"3 Dicas para acabar com a lerdeza do seu navegador web!"
2 minutos de leitura
0
Índice
ToggleNavegar na Web é uma tarefa divertidíssima, mas quando o navegador insiste em não carregar as páginas rapidamente a coisa muda de figura. Ter um navegador que execute as tarefas sem lentidão não é apenas uma questão de conexão, é preciso que o usuário tenha alguns cuidados especiais para garantir seu desempenho. A seguir apresentamos algumas dicas, que embora simples podem fazer toda a diferença na hora de navegar na internet.
Poucos usuários se dão conta de que uma Página Inicial repleta de elementos torna o carregamento mais lento. Mesmo que tais elementos já estejam salvos na pasta de Arquivos Temporários, existe todo um procedimento para carregar banners, imagens, links e vídeos. E quanto maior o número deles e a sua variação ao longo do dia, mas lento o navegador poderá ficar.
Por isso, se você tem como Página Inicial um portal de notícias, mude para algo mais clean, como a tela de buscas do seu motor preferido, um blog ou se preferir para uma janela totalmente em branco. No IE, navegue até a pagina da Web que deseja definir como sua Pagina Inicial, clique na seta à direita do botão Home e em seguida em Adicionar ou Alterar Home Page.
No Firefox, o processo é semelhante. Navegue até sua futura página inicial e abra o Menu Ferramentas > Opções, selecione o item Principal e defina a página atual como a Inicial. No Chrome selecione Configurações no Menu do navegador e marque a caixa “Mostrar botão Página Inicial” no campo Aparência. Feito isto, o botão – que estava desabilitado – irá surgir na barra de ferramentas do navegador. Agora basta escolher a página.
Nós não percebemos mas os sites que visitamos enviam arquivos para nosso computador frequentemente. Imagens, vídeos, arquivos de áudio e até mesmo o histórico de navegação ficam armazenados na máquina, tudo com o pretexto de facilitar o carregamento destes mesmos sites no futuro. Tais dados são armazenados numa pasta do computador de espaço limitado e adivinha o que acontece quando ela está cheia?
O navegador passa a carregar sem auxilio todos os elementos. Por isso recomenda-se de tempos em tempos apagar o que se chama de Cache. Para apagar o cache e criar mais espaço no IE clique em Ferramentas e selecione Opções de Internet. Clique em Excluir Histórico de Navegação e logo depois em Excluir mais uma vez. No Firefox, clique em Ferramentas e selecione Opções > Opções > Avançadas > Rede; no campo Cache de Conteúdo Web clique em Limpar Agora.
Já no Chrome, acesse o Menu Ferramentas > Limpar dados de Navegação. Uma caixa irá surgir com os dados que deseja apagar, marque os relevantes e determine o período de eliminação. Por fim, clique em Limpar dados de Navegação.
Não podemos generalizar. Complementos, Plugins ou Extensões; são necessários para facilitar certas funções do navegador, mas sejamos francos, alguns deles apenas estão ali para consumir mais recursos da máquina. Este é um ponto polêmico, pois sabemos como é difícil nos livrarmos de nossos queridos complementos, mas é preciso ter me mente que o número deles podem ser prejudicial ao desempenho do navegador.
O recomendado é acessar sua lista de complementos e selecionar quais deles devem ser desativados. Esta decisão deve estar pautada no bom senso. Extensões que melhores a velocidade, que corrijam erros de ortografia ou que auxiliem no trabalho diário merecem um lugar ao sol. Jogos, tabelas diversas e os chamados “inutilitários” – geralmente de tom humorístico – deveriam permanecer inativos a maior parte do tempo.
Para gerenciar seus Complementos no IE, clique em Ferramentas > Gerenciar Complementos > Barras de Ferramentas e Extensões. No Firefox, acesse o Menu Ferramentas > Complementos. E no Chrome o atalho é Menu Ferramentas > Extensões. Nos três casos você acessa a lista de complementos instalados no navegador. Com ressalvas, para desabilitar basta clicar sobre o complemento em questão e clicar na opção correspondente – ou enviá-lo de vez para a lixeira se preferir.
Sem resultados
Reset