"Personalizando o menu iniciar"
2 minutos de leitura
0
Lançado há pouco tempo, o Windows 10 trouxe de volta o Menu Iniciar, que havia sido deixado de lado no Windows 8 e 8.1, atendendo aos pedidos de seus usuários. No entanto, para quem esperava a clássica versão do menu iniciar, pode ter ficado um pouco decepcionado com o novo sistema operacional, pelo menos nesse quesito, é claro.
No Windows 10, a interface do menu iniciar mistura um pouco das versões mais antigas como no Windows XP, com a tela inicial do Windows 8, que traz consigo aplicativos e muita informação, o que dificulta as ações que precisam ser realizadas com um pouco mais de velocidade.
Se você é daqueles que rejeitaram qualquer contato com o Windows 8 poderá ter dificuldades de se adaptar ao Windows 10. Mas nem por isso é preciso ser tão radical e se negar a ter uma experiência com o novo sistema operacional, pois existem algumas formas de personalizar a navegação pelo computador e fazer com que ela se adapte àquilo que você mais gosta.
O próprio Windows 10 oferece ferramentas para personalização do seu menu iniciar, mas se você quer mesmo que o seu PC tenha um aspecto parecido ao encontrado pela última vez no Windows 7, siga os passos desse tutorial.
Passo 1: Baixe e Instale o Classic Shell em seu computador
Para fazer o download do Classic Shell, clique no botão baixar disponível na página do programa aqui no Zigg. Em poucos segundos o download será iniciado. Ao término do mesmo, clique sobre o arquivo .exe que acaba de ser salvo em seu computador, para iniciar a instalação do programa. Siga as instruções que aparecem na tela de instalação.
Passo 2: Escolha o layout do Menu Iniciar
– Com o programa instalado em seu computador, execute o Classic Start Menu Settings. Ao abri-lo, você deverá então escolher o tipo de layout (aparência) que terá o menu iniciar do seu Windows;
– Aqui você poderá escolher entre as aparências classic style, classic with two columms e Windows 7 style. Aqui nós escolhemos a aparência do Windows 7, conforme demonstramos na imagem abaixo;
– Depois de escolher a versão desejada, clique em Ok para que o seu menu iniciar seja modificado;
Agora clique no ícone do menu iniciar para notar que o mesmo já está modificado de acordo com a sua escolha.
Essa modificação não fará com que o menu inicial padrão do Windows 10 seja excluído. Se por acaso você precisar utilizá-lo por qualquer motivo, basta clicar em Menu Inicial (Windows) disponível no topo da janela do menu inicial. No entanto, ao fechar e abrir novamente o menu, ele voltará para as configurações determinadas no Classic Shell.
Passo 3: Modifique conforme o seu gosto
– Ao escolher a versão de menu iniciar que você deseja, o Classic Shell irá personalizá-lo de acordo com a sua configuração padrão. No entanto, é possível fazer outras modificações na sua aparência. Para isso, clique com o botão direito em cima do ícone do Menu Iniciar;
– Depois clique em Configurações;
A janela de configurações do menu iniciar será aberta, e você poderá realizar algumas modificações. Logo na primeira tela, a mesma que você escolheu a interface do menu inciar, você pode personalizar o botão que abre o menu;
– Clique em Replace start buttom para escolher outro ícone;
Em Basic Settings, aba que dá acesso às configurações básicas, você consegue fazer algumas modificações, como habilitar atalhos, ajustar caixas de pesquisa, entre muitas outras coisas.
Em Skin você pode definir outros aspectos da aparência do menu iniciar, como escolher se deseja que a foto do usuário seja mostrada e alterar o tamanho da fonte e dos ícones.
Já em Customize Start Menu você é capaz de determinar quais programas e aplicativos você deseja que sejam apresentados no menu iniciar. Aconselhamos que você escolha aqueles que mais usa para que o seu acesso a eles se torne muito mais rápido, agilizando as suas ações.
Essas são as principais personalizações oferecidas pelo Classic Shell, mas se você quer ainda mais, selecione a opção Show all settings para que outras abas sejam mostradas.
Com o Classic Shell você consegue ter todas as funcionalidades adicionadas pelo novo sistema operacional da Microsoft, mas sem ter que abrir mão da aparência que você já está acostumado e tanto gosta. Aproveite esse programa para personalizar o Menu Iniciar, compatível com o Widows 10.
Sem resultados
Reset