2 minutos de leitura
"Conheça os sinais e aprenda a evitar a infecção do seu celular"
Todos os dias ouvimos falar sobre a existência de vírus e spywares para os smartphones. São notícias de programas que podem roubar senhas, danificar os aplicativos e deixar o sistema pesado e travando. Mas você sabe identificar seu o seu smartphone está infectado?
Reunimos algumas dicas para você tirar essa dúvida de vez e, quem sabe, solucionar os problemas do seu dispositivo.
Sinais de que seu smartphone está infectado:
Exibição de muitos anúncios enquanto navega na internet – se isso acontece, você deve estar com algum spyware instalado.
Aumento do consumo da rede de dados (3G ou 4G) sem motivos aparentes – pode ser algum malware que tenta acessar sites sem sua autorização.
Consumo dos créditos de celulares pré-pagos ou aumento na conta do telefone – alguns desses vírus fazem ligações e enviam SMS para outros números sem que você perceba.
Aparecimento de aplicativos que você não instalou – se aparecerem programas diferentes, que você tem certeza que não colocou, você certamente está com algum malware no aparelho.
Atividades estranhas em contas e serviços online – alguns spywares tentam acessar esses sistemas para roubar senhas.
Programas que solicitam dinheiro para desbloquear o acesso eletrônico – se acontecer, você certamente está com vírus.
Existem algumas medidas que você deve tomar:
A primeira medida é instalar um programa antivírus e antispyware no seu smartphone. Existem diversas opções gratuitas para todos os sistemas operacionais. Se você é usuário de um smartphone com Android, por exemplo, pode optar pelo Avast Mobile Security ou pelo AVG Antivírus, dois dos melhores apps do ramo.
A segunda coisa a ser feita não livra você das infecções atuais, mas previne as próximas: mudar alguns hábitos. Não navegue em sites suspeitos, somente faça download de programas de fontes seguras, verifique constantemente suas permissões, não efetue jailbreaks e proteja o que puder com senhas – dê preferência a senhas grandes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais gráficos; e tenha senhas bem distintas para cada serviço ou tela de bloqueio, de preferência.
Também evite usar redes wi-fi públicas. Sempre opte por se conectar a redes conhecidas e seguras.
Além disso, se você tem filhos ou sobrinhos pequenos ou de alguma maneira expõe seu aparelho ao uso de crianças, é ideal que baixe uma ferramenta de controle parental, o que evitará que as crianças acessem aplicativos e façam downloads indesejados.
Com esses cuidados, você dificilmente terá problemas com pragas virtuais.
Aproveite e confira nossa lista completa de antivírus e similares para Android.
No results available
ResetSem resultados
Reset