, é aconselhavel baixar o arquivo executavel pois facilita a instalação. O arquivo binário é interessante caso se deseje apenas fazer um update de uma versão antiga do eMule, bastando substituir o arquivo emule.exe original pela nova versão, mantendo assim todas as configurações anteriores.
OBS.: O eMule não instala arquivos em outros diretórios, desta forma para rodá-lo basta ter o arquivo emule.exe. Ao executá-lo ele criara os arquivos e subdiretórios que necessita de forma automática. As telas que se seguem foram retiradas a partir da execução do arquivo emule.exe retirado da versão binária baixada do site.
Após fazer o download do arquivo de instalação do [baixar emule ]. execute o arquivo executavel. Como esta etapa é simples, não irei colocar screenshots, apenas irei dizendo os passos que são necessários.
Agora vá até a pasta que você instalou e execute o arquivo emule.exe. Após executar, uma série de passos, necessarios para uma configuração inicial, serão exibidos. Abaixo são mostradas as screens de cada um desses passos e as explicações dos mesmos.
Esta primeira imagem é apenas uma tela de boas vidas, portanto basta clicar em Avançar.
Passo 2
Nesta tela você irá configurar seu nome. Está é uma etapa muito importante. É aconselhavel que os usuarios do Share4Life coloquem junto do seu nick (nome) uma expressão que de aos outros membros do forum uma forma de identifica-lo na rede. As expressões utilizadas e indicadas são [Share4Life], [Share4Life.org] e [www.Share4Life.org]. Desta forma, ao identificar um usuario do forum, a pessoa vai poder pular a frente na fila de espera e ter outros privilégios, que serão melhor detalhados à frente.
Esta tela também apresenta 2 opões, que é ativar o eMule durante o boot do Windows e fazer com que ele se conecte automaticamente a um servidor ao ser iniciado. Fica a criterio de cada um ativar ou não estas opções. Por padrão as duas estão desabilitadas.
Passo 3
Aqui você vai configurar as portas de conexão do seu eMule. A principio, é recomendavel que não se alterem os valores padrão. Porém em alguns casos as portas podem estar bloqueadas e uma mudança se faz necessaria. Para ver se estão liberadas ou bloqueadas clique em Teste de portas. O resultado do teste vai ser exibido numa pagina http que ira se abrir no seu navegador padrão. Os resultados devem ser como na proxima imagem, caso contrário configurações especiais devem ser feitas. Tais configurações serão detalhadas mais a frente .
Passo 4
Esta tela é auto-explicativa. Geralmente aconselho a deixar as duas opções habilitadas e prosseguir para a próxima etapa. De forma geral estas opções dão ao eMule controle e melhoram o desempenho ao fazer os downloads.
Passo 5
Aqui você configura se deseja que sua fila gire rapidamente (compartilhando pedaços pequenos) ou que demore mais, porém dando a uma maior chance dos usuarios terminarem um segmento do arquivo, facilitando assim a disseminação dos arquivos. Aconselho a deixar habilitada esta opção para todos, não somente para os releasers. Afinal, é preferivel esperar mais por um arquivo na fila de uma pessoa do que pegar pedaços pequenos mais rapidos na fila de muitas pessoas.
Passo 6
Nesta tela você vai configurar a que redes deseja se conectar, a rede eD2K ou Kad. Basicamente são dos sistemas distintos. A rede eD2k (contração de edonkey2000) é a rede mais conhecida, que funciona baseada em servidores para se encontrar os arquivos. Já a rede Kad (contração de Kademlia) é uma rede que não possui servidor e se conecta diretamente ao usuario. As duas redes tem as mesmas funções, apenas trabalhando de forma diferente. Aconselho portanto a se conectar às duas redes, porque você só tem a ganhar.
A outra opção que existe nesta dela pode ser deixada como está. A conexão segura apenas criptografa sua identificação evitando que outros usuarios roubem sua identidade e seus créditos. Eu particularmente nunca utilizei e acho pouco provavel que roubem meus créditos, portanto deixo desabilitada esta opção. Um inconveniente de se habilitar esta opção é que você pode não conseguir ID Alta, atrapalhando um pouco na troca dos arquivos. Fica a critério de cada um.
Passo 7
Pronto, as configurações iniciais básicas foram feitas. Ao clicar em concluir surgira um tela para configurar a velocidade de conexão do seu modem e alguns outros detalhes de conexão e sistema operacional.
Selecione o tipo do seu sistema operacional. Feito isto você configurara os Downloads Concorrentes, que nada mais são do que o número de downloads simultâneos que você que aconteçam. Eu sempre deixo na opção 1-5 pois muitos downloads simultaneos irão dividir a velocidade de download entre si e demorar a chegada de todos os arquivos. Fica a critério de cada um escolher o melhor valor.
Outro fator importante a ser configurado é o Tipo de Conexão. Aqui é aconselhável que cada um saiba as velocidades de upload/download que seu provedor designou. No meu caso, uso um modem DSL-500 e ele me informa, através do menu de configuração do modem, as velocidades atuais. Ainda não encontrei um meio eficaz de fazer isto. Existem sites na internet que medem a velocidade, mas muitas vezes dão valores absurdos.
De qualquer forma, de posse das velocidades você deve escolher a opção Customizável. As caixas Largura de banda de Download e Largura de banda de Upload serão habilitadas, bem como as opções kBits/seg e kBytes/seg. Selecione a opção kBytes/seg. Feito isto, as velocidades que você tem em mãos de upload/download devem ser divididas por 8 para se encontrar a velocidade real. Isto é feito porque o eMule trabalha por padrão com kBytes/seg. Uma explicação detalhada destas unidades é feita no FAQ.
Encontradas as velocidades coloque os valores nas caixas corretas e clique em Aplicar. Pronto, tudo está configurado e seu eMule está pronto para ser usado.
OBS.: Caso você tenha optado por baixar o arquivo compactado e ter executado apenas o arquivo [u]emule.exe[/i], os menus estarão todos em ingles. Para transformar em portugues vá no botão Options. A seguinte tela irá ser aberta:
Selecione então Português (Brasil). Sera aberta a seguinte tela:
Clique então em Sim e o download do arquivo nexessário começara a ser feito, desta forma:
Porém, caso você tenha um firewall habilitado ou até mesmo um anti-virus como o AVG, pode ocorrer um erro, como o que se segue:
Para resolver este problema desabilite tudo e faça o download. Feito o download com sucesso clique em Aplicar e pronto, seu eMule está em português.
Sem resultados
Reset