2 minutos de leitura
"Confira os esquemas iniciais mais usados no FUT com base em informações da própria EA"
Lançado há menos de um mês, a mais nova versão do jogo Fifa, o Fifa 16 já é uma verdadeira febre entre os fãs da franquia da EA Sports. Um dos principais responsáveis por esse sucesso é o modo de jogo Ultimate Team, preferido por jogadores que gostam de montar “times do zero” e disputar torneios e partidas contra outros usuários pela Internet.
Neste artigo iniciamos uma série de matérias com dicas e truques para iniciantes no Fifa e, consequentemente, no Ultimate Team. As dicas são baseadas em conteúdos desenvolvidos pela própria Electronic Arts, o que valida as informações. Na primeira parte, listamos as 5 principais escalações utilizadas no game com suas respectivas justificativas.
Já faz um tem que formações tradicionais do futebol estão “saindo de moda” e, como consequência, as “novas” leituras dessas formações também começam a fazer sucesso nos jogos de futebol. No esquema 4-1-2-1-2, como destaca a EA, o principal elemento é o meio-campo em forma de “diamante”.
Primeiro, um forte volante de contenção, tanto defensivamente como com habilidades de drible para iniciar uma jogada de ataque, por exemplo. Os meias atuarão como jogadores de linha lateral, então é ideal que possuam habilidade para cruzar bolas na área, além de muita velocidade para ir até a linha de fundo, servindo bola para o meia atacante e aos dois jogadores de frente. Além disso, os jogadores devem ser rápidos para voltar em caso de um contra-ataque da equipe adversária.
Este esquema sofre uma leve modificação em relação ao anterior. No meio campo do esquema 4-3-1-2, ao invés de usar meias que atuam basicamente como jogadores de lateral, a exigência é de três meio campistas centrais (MC) de preferência fortes em dribles e em passes, sem a necessidade de serem muito rápidos e muito menos de habilidades de cruzamento, já que a defesa será formada por laterais ofensivos.
O ponto forte do esquema 4-3-2-1 está no meio campo, formado por três jogadores que serão responsáveis por armar as jogadas de ataque, claro. A diferença está no fato de que eles jogarão mais adiantados, o que exige uma defesa forte e preparada para segurar possíveis contra-ataques. Na frente, temos um “centroavante” acompanhado de dois atacantes capazes de bons chutes de fora da área, além de boa habilidade com passes.
No Ultimate Team do Fifa 16, o esquema 4-3-3 possui 5 opções alternativas que, embora mantenham a formação tática, modificam o posicionamento de alguns jogadores de acordo com as intenções do Manager. Na opção 4, nomeada “Ataque”, o ideal é um jogador com boa capacidade para cabeceio, enquanto os pontas precisam de alto índice de velocidade e de cruzamento para criar chances de gol.
Já os meias que atuarão pelas laterais, é ideal que os meias centrais joguem de forma defensiva, cobrindo os espaços que aparecerão com a presença dos dois pontas mais à frente, assim como do meia ofensivo.
Ao contrário da opção anterior, essa versão do Esquema 4-3-3 não possue um “centroavante” de ofício. O atacante central joga de forma mais recuada, quase na mesma linha dos pontas e até um pouco atrás. Usar um segundo atacante é uma boa opção, desde que o jogador seja capaz de chutar de fora da área e driblar, além de finalizar.
Nas pontas, uma opção é sacrificar jogadores fortes em passe por outros que sejam capazes de finalizar, aproveitando possíveis rebotes dos chutes de longa distância do “falso 9”. Dois meias centrais devem armar as jogadas, enquanto um volante com boas habilidades em defesa e drible pode reforçar a defesa em jogadas de contra-ataque e armar rapidamente jogadas quando roubar a bola dos adversários.
Se você não gosta de Fifa, que tão testar o novo Pro Evolution Soccer 2016?
Informações e Imagens: EASports
No results available
ResetSem resultados
Reset