Execute CDs a partir do HD

"Ao ver o título desta artigo, você pode se perguntar qual a vantagem de tal procedimento, e questionar também o fato do grande espaço que será ocupado no HD pelos CDs. Realmente, é verdade, mas também, este é o único revés. Além do que, as vantagens compensam. Será possível executar jogos que só funcionam com […]"

4ae73c9
Por Zeo Strauch
26 jan, 2008

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Ao ver o título desta artigo, você pode se perguntar qual a vantagem de tal procedimento, e questionar também o fato do grande espaço que será ocupado no HD pelos CDs. Realmente, é verdade, mas também, este é o único revés. Além do que, as vantagens compensam. Será possível executar jogos que só funcionam com o CD no drive sem precisar dele, ou seja, jogando a partir da imagem (cópia do CD), o que garante uma maior rapidez e estabilidade; testar programas antes de gravar em CD; para quem não tem gravador, poder “copiar” alguns CDs legais, e usá-los a qualquer momento, como se fosse uma mídia mesmo. Enfim, as vantagens são muitas, o trabalho é pouco, e no final é recompensaste.
Para esse tutorial, precisaremos do programa Alcohol 120%. Ele é trial, ou seja, funciona por um período até que se pague o registro.
[Nota: existe também a versão freeware do Alcohol 120%, é o Alcohol 52%, menos robusto em suas funções, porém igualmente prático e funcional]

A instalação é bem simples, basta extrair os arquivos de instalação (clique duplo), e automaticamente a tela do setup é aberta. Agora apenas siga os passos, sempre clicando em Next. Terminada, reinicie o computador.
Antes de continuar, vamos entender como funciona este método. O que iremos fazer com o Alcohol é criar um drive virtual no Windows. Explicando: o programa pegará um espaço no HD (pouco mais de 700 MB), e o transformará em uma unidade de CD. A partir daí, o Windows reconhecerá estes 700 MB como se fosse um drive de CD. Depois, pelo próprio Alcohol, você criará as imagens, que nada mais são que os CDs comprimidos no HD, prontos para gravação. Finalmente, a partir da imagem, você a montará no drive virtual. Pronto! Agora seu CD (imagem) está no drive de CD-ROM (drive virtual). Vamos continuar o tutorial; na prática fica mais fácil entender.

Interface
Na primeira vez que se entra no programa, ele faz uma verificação e aplica o drive virtual. Abaixo, uma imagem da interface do Alcohol:

852 01 interface do alcohol 120 kecgTIh

1. Aqui ficam catalogadas todas as imagens existentes no HD;
2. Opções do programa. Neste tutorial, iremos usar apenas duas opções: Assistente para gravação de imagem e Localizador de imagens;
3. Dados sobre os drives, virtuais e reais, instalados no computador.

Criando uma imagem
Insira o CD que desejar no drive de CD-ROM, e clique em Assistente para criação de imagem. Na primeira tela que surge, não mude nada, apenas clique em Próximo. Na próxima, escolha o local onde quer gravar a imagem (recomendo criar uma pasta exclusiva para elas), o nome da mesma, e por fim o formato da imagem. Aqui vai da questão de gosto. Particularmente, como sempre trabalhei com o CloneCD, costumo deixar no formato *.ccd. Mas qualquer um dos outros três tem o mesmo resultado. Pois bem, seguindo o tutorial, escolheremos Imagem do CloneCD (*.ccd). Clique em Iniciar e aguarde o processo.

852 02 criando uma imagem VfhLbb1

Quando terminar, você será novamente levado à tela principal do Alcohol, onde a nova imagem já estará na lista. Caso já existam imagens de CDs no seu HD, utilize o Localizador de imagens. Está no menu da esquerda; basta clicar, selecionar o local onde a imagem se encontra e, assim que ela aparecer na tela, dar um clique duplo para jogá-la à interface principal do Alcohol.

Personalizando o drive virtual
Ainda no menu da esquerda, na caixa Opções, clique em Drive virtual. Na primeira opção, você escolhe quantos drives deseja criar, com um limite de seis. Deixe as duas opções abaixo desta ativada, para que quando o Windows for reiniciado as imagens sejam montadas automaticamente, e para montar as imagens no drive a partir do Explorer, respectivamente. Nas opções mais abaixo, mude somente a primeira linha, que é o nome do drive. Coloque o que quiser!

Montando as imagens
Para habilitar a montagem de imagens pelo Explorer, é necessário associar as extensões ao Alcohol. Ou seja, você precisa “dizer” ao Windows que os arquivos de imagens devem ser executados pelo Alcohol. Para tal, no próprio programa, na caixa Opções, clique em Geral. Na janela que se abre, do lado direito, clique em Extensão do shell. Finalmente, clique no botão Selecionar tudo, seguido do Ok. Reinicie o computador; no Explorer, clique com o botão direito na imagem, aponte para Montar imagem, e clique no drive virtual. Pronto! Automaticamente a imagem será montada, e você terá um CD-ROM virtual! Na tela principal do Alcohol também é possível montar imagens, bem como excluí-las, gravá-las em CD, e outras opções que não têm a ver com o assunto deste artigo.

Por Rodrigo Ghedin; Adaptado por Zeo Strauch

Categorias

Comentários