Desligar, suspender e reiniciar o Windows 10 - Qual a diferença?

"Entenda as diferentes ações executadas pelas opções de energia do Windows 10."

4ae73c9
Por Virgilio Mastrangelo
10 fev, 2016

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Desligar, suspender e reiniciar o Windows 10 - Qual a diferença?

O Windows 10 foi desenvolvido com as últimas melhorias do sistema operacional da Microsoft, e por mais que tenha mantido o que funcionou de melhor nas outras versões, algumas ferramentas comuns como Desligar, Suspender e Reiniciar tiveram mudanças que podem ser observadas no conteúdo deste artigo.

Antes de começar a descrever os detalhes destas funções, você poderá ver que o Windows 10 tem muitas ferramentas explicativas que aparecem em uma janela de exibição ao passar com o cursor por cima do nome ou que deseja executar a ação. Veja como fica a exibição do botão Suspender.

A função Suspender do Windows 10 mantém o computador ligado com um consumo baixo de energia deixando os programas ou aplicativos abertos para que você retorne de onde parou. O que não mostra nas funcionalidades da caixa de texto acima é que a conexão com o internet é interrompida fazendo com que downloads ou uploads sejam pausados até que você volte o sistema para a função ligado. Lembre-se que nesta função há um baixo consumo de energia, mas se a carga estiver baixa você pode ficar sem bateria e perder os trabalhos que estiverem abertos, verifique o nível de sua no ícone de carga remanescente.

artigo 1fed85f232c5782c7794180fa7f88504 3 139 tIWfveP

Você tem a opção de alterar as Configurações de energia e suspensão e personalizando o sistema para Suspender automaticamente após um tempo de inatividade.

artigo ddbf755f467cc2b82bc7cdefd57a4363 4 99 sCwKoqt

Algo diferente já acontece na função Reiniciar, onde todos os serviços são desativados e o computador executa as funções iniciais do sistema como se você tivesse acabado de ligar. A função reiniciar pode ser utilizada para atualizar programas, limpar a memória RAM, após instalar novos aplicativos ou permitir que o Windows 10 faça suas atualizações cotidianas se esta função estiver ativada.

Para a tradicional função Desligar recomenda-se salvar e encerar todo os aplicativos abertos para evitar perda de informações ou que o Windows force o encerramento de algumas aplicações, podendo corromper a alocação de arquivos e fazendo com que o programa apresente erros ao tentar reutilizá-lo.

Atalho para desligar o Windows 10

É possível solicitar para o sistema desligar o computador digitando com muita atenção o código de desligamento na barra de pesquisa. Para desligar imediatamente você deve utilizar o comando Shutdown.exe -s -t 00

O 00 ao final do comando representa o tempo em segundos para que o comando execute a função. Se você quiser que o computador desligue em 60 minutos, digite Shutdown.exe -s -t 3600 o Windows 10 apresentará o tempo de desligamento no canto direito da tela.

Categorias

Comentários