6 minutos de leitura

Como usar o Google Drive: um guia prático para iniciantes

4ae73c9
Por Marcelo Pepice
8 de dezembro de 2022

"O serviço de armazenamento em nuvem do Google é gratuito e vai te ajudar a organizar seus arquivos de maneira simples e prática. Aprenda como usá-lo!"

Ter uma segurança para salvar seus arquivos online é uma das principais demandas nos dias de hoje, ainda mais quando o trânsito de informações pela internet é constante, o que reforça a necessidade de utilizar sistemas confiáveis e de fácil acesso.

Muitas vezes, você vai precisar acessar esses arquivos fora de sua residência ou ambiente de trabalho, tornando ainda mais fundamental uma organização prática dos seus arquivos pessoais. O Google Drive é considerado um dos sistemas mais completos para isso e vamos te explicar o porquê. 

Ao longo deste artigo, vamos te mostrar o funcionamento dessa ferramenta e como você deve utilizá-la para organizar todos os seus documentos em pastas, de maneira fácil e eficiente. 

O que é o Google Drive?

A ideia de funcionamento do Google Drive é muito simples. Basicamente, a plataforma é um sistema de armazenamento na nuvem, na qual você pode fazer uploads e organizar arquivos pessoais, tendo a possibilidade de acessá-los de qualquer lugar que tenha internet.

Mas o que seria um armazenamento na nuvem? É um modelo de computação que guarda todos os seus arquivos em um provedor que pode ser conectado através de internet pública ou uma rede privada. 

Por meio dele, não é mais preciso comprar uma infraestrutura de servidores que guarde seus dados.

Outra funcionalidade do Google Drive é a de liberar espaços em outros dispositivos de uso contínuo, como o seu computador e celular. O consumo de memória do seu aparelho tende a ficar muito mais controlado quando você começar a usar esse serviço. 

Como acessar o Google Drive

02c93f458af92f945180d508c9c3ef23

Para começar a ter acesso ao Google Drive, você só vai precisar ter uma conta ativa no serviço de e-mail do Google, o Gmail. 

Com ela em mãos, você terá acesso ao serviço de armazenamento da gigante de tecnologia, sendo necessário entrar na sua conta através do login e senha criados.

Automaticamente, a plataforma do Google irá vincular a sua conta com o Drive, liberando, logo de cara, 15GB de armazenamento para você fazer o upload. 

Para ilustrar de maneira mais simples, siga esse passo a passo para começar a usar o Drive:

  • Passo 1: Acesse a página inicial do Gmail;
  • Passo 2: Clique em “Fazer login”; 
  • Passo 3: Clique em “Criar conta”;
  • Passo 4: Vai aparecer uma aba solicitando suas informações. Preencha o que está pedindo, principalmente o seu “nome de usuário” e definindo a sua senha;
  • Passo 5: Clique no botão “Próxima”, abaixo e no canto esquerdo, e coloque o seu número de telefone para receber um SMS com o código de segurança;
  • Passo 6: Por fim, insira o código de segurança no celular e pronto, você já terá acesso ao seu Google Drive. 

Acessar Google Drive pelo celular

O Google Drive pode ser facilmente acessado pelo celular, basta você baixar o aplicativo pela loja de aplicativos condizente com o seu sistema operacional.

Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS

Baixe o aplicativo e use o Google Drive normalmente pelo seu aparelho celular.

Acessar Google Drive pelo computador

Se você preferir baixar para seu computador, entre na página principal do Gmail e coloque o login e a senha que você criou.

Quando você estiver na sua página de e-mail, olhe para o canto superior direito da sua tela e clique nos pontinhos que ficam ao lado da sua foto.

d560ffaa0d5088c3cc0080cdd06c67cf

Nesses pontinhos, algumas opções vão aparecer com todos os aplicativos que o Google fornece, entre eles o Google Drive.

A partir daí, todas as funções que existem no app estarão disponíveis no computador. 

Como usar o Google Drive

Agora que você já sabe como obter o Google Drive, já pode começar a utilizar o serviço. 

