O que são os componentes Mootools?

"Mootools, além de oferecer um nutrido grupo de bibliotecas para realizar efeitos interessantes em Javascript, tem uma gentil comunidade de desenvolvedores que criam componentes que se podem utilizar nas páginas web que estivermos realizando."

4ae73c9
Por Antonio Manoel
19 jan, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Mootools, além de oferecer um nutrido grupo de bibliotecas para realizar efeitos interessantes em Javascript, tem uma gentil comunidade de desenvolvedores que criam componentes que se podem utilizar nas páginas web que estivermos realizando. Sendo assim, podemos nos beneficiar do esforço de desenvolvimento de outras pessoas para realizar páginas com efeitos impactantes rapidamente.

No momento não iremos explicar como colocar em funcionamento estes componentes, somente comentaremos por alto e mostraremos exemplos.

Interface de abas

Se quisermos utilizar em uma página web uma interface de abas, se oferece um componente muito interessante em: MooTabs.

Este componente permite diversos tipos de abas com variados efeitos e transições, e inclusive a obtenção por Ajax dos conteúdos das diversas abas.

A instalação e configuração das abas é simples, porém encontrei um problema que identifico como incompatibilidade entre as versões mootools 1.1 e a 1.11, porque se não utilizar a versão 1.1 não funcionará.

Popup DHTML Slimbox

Com este componente podemos mostrar imagens quando um usuário um usuário clica em uma miniatura. As imagens se mostram como uma espécie de janela emergente dinâmica, que se ajusta às dimensões da imagem. Ademais, o fundo fica algo como cinzento, em segundo plano.
 

Apresentação de slides

Há vários componentes de apresentação de slides ou efeitos visuais sobre imagens que vão mudando. Talvez o mais impactante e com maiores opções de configuração seja o SmoothGallery.

O componente é tão espetacular como poderia ser o de uma animação em Flash, com a particularidade que só utiliza Javascript para seu funcionamento (e HTML com CSS, claro).

Calendário ou selecionador de data

Outro componente muito útil é um calendário para selecionar datas, que permite escolher uma data determinada visualmente. Nós teríamos um campo data que ao clicá-lo se mostraria um calendário do mês e ano atuais. Podemos nos moer elo calendário mudando o mês e o ano e logo, clicando dia do calendário se selecionaria essa data determinada.

Conclusão

Como se pode ver, as interfaces e funcionalidades que podem ser feitas com Mootools são tantas como a imaginação nos permita conceber.

O que está claro pela minha experiência até estes momentos é que se necessitam bastantes conhecimentos de Javascript, HTML e CSS para colocar em andamento os componentes, pois embora muitos deles funcionem de maneira modular, estão compostos de vários arquivos com distintos códigos que temos que saber incluir e utilizar em nossas páginas. Alguns problemas que eu encontrei:

  • Às vezes existem problemas de versões, porque os componentes utilizavam uma versão diferente de Mootools que a que nós estamos utilizando.
  • Algumas vezes a documentação é escassa.
  • Sé der um problema em um navegador é quase impossível revisar o código para tratar de consertá-lo.
  • Uma simples declaração de estilos CSS pode jogar por água abaixo todas suas provas e lhe fazer perder horas de seu precioso tempo.

Isto é o que vejo que tem alguns dos componentes com os que eu trabalhei. Espero que este manual nos ajude a solucionar mais rapidamente qualquer eventualidade, embora por enquanto, queria mostrar neste artigo simplesmente um pouco das coisas avançadas que se podem realizar com Mootools.

Categorias

Comentários