Como migrar o sistema operacional de um HD para um SSD sem formatar o sistema

"Já pensou em dar uma nova vida ao seu computador instalando um SSD mas não quer formatar o sistema? Pois acompanhe nosso tutorial e aprenda como migrar o seu sistema operacional do HD para o seu SSD sem precisar formatar"

4ae73c9
Por Jairo Oliveira
25 maio, 2018

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Deseja dar um upgrade em seu computador que está lento, mas não sabe como fazer isso? Pois saiba que seu computador pode ficar rápido novamente como se fosse novo, ou até melhor do que quando ele foi comprado usando um HD do tipo SSD, agora se você deseja migrar o seu sistema operacional para o SSD e não quer ter que formatar o computador para isso, hoje iremos ensinar como migrar o seu sistema operacional do seu HD para um SSD sem precisar formata-lo.

Os SSD’s são componentes de armazenamento de dados não voláteis, que são conhecidos como memória em massa, ou uma memória secundária, ele é basicamente uma memória que não se perde as informações quando o computador é desligado, eles são usados como uma forma de expandir a memoria do computador, os HDs são mais antigos, foram evoluindo ao longo dos anos, aumentando suas capacidades de armazenamento, e estão longe de serem aposentados, agora os SSDs são recém chegados, e apesar de os dois terem a mesma finalidade, cada um possui suas vantagens e desvantagens.

E uma das formas mais simples, mas não a mais barata, de fazer um ótimo upgrade em seu computador ou notebook, é trocando o seu HD convencional por um SSD, que é muito mais rápido que um HD comum, mas felizmente você não irá precisar fazer o backup de todos os seus arquivos para reinstalar o sistema operacional e instalar todos os programas novamente no SSD, para isso você pode simplesmente migrar todos os seus dados do seu HD para o novo SSD.

Para fazer isso nós iremos ensinar como você pode clonar o disco rígido onde o Sistema Operacional está instalado em seu computador para um novo HD do tipo SSD, sem que seja necessário você reinstalar o Windows.

Preparando o disco para a migração

É provável que o seu SSD seja menor que o seu HD antigo, por isso, você terá que verificar se o espaço usado no HD antigo é menor que a capacidade total do seu SSD, para isso você precisará abrir o Meu Computador, e em seguida clicar com o botão direito do mouse na unidade onde se encontra o Sistema Operacional instalado, geralmente chamado de “Drive C”, em seguida, observe na guia Geral, a opção “Espaço Usado” representada pela cor azul.

07fa8dc21ebc27e95217b3c5319b14d1

Note que se o espaço usado na unidade C for maior que a capacidade total do seu SSD, você irá precisar liberar mais espaço na unidade C para que o processo seja possível de proceder, você só poderá migrar do HD para o SSD se o espaço utilizado na unidade C, seja menor que a capacidade total do SSD que você irá usar.

Assim que você liberar o espaço necessário, recomendamos que você faça uma desfragmentação no disco para que todos os arquivos possam ser movidos para o início do disco, para realizar a desfragmentação, neste tutorial iremos usar o programa MyDefrag por ser bem simples de ser usado.

O MyDefrag possui uma diferença em relação ao desfragmentador do Windows, com ele você será capaz de mover os arquivos para o início do disco garantindo assim mais rapidez no sistema para localizar os arquivos, execute o MyDefrag e selecione a unidade C, em seguida, use a opção Consolidar espaço livre e aguarde até que o processo termine.

936696e5e968076973a80d48ccbb51cc

Migrando o Sistema Operacional para o SSD sem precisar formatar.

Assim que você conectar os dois discos no computador, o HD e o seu novo SSD, para fazer o procedimento vamos precisar o programa EaseUS ToDo Backup, usaremos o programa para clonar a partição do sistema operacional para o SSD.

Primeiramente você precisa baixar o EaseUS ToDo Backup e instalar no seu computador, no próximo passo, ao executar o programa pela primeira vez será exibida uma tela em que será solicitado um código para o registro no programa, apenas clique em “Depois”, para continuar a usar o programa, para esta tarefa usaremos a versão Free do programa.

Em seguida, com o programa aberto, clique na opção “Clone” que se encontra no lado direito do menu superior, como mostra na imagem abaixo, nossa dica é que não selecione a opção “Clone do Sistema” pois com ela você não poderá clonar um disco rígido para um disco SSD de tamanho menor.

170cafce95e9cb86acba9e7ae97dd54c

Em seguida, marque o disco rígido antigo, onde o Windows está instalado para que seja feita a clonagem e clique em “Próximo”.

64c8ea819c337a77f68ee734106238d8

Em seguida, selecione o destino, no caso o disco SSD que você deseja que seja feita a migração, e marque a opção, Otimizar para SSD e clique em próximo, se por acaso for exibida uma mensagem informando que o disco rígido é muito grande, você terá de reduzir ainda mais o espaço utilizado no disco, você pode deletar filmes, programas que não usa mais, passar para um pen drive por exemplo.

aad297ff1fe166cb29ea805a21cac1a5

Em seguida, o programa irá exibir um resumo do procedimento, basta que você clique em “Prosseguir”, e depois clique em OK na mensagem que será exibida, para que sejam confirmados que os dados no disco de destino serão apagados durante esse processo.

Logo após terminar o processo, você precisa reiniciar o computador e alterar a ordem de inicialização do Boot na BIOS, para que o computador seja iniciado pelo SSD e não no HD como estava selecionado antes, assim que o sistema iniciar, verifique se a clonagem foi feita com sucesso.

Vantagens de usar um SSD

  • O drive é 3 vezes menor, ou seja, ocupa pouco espaço.
  • É totalmente silencioso e mais rápido (chega a ser 5 vezes mais veloz que um HDD).
  • É ideal para quem necessita de velocidade, pois carrega programas e arquivos rapidamente e melhora a performance do sistema.
  • Não possui uma grande estrutura de discos mecânicos.
  • É mais resistente em caso de queda, mas isso não quer dizer que seja indestrutível.
  • Utiliza menor temperatura e menos consumo de luz.
  • Ele não trava o computador.

Comentários