Como criar pictogramas no Excel

"Veja o que são e como criar pictogramas no Microsoft Excel"

4ae73c9
Por Mariana Duarte
13 abr, 2015

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Microsoft Excel é uma das ferramentas mais poderosas na criação de tabelas e gráficos, ajudando profissionais e estudantes em análises, levantamento e organização de dados. Com ele, é possível criar tabelas com diferentes tipos de formatação e uma gama muito ampla de gráficos estatísticos, incluindo pictogramas.

O que é um pictograma?

Se você está fazendo uma pesquisa escolar ou universitária e não sabe explicar o que é um pictograma, segue uma definição interessante: é uma junção das palavras gregas pictos (figura) e gramos (gráfico ou representação gráfica). Traduzindo: um gráfico representado por figuras. Mas como assim? Veja a imagem abaixo:

pictograma

Como mostrado acima, o pictograma é muito similar a um gráfico de barras. Mas note a diferença: em vez de barras, temos a presença de figuras, o que torna a representação mais intuitiva e interessante, além de facilitar a compreensão e interpretação do gráfico. É uma maneira interessante de expressar, por exemplo, quantidades de produtos produzidos em um período, quantidades de itens vendidos em determinados locais e estatísticas similares, relacionando a quantidade de itens em função do tempo.

A seguir, confira como criar um pictograma no Excel passo a passo. O exemplo pode ser facilmente adaptado de acordo com suas necessidades. A versão utilizada do Excel é a 2013, dno Office 365, mas o método não difere muito em outras versões do pacote Office.

1º passo: criar um gráfico de barras

Vamos utilizar o exemplo da imagem que segue. Você criar a tabela abaixo com quaisquer valores, desde que siga a estrutura mostrada. Crie a tabela conforme o exemplo abaixo:

Criar um gráfico de barras

Após isso, selecione o conjunto de células (A2 – D5) que farão parte do gráfico, e aperte Ctrl + Q para ativar o recurso “Análise Rápida”. Ao aparecerem as opções, selecione “GRÁFICOS” e em seguida escolha a terceira opção (“Colunas Agrupadas”):

Criando um gráfico de barras no excel

 

2º passo: formatar a série de dados

Prosseguindo com a edição, clique com o botão direito na primeira barra (a azul da figura) e logo após clique em “Formatar Série de Dados”.  Ao fazer isto, a caixa de diálogo “Formatar Série de Dados” aparece ao lado esquerdo da tela.

Formatar a série de dados

3º passo: Adicionando a figura no pictograma

Com a caixa de diálogo “Formatar Série de Dados” aberta, clique no ícone “Linha de Preenchimento” representado pela figura de uma lata de tinta sendo derramada. Após isto, clique na seta ao lado da opção “Preenchimento” para descer as opções disponíveis, conforme o exemplo da imagem abaixo:

Adicionando a figura no pictograma

Localize a opção “Preenchimento com imagem ou textura” e clique nela. É no campo “Inserir fotografia de” que se escolherá qual a foto a ser utilizada no pictograma. Você pode escolher uma foto do seu computador e incluir no gráfico através da opção do “Arquivo” ou pode ser auxiliado pelo próprio Excel 2013 para procurar uma imagem na Web pela opção “Online”. No exemplo, é selecionamos a opção “Online”, digitamos a palavra coffee na busca (café, em inglês) e selecionamos uma figura, conforme mostra a imagem abaixo:

Adicionando a figura no pictograma no excel

Perceba que agora a barra foi substituída pela figura selecionada, mas para não deixar a imagem destorcida, selecione a opção “Empilhar”, como mostra a figura abaixo:

inserindo figura no pictograma

Repita o 2º e o 3º passo para as barras restantes. Por fim, o pictograma ficará semelhante ao da figura 1, logo no começo deste tutorial. Como mencionado, este passo a passo foi realizado no Excel 2013. Em outras versões, o processo é bem semelhante também, com diferenças mínimas, como a localização e o layout das opções.

Confira nossa lista completa de suítes Office e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

Categorias

Comentários