Dicas Simples para Game Maker

"Aprenda algumas dicas simples para o criador de jogos Game Maker"

base-logo.jpg
Por Pedro Yuri
11 maio, 2008

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

[color=red][size=18][b]Dicas Simples – Parte I[/b][/size][/color]

[color=blue][b]1º-Serial[/b][/color]

Essa dica é simples é utíl! Primeiro crie um objeto você pode chamá-lo como quiser, crie um evento create e escreva:

[code]code=get_string(“Insira o Código”,””)
if (code=”computergames”){show_message(“Parabens, senha correta!”)} else show_message(“A senha está errada!”)
game_end()
[/code]

A senha correta é computergames.

[color=blue][b]2º-Criando um cursor [/b][/color]

Sabe aquela setinha branca feia do Windows? se você está criando um jogo que é utilizado pelo mouse e não vai muito com a cara daquela setinha, você pode mudá-la! Primeiro crie um objeto chamado-cursor, crie um evento [color=green]Other->Game start[/color]. Agora vá na aba extra, clique e arraste o código Set the mouse cursor e escolha a sprite que você irá usar para substituir a setinha branca! Eu utilizei essa:
https://img263.imageshack.us/img263/7280/cursoruq1.gif
Seta feita no PhotoShop 6.0

[color=blue][b]3º-Cores [/b][/color]

Aqui estão as cores disponíveis no Game Maker:

c_aqua – aqua
c_black – preto
c_blue – azul
c_dkgray –
c_fuchsia –
c_gray – cinza
c_green – verde
c_lime – lima
c_ltgray – escuro
c_maroon – marrom
c_navy –
c_olive – oliva
c_purple – purpura
c_red – vermelho
c_silver – prata
c_teal –
c_white – branco
c_yellow – amarelo

[color=blue][b]4º-Comandos de sons [/b][/color]

Aqui vou mostrar como parar e tocas músicas nas rooms.
Parar uma música caso pulo para outra room:

Se você passa de uma fase e aquela música da fase anterior continua tocando você deve criar um objeto chamado para_musica crie um evento Room end, na aba control clique e arraste o código Execute a piece of code e escreva:

[code]sound_stop_all(); //isso serve para parar de tocar todas as músicas da room [/code]
Mas parou de tocar todas as músicas! então você deve criar um objeto para cada room Ex:

obj_musica_fase1 (esse é o objeto para a fase 1, você deve fazer para a fase 2, 3 e assim vai…….

[color=blue][b]5º-Pause Game [/b][/color]

Esse é um sistema de pause muito simples, mas que pode ser útil para iniciantes. Crie um objeto chamado obj_pause_game crie um evento [color=red]key Press->Enter[/color] vá na aba main2 clique e arraste o código [color=blue]Display Message[/color] e escreva:

[code]>>>>>>>>>>>>>>>>Jogo Pausado<<<<<<<<<<<<<<<<<[/code]

Bem simples não?

[color=blue][b]6º-Pontos e vidas no limite [/b][/color]

Bom, essa dica é simples, fácil e útil!
Na hora de adicionar pontos e vidas escreva:

Vidas:
[code]if lives<99 then
{
lives+=1;
}[/code]

Pontos:
[code]if score<9999 then
{
score+=1;
}[/code]

Para ver outras dicas e tutoriais visite: https://gmbr.forumeiros.com/

Categorias

Comentários