Estratégia para usar criptografia

"Tutorial que ensina estratégias para usar criptografia"

4ae73c9
Por Antonio Manoel
02 mar, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Windows Xp fornece suporte a criptografia de pastas e arquivos através do EFS – Encripted File System (Sistema de arquivos com Criptografia). O suporte ao EFS foi introduzido no Windows 2000 Server e também está disponível no Windows Server 2003. Com o uso de criptografia o usuário tem um nível de segurança maior do que somente com o uso de permissões NTFS. Somente é possível criptografar arquivos e pastas em volumes formatados com o sistema de arquivos NTFS. Com a criptografia o Windows XP garante que somente o usuário que criptografou um determinado arquivo tenha acesso ao arquivo.

A Estratégia

Usando criptografia, mesmo que o seu computador seja roubado ou que outro usuário tenha acesso ao computador, não será possível acessar os arquivos e pastas que você criptografou. A única maneira de ter acesso é fazendo o logon com a sua conta e senha.

Concluindo, com a criptografia os dados estão protegidos, mesmo que outras pessoas tenham acesso ao seu computador, a única maneira de acessar os arquivos criptografados é fazendo o logon com a conta do usuário que criptografou os arquivos ou com a conta configurada como Agente de Recuperação, conforme falarei aqui mais adiante.

Como usar a criptografia em casa

No seu computador doméstico você pode utilizar a criptografia para proteger seus arquivos contra acessos indesejados, agora você me pergunta..Como fazer isso?

Muito simples, suponha que você não queira que uma certa pasta não possa ser acessada por outras pessoas que utilizam o seu computador, pois você quer guardar arquivos importantes. Nessa situação você precisa criar uma conta para cada pessoa que usa o computador, dessa maneira ao utilizar a sua conta basta criptografar a pasta desejada.

A criptografia é transparente para o usuário que criptografou o arquivo. Isso significa que o usuário não precisa descriptografar manualmente o arquivo criptografado para poder usá-lo. Você poderá abrir e alterar o arquivo da maneira habitual. Por exemplo, vamos supor que você criptografou um documento do Word. Ao dar um clique duplo no documento, o Windows descriptografa, automaticamente o arquivo, abre o Word e carrega o arquivo para você. Observe que para o usuário toda a operação é transparente, ou seja, é como se o arquivo não estivesse criptografado. Se outro usuário, que não o que criptografou o arquivo, tentar utilizá-lo, receberá uma mensagem de acesso negado.

Atenção: Você criptografa ou descriptografa uma pasta ou arquivo definindo a propriedade de criptografia para pastas e arquivos da mesma forma como define qualquer outro atributo, como somente leitura, compactado ou oculto. Se você criptografar uma pasta, todos os arquivos e subpastas criados na pasta criptografada serão automaticamente criptografados. É recomendável que você use a criptografia para pastas e não para arquivos individualmente, pois isso facilita a administração dos arquivos criptografados.

Categorias

Comentários