"Com este tutorial, aprenda a instalar o Windows 10 em uma máquina virtual para testar os recursos do novo sistema operacional sem colocar em risco o seu computador"
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleEm outubro de 2014, a Microsoft anunciou o seu novo sistema operacional. Enquanto todos esperavam pelo suposto Windows 9, a empresa, ao invés disso, resolveu pular para o Windows 10. Junto ao anúncio, a Microsoft liberou a edição Windows 10 Technical Preview para que o público pudesse conferir as principais novidades do novo produto, que deverá chegar ao mercado em sua versão final no segundo semestre de 2015.
Como o Technical Preview ainda não é a versão finalizada do sistema operacional, não é recomendo que o instalem direto no computador usado no dia a dia. Para rodar o Windows 10 sem comprometer seu equipamento, a dica é utilizar o VirtualBox, uma espécie de máquina virtual. Para conseguir instalar o Windows 10, conferir suas funcionalidades mas sem colocar em risco o seu computador, siga as instruções deste tutorial.
Nem todas as máquinas serão capazes de rodar o Windows 10. Antes de começar o processo de instalação, certifique-se de que seu computador possui as configurações mínimas necessárias.
– Processador: 1 GHz
– RAM: 1 GB (32 bits) 2 GB (64 bits)
– Espaço livre no disco rígido: 16 GB
– Placa gráfica: Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM
– Conta na Microsoft (outlook) e acesso à Internet
Se ainda não possui o VirtualBox em seu computador, será necessário fazer o download instalá-lo. Para isso:
– Acesse a nossa página de download do Virtual Box;
– Clique no nosso botão Download grátis;
– Execute o arquivo do VirtualBox que acabou de baixar;
– Clique em Next;
– Depois em Next novamente;
– Deixe selecionada apenas a opção Create a shortcut on the desktop para facilitar a inicialização do programa quando desejar usá-lo;
– Aparecerá um aviso informando que ao prosseguir com a instalação a internet será desconectada. Clique em Yes;
– Depois em Install;
– Espere alguns minutos até que a instalação seja completada e então clique em Finish.
Após ter instalado o VirtualBox em seu computador, abra o programa, e clique em Novo, para criar uma nova máquina virtual, conforme mostra a imagem abaixo:
– Dê um nome para a nova máquina virtual, selecione a opção Windows 8.1 e clique em Próximo;
– A seguir, escolha o tamanho da memória RAM que terá a nova máquina. Se você baixou o Windows 10 em 32bits, o ideal é usar, no mínimo, 1 GB de RAM. Se você quer instalar a versão de 64bits, use pelo menos 2 GB de RAM;
– Deixe a opção Criar um disco rígido virtual agora selecionada e clique em Criar;
– Escolha o tipo de disco rígido que deseja criar. O recomendado é utilizar o formato padrão do VirtualBox, o VDI (Virtual Disk Image). Depois clique em Próximo;
– Deixe selecionada a opção Dinamicamente alocado e aperte em Próximo;
Agora, selecione o também o tamanho que o HD da máquina virtual deverá ter. Como o Windows 10 necessita de pelo menos 16 GB de espaço em disco, coloque o HD um pouco maior do que isso. Optamos por colocar um HD de 20 GB. Em seguida clique em criar:
O próximo passo, após ter instalado o VirtualBox, criado a nova máquina virtual e feito o download do arquivo ISO do Windows 10 Technical Preview: será instalar o Windows 10 na máquina virtual. Para isso, continue seguindo as instruções logo abaixo.
– Clique duas vezes sob a máquina que acabou de criar, que se encontra na lista do lado esquerdo da tela;
– Na primeira vez que inicializar a máquina, o programa irá pedir que selecione o disco de boot. Para isso, escolha a pasta em que o arquivo ISO do Windows 10 Technical Preview está salvo, clique no arquivo e depois em Iniciar;
Aparecerá então a logo do Windows na tela enquanto ele começa a ser executado e seus ficheiros carregados para dar início a sua instalação.
– Selecione as opções de idioma, teclado e moeda. Depois clique em Avançar;
– Na próxima página clique em Instalar agora;
– Na próxima tela aparecerá um contrato dos Termos de Licença, para continuar será preciso marcar a caixa com a opção Aceito os termos de licença;
– Fique atento ao próximo passo: você deve selecionar a opção Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado);
– Na página seguinte, deixe tudo como está, e apenas clique em Avançar;
Feito isso, você deverá aguardar até que a instalação se efetue com sucesso. Durante este processo, seu computador será reiniciado várias vezes. Depois que a instalação for concluída, uma mensagem irá pedir para que configure o Windows.
Para isso, basta clicar em Usar configurações expressas e, a seguir, colocar seu email e senha da conta da Microsoft (Outlook). Depois o Windows irá pedir que utilize o OneDrive como sistema de armazenamento na nuvem. Nesta página é só clicar em Avançar e os documentos que criar utilizando o Windows 10 serão automaticamente copiados e armazenados no OneDrive.
Após seguir este tutorial, você estará apto a utilizar as novidades que o Windows 10 tem para oferecer, antes mesmo que o novo sistema operacional da Microsoft seja lançado oficialmente no mercado.
Conheça mais sobre outros programas similares ao VirtualBox na nossa categoria de Sistemas Operacionais.
Sem resultados
Reset