Garanta sua privacidade e exclua de vez arquivos

"Depois que você exclui um arquivo da lixeira, imagina-se que ele foi excluído de seu disco rígido, sim? Não, veja porque e como excluir definitivamente."

4ae73c9
Por Jean Carlos
31 ago, 2009

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Você sabia que quando exclui um arquivo de seu computador isto não quer dizer, exatamente, que ele foi excluído de seu disco rígido? Pois bem, quando apertamos a tecla Delete e confirmamos sua exclusão (esvaziando a lixeira do Windows, por exemplo) o que acontece de fato é que aquele arquivo fica “invisível”.

Para entender o processo, quando um arquivo é criado ou copiado para seu disco rígido, ele preenche blocos, que são marcados como ocupados. Quando você decide que não quer mais determinado arquivo ou documento, o sistema indica que aquele espaço pode ser sobrescrito e “esconde” os arquivos de seus olhos.

Com um clique na Lixeira você pode excluir definitivamente seus arquivos19 eraser recyclejpg nhzncoj

É a partir deste ponto que aqueles programas de recuperação de arquivos são capazes de resgatar os dados previamente excluídos, que a polícia conduz investigações em discos rígidos aparentemente seguros e é exatamente por isto que se recomenda não se livrar de um disco rígido usado de qualquer maneira.

Ficou preocupado com sua privacidade? Que bom, pois a Geek vai ajudá-lo. Assim como existem softwares que podem resgatar os dados apagados, existem também aqueles que dificultam o processo, sobrescrevendo o espaço de um arquivo que você não quer mais com sequências aleatórias de dados.

Neste tutorial utilizaremos um dos programas mais famosos para este fim, o Eraser (https://eraser.heidi.ie). Gratuito, este software de menos de 10 MB possui licença de uso GNU e roda sob as principais versões de Windows, desde o Win98 até o Server 2003, passando pelo XP e Vista.

A versão utilizada a seguir foi a 5.8.7, a mais recente marcada como estável. Lembramos que versões lançadas posteriormente podem ter opções diferentes, mas a mecânica do processo deve permanecer semelhante no futuro.
Configuração

1 Primeira execução Depois de baixado e instalado (lembre-se de deixar marcada a opção de integrar o Eraser à Lixeira – chamada de Recycle Bin, em inglês). O software será automaticamente aberto, então clique em Edit > Preferences > Erasing.

São diversos padrões de exclusão a serem escolhidos

2 Mais ou menos segura: Um dos pontos que devem ser notados aqui é a quantidade de vezes que o arquivo é sobrescrito. Isso porque alguns métodos são capazes de resgatar dados sobrescritos diversas vezes. O processo Gutmann é o mais poderoso do programa e sobrescreve o arquivo 25 vezes. Mas também é o mais lento.

Não satisfeito? O Eraser permite criar outros modelos

3 Crie um método: Usuários com um pouco mais de conhecimento podem criar seus próprios métodos. Para isso clique em New, preencha um nome no campo Description, escolha o padrão que será usado parasobrescrever o arquivo (existe a possibilidade de usar 0s e 1s ou dado pseudoaleatório). Lembre-se, quanto mais passos, mais garantida é a exclusão. Marcando a opção Perform passes in random order você dirá ao programa que escolha que ordem dos passos deve ser seguida, sorteando um a um.

Na prática

Depois de ser instalado, o Eraser oferece várias alternativas para excluir os dados com segurança. A mais simples é clicando com o botão direito do mouse sobre um arquivo ou pasta e escolhendo a opção Erase. Uma caixa será aberta e, clicando no botão Options você pode escolher o método que deverá ser utilizado. Clicando em Yes o processo começa.

Ao fim de todas as etapas o programa mostrará um pequeno relatório, que poderá ser salvo (Save as) ou fechado (Close).

Acrescentado à Lixeira, o Eraser permite excluir os arquivos seguramente também pelo método tradicional do Windows. Basta, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a Lixeira, em vez de apontar a opção Esvaziar Lixeira, escolher Erase Recycle Bin.
O processo de mover arquivos padrão é inseguro. O Eraser dá conta disso também.

Note que ao clicar com o botão são apresentadas diversas opções, uma para cada método de exclusão segura. Escolha a sua preferida e, na nova janela, clique em Yes. Depois de um curto período (variável de acordo com quantos arquivos você tinha em sua Lixeira) será apresentado o relatório de exclusão.

Troca de pastas seguras

19 eraser securemovejpg wM57PndQuando você troca arquivos de pasta, o que o Windows faz é copiar estes arquivos, colar em outro lugar, enquanto exclui da localização original pelas vias tradicionais. Inútil dizer que o processo também é pouco seguro.

Para isso o Eraser traz a função Secure Move. Escolha uma pasta ou arquivo que você deseja mover em seu computador. Agora, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha Eraser Secure Move. Uma janelinha aparecerá, para que você escolha o novo local que os arquivos e pastas movidos deverão ocupar. Escolha e clique em OK.

Uma barra de progresso será mostrada com o processo de movimentação e exclusão dos arquivos antigos. Seus arquivos chegarão intactos ao novo local, e ficarão irrecuperáveis no local anterior.

Automatize as tarefas

Um recurso realmente poderoso do Eraser é a possibilidade da criação de tarefas que automatizarão o trabalho de exclusão e, por isso, devem ser configuradas com extrema cautela.

Em nosso exemplo criaremos uma rotina que apagará todos os dados contidos na pasta de arquivos temporários de forma segura, cada vez que o computador for reiniciado.

1 Primeira tarefa Na interface do programa, clique em Scheduler. Este campo mostra todas as tarefas agendadas. Logicamente, na primeira vez que você abrir o programa este campo estará vazio. Para criar uma tarefa, clique em File > New Task.

2 Onde? A janela que se abre é direta: você quer apagar o espaço não usado em um disco, os arquivos em uma pasta ou determinados arquivos seguindo um padrão. Vamos de “arquivos em uma pasta” (Files in a folder).

19 eraser tut1 03jpg k1QKXAg

3 O quê? Agora clique no botão com “…” e encontre a pasta Temp, dentro de Windows em sua partição em que o sistema está instalado. Clique OK. Marque a opção Subfolders, que indica que o conteúdo dos subdiretórios também será apagado. Embaixo, vamos marcar para que apague as pastas (Remove folders), mas somente as internas (Only subfolders).

4 Extra Como função extra, você poderia desativar, desligar ou reiniciar seu computador ao fim do processo (When Finished). Como a tarefa está sendo agendada para acontecer depois de cada reinício, deixaremos a opção None (nada) marcada.

19 eraser tut1 05jpg iZXkUoN

5 Quando? Em Schedule escolha Every Reboot. Se você escolhesse uma periodicidade fixa, poderia marcar a hora exata em At. Em Files, marque o método utilizado e clique em OK.

19 eraser tut1 06jpg TA8uchY
6 Pronto A opção aparecerá na lista, e embaixo de Schedule aparecerá Every Reboot. Por enquanto, a coluna Last Run (última vez executada) estará vazia, já que seu agendamento é inédito. Você pode executar a tarefa manualmente, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e escolhendo a opção Run.

Categorias

Comentários