Uma das maneiras mais seguras e a prova de erros para fazer o backup do seu computador é através da criação de uma Imagem de Sistema. Copiando as informações necessárias de um drive para outro ou mesmo para unidades removíveis de armazenamento, você obtém uma cópia exata do seu sistema operacional e arquivos, sem precisar se preocupar em fazer triagens ou seleções de múltiplos arquivos relevantes. Você pode criar uma imagem de sistema do Windows 10seguindo os passos deste tutorial.
Como criar a imagem de sistema
Abra o Painel de Controle.
Altere o modo de visualização para Ícones Pequenos.
Em seguida, selecione a opção Histórico de Arquivos.
No menu à esquerda, selecione a opção Backup de Imagem do Sistema – que fica na parte inferior da janela. É preciso ter permissões de administrador para acessar este recurso.
No menu à direita irão aparecer novas opções. Selecione Criar uma Imagem do Sistema.
Na nova janela que irá se abrir, você deve selecionar o local onde a imagem será salva. Você pode salvar a imagem no próprio disco rígido, em uma mídia externa (DVDs) ou em um endereço de rede. Em seguida, clique no botão Avançar.
Para começar o backup da imagem de sistema, clique em Iniciar Backup.
Quando o processo de criação da imagem estiver pronto, clique no botão Fechar.
Como usar a imagem de sistema
Em qualquer tela, use o atalho Windows + I para abrir o painel Configurações.
Selecione a opção Atualização e Segurança.
No menu à esquerda da tela, selecione Recuperação e clique Reiniciar Agora.
Seu computador irá reiniciar automaticamente. Quando ele reiniciar, vá até Troubleshoot (“Solução de Problemas”) e selecione Opções Avançadas.
Em seguida, clique em Recuperação de Imagem de Sistema.
Se a imagem de sistema estiver salva em uma mídia externa, como DVDs, você precisará inseri-los no computador.
Aguarde pela instalação dos drives.
É sempre recomendável manter a imagem de sistema salva fora do disco rígido. Desta maneira, ela permanece mais segura caso a unidade local seja danificado. Para as empresas, que compartilham uma rede local, salvar a imagem em rede é uma boa alternativa. Já para os usuários de computadores pessoais, a mídia externa – em especial HDs externos – é a melhor escolha.