"Crie partições do seu sistema operacional Windows sem precisar formatar seu PC."
2 minutos de leitura
0
Criar partições no computador nada mais é do que dividir em várias partes virtuais o disco rígido (HD) da máquina. Esta é uma alternativa segura para quem precisa organizar os arquivos e programas armazenados de maneira que consiga trabalhar – independente – cada repartição.
A solução é muito utilizada também no caso de o usuário usar dois sistemas operacionais, como Windows e Linux, por exemplo, podendo gravá-los em áreas distintas do computador. Isso evita interferências ou danos nos sistemas operacionais.
Outra vantagem é a maior simplicidade na hora de reinstalar o sistema operacional, para manter o bom desempenho da máquina. Afinal, com arquivos salvos em uma parte distinta do PC, não há necessidade de fazer backup dos arquivos.
Como a partição permite que o usuário aumente, edite ou reduza o volume do disco rígido, o receio de perder dados no momento da execução é grande. No entanto, algumas ferramentas ajudam a realizar o processo de forma simples e sem a necessidade de formatar o disco.
Um deles é o Partition Magic 8.0, da Symantec. Apesar de bem conhecido, o programa é pago (há uma versão gratuita, mas apenas para teste, e que não completa toda a operação), o que restringe o uso. O programa está disponível o para Windows nas versões 98/Me/2000 e XP.
Outro aplicativo é CompuApps SwissKnife 3.22, gratuito. Com 4,34MB (ou seja, bem pequeno), ele se mostra bastante eficiente na formatação, criação e eliminação de partições.
O Cute Partition Manager é o mais leve de todos, com 232 KB, esse gerenciador de partições atua como o anterior. Ele está disponível para todas as versões do Windows, inclusive o Vista.
Outra opção é o Easus Partition Manager Home Edition 3.5, que também é grátis. O WNews fez o teste deste aplicativo, um processo extremamente simples e rápido. Veja abaixo:
Pronto! Você já dividiu o seu espaço físico em dois (ou mais) discos lógicos!
Sem resultados
Reset