Para otimizar as suas funcionalidades, saiba que existem três elementos básicos para todo mundo que estiver começando a usar aprender e dominar rapidamente. São eles:

  1. Tipos de arquivo que você pode subir no Google Drive;
  2. Como subir esses arquivos;
  3. Como compartilhar arquivos direto no Google Drive.

Sabendo como funcionam esses três pilares, você já será capaz de usar o Google Drive em qualquer lugar, independentemente de onde estiver. Confira agora como funciona cada uma dessas funções:

Tipos de arquivo que podem subir no Google Drive

A lista de arquivos que você pode subir no seu Google Drive é extensa e abrange diversos formatos. É mais uma forma de garantir que a sua demanda por organizações de arquivos seja suprida de maneira eficiente e diversificada.

Se você for um jornalista, por exemplo, ou alguém da área do Direito que sempre está recebendo documento de textos, o limite que o Google Drive disponibiliza é alto, aceitando arquivos que tenham até 1,02 milhão de caracteres. 

Outro exemplo que funciona muito bem é em relação a planilhas. Atualmente, o Google Drive aceita planilhas com até 10 milhões de células ou 18.728 colunas, um facilitador para quem precisa ter esse tipo de documento à disposição, seja para atualização ou consulta. 

Além desses exemplos, você pode subir arquivos de imagem, documentos salvos em PDF, apresentações em powerpoint e mais uma série de arquivos. Você pode consultar todos os arquivos disponíveis e os tamanhos permitidos por aqui.

Como subir esses arquivos

A maneira mais fácil de subir arquivos para o Google Drive é fazendo o upload dos mesmos, subindo os documentos do seu computador ou celular direto para a nuvem.

Assim que fizer isso, você pode editar ou compartilhar esses arquivos tranquilamente. Veja como funciona em cada um dos casos, seguindo o seguinte passo a passo:

Subir arquivos no Google Drive pelo celular

Caso vá utilizar o seu celular, siga as seguintes instruções:

  1. Abra o app do Google Drive;
  2. Clique em Adicionar;
  3. Clique em Fazer upload;
  4. Selecione o tipo de documento no seu celular;
  5. Os arquivos serão enviados e ficaram na seção Meu Drive.

Assim que os arquivos estiverem na sua página inicial, você pode criar pastas e movê-los da forma que achar melhor. Mais para frente eu te explico como fazer isso. 

Subir arquivos no Google Drive pelo computador

Se a sua preferência for por usar o computador, o acesso se dará pela página do Gmail, onde você pode optar fazer uploads de arquivos para pastas pessoais ou compartilhadas com você. 

O caminho a ser seguido é basicamente o seguinte:

  1. Acessar o Gmail e selecionar o Google Drive pelo seu computador;
  2. Clicar em Novo, no canto superior esquerdo, depois em Upload de arquivo; 
  3. Selecionar o arquivo no seu computador e fazer o envio por upload.

3fcc4527259f01ef813830cdd80ff290

Como compartilhar arquivos direto no Google Drive

Uma outra função primordial do Google Drive que você precisa dominar logo de cara é o compartilhamento de arquivos. Essa utilidade será muito importante no seu dia a dia, por isso é fundamental ter pleno entendimento de como fazer isso da maneira correta.

Para compartilhar arquivos, clique com o botão direito sobre o documento que você deseja e, em seguida, clique em compartilhar. 

 cacf964fdf5805787acc20829240d1fb

Logo após fazer isso, você vai poder digitar o e-mail da pessoa que vai receber o documento, assim como definir qual será o tipo de ação que ela pode ter sobre ele, como por exemplo, apenas ler, comentar ou editar o que está chegando no Drive dela. 

Essa forma de compartilhamento funciona para casos mais particulares, em que uma ou poucas pessoas irão usar o documento. Para situações mais generalistas, em que um mesmo documento precisa ser lido por membros de uma mesma empresa, por exemplo, existe uma forma mais fácil de compartilhar. 

Nesse caso, envie o link de arquivos ou pastas diretamente para as pessoas. Basta clicar novamente com o botão direito e clicar em compartilhar. No próximo passo, você pode escolher de qual jeito quer fornecer os links: restrito (só com os e-mail adicionados), com determinado domínio ou para qualquer um que tiver o link. 

