COMO ELABORAR UM CURRICULO

"

Aprenda a elaborar um currículo eficiênte com as dicas do headhunter Márcio Miranda

"

4ae73c9
Por Marcio Miranda
18 set, 2008

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Como elaborar o minicurrículo
  
Márcio Miranda

Para elaborar o currículo de forma eficiente, o candidato deve fazer um resumo da experiência profissional, procurando destacar os pontos mais fortes de sua atuação, os resultados alcançados, os projetos desenvolvidos em no máximo duas páginas.

Se o candidato utilizar na descrição palavras específicas de sua área de atuação, a busca do currículo pelas empresas vai ficar mais fácil. Tomemos como exemplo para a área de Marketing.

Pense em palavras-chave para títulos de profissão (gerente de marketing), funções e responsabilidades (pesquisa de mercado, desenvolvimento de novos produtos, análise de custos, relatório de variáveis), terminologia específica da área (target, aquisição) e formação (pós-graduado em comportamento do consumidor, especialista em aspectos tributários, em finanças empresariais).

O currículo deve conter uma síntese de sua experiência profissional e dos seus pontos fortes para chamar a atenção do empregador. Assim como um bom currículo, uma carta de apresentação expressiva conta pontos preciosos na hora de conquistar o selecionador.

Cuidado para não confundi-la com um resumo do currículo; a carta de apresentação é, na realidade, um chamariz para que o recrutador se interesse por sua oferta de trabalho.

Ela deve conter uma síntese das principais realizações profissionais, uma explicação objetiva sobre as pretensões a determinado cargo e uma argumentação final otimista, gerando assim possibilidade de resposta, você também pode sugerir uma entrevista para detalhar suas qualificações ou um telefonema para ter uma resposta.

Veja também algumas dicas sobre o que não se deve fazer na elaboração da carta: Não use “eu” em demasia. A carta deve servir para expor suas qualificações em relação à vaga, e não ser uma autobiografia; não seja vago. Sua carta pode ser apenas uma entre centenas que o recrutador esteja lendo, possivelmente para diferentes cargos.

Portanto, seja claro e objetivo em relação à vaga pretendida; Não esqueça de assiná-la, pois esse detalhe faz parte da etiqueta empresarial. Já no caso de envio por e-mail, a assinatura não é necessária. Não termine a carta de forma passiva. Ao invés de solicitar ao recrutador um retorno, seja pró-ativo e diga que você irá telefonar em alguns dias para responder a qualquer dúvida, por exemplo.

Personalização. Esta é a palavra de ordem quando se fala de currículos. Na Internet ou no papel, é possível imprimir o seu estilo pessoal ao documento, sabendo destacar seus pontos fortes, palavras-chave que saltam aos olhos do selecionador e destacando seu real interesse em fazer parte de determinada empresa.

As vantagens de ter um currículo na Internet hoje são muitas: maior visibilidade do profissional no mercado, possibilidade de se candidatar a diversas vagas sem sair de casa, facilidade para atualizar e melhorar os dados do currículo, além do fato de não “perder” tempo enviando várias cartas pelo correio — isso sem falar que, para muitas empresas e consultorias, receber currículos via correio já é passado.

O mercado de trabalho está sendo cada vez mais conquistado pela modernidade e as formas de seleção, se adaptando rapidamente a essa nova realidade.

Algumas dicas básicas para confecção de seu curriculum: Antes de tudo, reserve tempo para preparar o currículo — não pense que para ficar bom ele pode ser feito em alguns minutos; Tenha em mãos todos os dados necessários, como datas de início e saída de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos em que participou — isso torna a organização de idéia mais fácil e auxilia a sua memória; Tenha em mente qual é seu objetivo com esse currículo – atirar para todos os lados não dá resultado nenhum, portanto direcione as informações para a área e o tipo de empresa em que você pretende trabalhar; Procure escrever numa linguagem clara.

Revise várias vezes para evitar erros de português – isso mostra domínio da comunicação e habilidade de escrita; Evite o uso de linguagem ou termos muito formais — o excesso pode ofuscar detalhes importantes; Procure dar destaque somente a dados pessoais e profissionais importantes e de relevância para o cargo que está pretendendo — isso mostra sua capacidade de discernimento; Pesquise o mercado de trabalho na área em que pretende atuar para se atualizar sobre salários, exigências e novidades.

Assim você poderá se preparar para oferecer sempre em seu currículo a resposta aos requisitos solicitados pelos empregadores.
O autor é presidente da Towsend Consultoria em Recursos Humanos

 
 

Categorias

Comentários