"Veja como é fácil adicionar ou editar tags de arquivos de áudio."
1 minuto de leitura
0
O MP3tag é uma poderosa e gratuita ferramenta para edição de metadados (as tags) de arquivos de áudio. Apesar do nome, o MP3tag pode editar os metadados de outros arquivos além do MP3, como FLAC, AAC, OGG e outros.
O programa possui diversas opções que podem ser exploradas, mas este artigo destaca principalmente seu uso básico. Antes de começar, baixe e instale a versão mais recente do programa aqui.
Depois de instalado, execute o programa e você verá sua interface principal:
– Com ele aberto, clique no menu Arquivo e selecione Adicionar pasta para adicionar a pasta com os arquivos de áudio:
– Um dos recursos do programa é a auto-numeração. Selecione os arquivos e no menu Ferramentas selecione o Assistente para auto-numeração:
Esta opção basicamente faz o que o nome diz, enumera os arquivos automaticamente. 🙂
Agora, veremos como modificar o formato das tags.
– No menu Converter, selecione Tag – Nome do arquivo. Esta opção cria os nomes dos arquivos com base nas tags existentes:
Além do formato %artist% – %title%, você pode personalizá-lo adicionando mais campos como %album%, %year%, %genre% e mais.
– No mesmo menu Converter, a opção Nome do arquivo – Tag faz exatamente o oposto. Por exemplo, com ela você pode restaurar algumas tags perdidas em poucos segundos!
Assim como a opção anterior, os campos desta opção também podem ser personalizados da mesma forma.
– No painel do lado esquerdo, você pode editar manualmente as tags e também pode adicionar, remover, redefinir (tipo e descrição), copiar, recortar e extrair a capa do disco:
– Terminadas as alterações, salve-as clicando no botão Salvar na barra de ferramentas:
O programa é gratuito, compatível com Windows XP, Vista, Server 2003, Server 2008 e está disponível em diversos idiomas, incluindo nosso português.
Sem resultados
Reset