"Instale a última versão do Mac OS em uma máquina virtual"
4 minutos de leitura
0
Índice
ToggleApesar de a Microsoft dominar boa fatia do mercado de sistemas operacionais para computadores, graças ao sucesso contínuo da série Windows, muitos usuários possuem curiosidade em utilizar um Mac e seu tão elogiado sistema operacional OS X. Para os curiosos e para quem deseja experimentar o sistema operacional da Apple antes de migrar definitivamente, uma opção viável é instalar e usar o OS X no seu próprio computador com Windows através do VirtualBox.
O VirtualBox é um software especializado em criar máquinas virtuais no seu computador, ou seja, o ele cria um “computador fictício” – utilizando as configurações de seu próprio computador – para que você possa instalar qualquer sistema operacional dentro dele, não importa que sistema seja.
Confira como rodar um sistema operacional da Apple utilizando o VirtualBox seguindo nosso passo a passo a seguir.
Antes de tudo, você deve conferir se o seu computador possui os requisitos necessários para rodar o OS X. Como primeiro passo, procure saber se o seu sistema operacional é de 64-bits; no Windows, acesse o caminho “Painel de Controle>Sistema de Segurança>Sistema” (ou clique com o botão direito no ícone “Meu Computador” e em seguida em “Propriedades”) e localize o local “Tipo de Sistema”. Se o seu sistema for de 64-bits, então estará apto a instalar inclusive a versão mais recente do OS X, o Yosemite (10.10). Caso o seu sistema seja de 32-bits, você poderá instalar somente a versão Snow Leopard (10.6).
Na janela onde você verificou o tipo de sistema operacional instalado em seu computador, veja também a quantidade de memória RAM e qual o modelo do seu processador. Você deverá possuir pelo menos 2 GB de memória RAM, um processador dual core (com dois núcleos) ou superior e 8 GB de espaço livre em seu disco rígido. Além disso, é bastante recomendado que seu processador seja um modelo da Intel, para não haver dor de cabeça ao longo do processo.
Após certificar-se que o seu computador possui as configurações necessárias para o sistema operacional da Apple, chegou a hora de instalar o VirtualBox. Primeiro, baixe a versão mais recente do VirtualBox na nossa página de download do programa.
Se você já possuir o programa instalado em sua máquina, então poderá pular essa parte.
Depois de baixar o programa, abra o executável e siga os passos da instalação, escolhendo o local onde o VirtualBox ficará armazenado e esperando pelo término do processo.
Agora você deverá abrir o VirtualBox para começar a se familiarizar com o software e criar uma nova máquina virtual para a futura instalação do OS X. Com o programa aberto, localize no canto superior esquerdo o botão “Novo” e clique nele.
Uma nova janela será aberta para configurar a sua máquina virtual. Escolha um nome para a máquina e selecione a opção “Mac OS X” no tipo de sistema operacional. Lembre-se de escolher a versão 64-bits para um erro crítico não ocorrer no futuro. A opção 32-bits só poderá ser escolhida se o sistema a ser instalado for o Snow Leopard.
Você pode ter alguns problemas, como a opção 64-bits não existir na seleção do sistema operacional desejado. Caso isso ocorra, verifique se o seu processador possui as tecnologia VT-x (para Intel) ou AMD-V (para AMD), pois sem elas não será possível fazer uma virtualização de um sistema de 64-bits, apenas de um de 32-bits. Se a opção 64-bits não estiver disponível e você possuir a tecnologia citada em seu processador, você terá que acessar a BIOS do seu computador e habilitar a virtualização.
Após nomear a máquina e clicar em “Próximo”, você deverá escolher quanto de memória RAM a máquina virtual terá, e consequentemente o quanto seu computador irá “perder” quando a máquina estiver sendo executada. O sugerido é que você atribua metade da quantidade total de sua memória; ou seja, se você possuir 4 GB de memória RAM, disponibilize 2 GB (2048 MB) para a máquina.
Escolhida a quantidade de memória RAM, agora você criará um disco rígido virtual para o seu OS X. Diversas opções de discos rígidos serão exibidas na tela; mantenha a opção padrão “VDI” marcada e prossiga com a configuração. Na próxima tela, escolha por “Dinamicamente Alocado” para não haver problemas de desempenho, separe a quantidade que ficará disponível para o disco rígido virtual e clique em “Próximo” para finalizar.
Antes de utilizar a máquina virtual criada, algumas modificações deverão ser feitas, caso contrário o Mac OS X não chegará nem a ser executado. Clique com o botão direito em sua recém-criada máquina, localizada no canto esquerdo da tela principal do VirtualBox, e vá em “Configurações”.
Na nova janela aberta, selecione a seção “Sistema” e em seguida desmarque a opção “Habilitar EFI”, visto que o EFI oferecido pelo VirtualBox não é compatível com OS X. Caso essa opção fique marcada, a sua máquina nem executará.
Vá agora para a seção “Armazenamento” e em seguida clique na opção de drive intitulada “Vazio”. Após isso, visualize “Atributos” logo à direita, clique no ícone representado por um CD ao lado de “Drive de CD/DVD” e escolha a opção “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual”. Agora será o momento de procurar e selecionar a imagem da versão do OS X desejada, supondo que ela já esteja armazenada em seu computador. Sem ela você não terá como instalar o sistema operacional.
Depois de realizar todas as configurações necessárias para a instalação do OS X, dê um clique duplo em sua máquina virtual recém-criada localizada no canto esquerdo do VirtualBox. Agora tudo dependerá da versão do OS X que você está instalando. A versão do OS X escolhida por nós foi a Yosemite, a mais recente.
Logo após você inicializar a máquina virtual, uma tela de boot do OS X escolhido será apresentada. Aguarde alguns minutos até que a instalação seja carregada completamente. Assim, uma tela de boas-vindas aparecerá em sua máquina virtual; escolha na lista de países “Brasil” e clique em “Continue”.
Agora você deverá escolher a configuração de seu teclado no OS X. Selecione a caixa “Show All”, procure pela opção de teclado ABNT ou ABNT-2 e prossiga com a instalação.
Nesse momento, você poderá configurar como o seu OS X irá se conectar à internet, através das opções “Wi-Fi Network”, “Local Network” ou “Meu computador não se conecta com a internet”. Escolha a opção de acordo com as configurações de seu computador e continue. Na próxima tela, não transfira nenhuma informação para o Mac no momento – caso queira, poderá fazer isso depois. Por fim, aceite os termos e condições propostos e finalize esta etapa.
Agora você poderá criar uma conta e escolher o nome que o seu computador OS X terá, assim como a senha para acessá-lo. Faça as configurações finais de acordo com suas preferências e prossiga para terminar a instalação com sucesso.
Pronto! Agora você possui o sistema operacional Apple mais recente instalado em sua máquina virtual, e o melhor de tudo: sem se desfazer do Windows, caso não se acostume com as diferenças do OS X.
Lembre-se de ejetar a imagem de instalação do sistema operacional através das opções da máquina virtual no VirtualBox, caso contrário quando você iniciar novamente a máquina ela irá para a fase de instalação novamente. Além disso, apesar de ter um OS X Yosemite instalado perfeitamente através do VirtualBox, algumas configurações adicionais podem ser feitas para melhorar a resolução de tela ou ativar o som caso ele não esteja funcionando, por exemplo.
Gostou de poder utilizar um OS X através de uma máquina virtual? Confira a nossa seção especial de aplicativos para Mac e experimente os aplicativos do sistema operacional da Apple.
Sem resultados
Reset