"Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows"
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Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos… que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluido no Windows.
Não haverá mais revisões do DirectX, pelo menos não com o mesmo nome, segundo as empresas ATI, nVidia e Microsoft. No lugar do DirectX, será lançada uma nova geração de APIs gráficas, Windows Graphics Foudation e Avalon. É previsto que sejam lançados com o Windows Vista.
O Windows Vista trouxe o DirectX 10 e o lançamento do Service Pack 1 trará o DirectX 10.1.
Este novo DirectX terá diversas particularidades, quer a nível de performance quer a nível de gastos.
Esta actualização terá duas vertentes: O Vista terá de ser actualizado para a versão mais recente, bastando para isso instalar o SP1 ( a ser lançado no primeiro trimestre de 2008), e terá de comprar ou possuir uma placa compatível com as novas especificações deste DirectX.
O novo DirectX trará diversas correcções e optimizações. Destas destaca-se o Pixel Shader 4.1.
Serão também introduzidas novas capacidades no que toca a texturas e anti-aliasing.
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