Como aproveitar ao máximo o Google Drive

Agora que você já aprendeu o básico e consegue dar os seus primeiros passos no Google Drive, que tal seguir essas dicas e aproveitar o potencial que essa ferramenta tem? 

Confira agora algumas dicas para conseguir ter o melhor uso da plataforma e ter todos os seus arquivos organizados da melhor maneira:

Segurança é tudo

Nossos dados talvez sejam uma das coisas mais importantes nos dias atuais, por isso é muito importante aliar a segurança aos seus arquivos, para que eles estejam sempre seguros e você não tenha problemas.

Uma solução muito usada atualmente é a autenticação em dois fatores. Busque usá-la para ter mais segurança, pois além da sua senha, você ainda passará por um outro fator de autenticação para acessar a sua conta. 

Só vai ser necessário o seu telefone para começar. O próprio Google explica como fazer isso da maneira correta. 

Importe os arquivos criados

Quando você já estiver craque no Google Drive, a grande maioria dos seus arquivos vão precisar ser importados diretamente para o Drive. 

Você pode fazer isso via web ou pelo próprio celular, importando arquivos ou uma pasta inteira de uma só vez, sem precisar colar um por um. 

A partir disso, você pode escolher se vai apenas importar os arquivos ou até convertê-los para um formato de documento que te agrade mais. Além disso, controlar a quantidade de informação que aparece na sua tela inicial, sem precisar se perder na hora que for abrir algo importante. 

Para fazer isso, clique no canto superior direito da tela, onde vai aparecer uma imagem de engrenagem, clique em ferramentas e escolha as melhores opções para a sua organização. 

Criação colaborativa

Uma das funções mais criativas que o Google Drive nos fornece é a sua criação colaborativa, na qual várias pessoas podem alimentar um mesmo documento, de forma simultânea, cada um no seu canto.

Seja apenas para fins de visualização ou edição, essa utilidade possibilita que todo mundo consiga concluir certos trabalhos de maneira mais eficiente. 

Principais vantagens do Google Drive

O Google Drive traz uma série de vantagens para os usuários.

O serviço do Google pode ser usado, literalmente, por qualquer pessoa e é muito rápido para começar a usá-lo, ou seja, tem uma barreira de entrada muito pequena e poucos serviços que estejam ao mesmo nível do Drive.

Em poucos minutos e sem nenhum custo, você já pode começar a usar o serviço. Além disso, o Google Drive permite que você crie, edite e compartilhe documentos online, em qualquer sistema operacional. Uma mão na roda!

O serviço oferece inicialmente 15GB de armazenamento gratuito em nuvem, podendo ser expandido de acordo com o plano escolhido. 

9123e6068f7c5deb8863930876dc7fd7

Principais desvantagens do Google Drive

Nem tudo é perfeito nesse sistema, que sim, apresenta algumas falhas que você deve tomar alguma atenção.

A primeira delas está relacionada a alguns aplicativos que funcionam dentro do Google Drive, como o Google Docs, por exemplo.

O problema aqui é que quando você cria esse tipo de documento, ele não vai ficar exatamente sincronizado com o seu computador, mas na verdade irá ficar “marcado”, com o seu nome e a sua localização dentro do Drive, mas sem que seja possível editá-lo sem usar o sistema do Google.

Essa questão não chega a ser tão prejudicial quando você está com uma internet boa, no entanto, não dá para ficar sempre contando com a sorte, ainda mais em um país como o Brasil em que a instabilidade das redes é uma realidade. 

Conclusão sobre o Google Drive

Que o Google não brinca em serviço, isso todo mundo sabe. Como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, não daria para imaginar outra coisa que não fosse revolucionar o mercado, por parte deles.

Veicular informações é algo muito importante na vida das pessoas e por isso que a tecnologia nos ajuda a utilizar novos métodos que nos deixem mais seguros para superar os desafios da realidade.

Já imaginou se ainda precisássemos usar centenas de CD’s ou pendrives para guardar todo tipo de informação importante de nossas vidas? Com certeza não seria viável e precisaríamos ser constantes acumuladores. 

Comece a usar um dos sistemas mais completos que existem e não passe mais aperto!

 

Comentários