Como criar GIFs a partir de vídeos do YouTube

"Site permite copiar vídeos do YouTube e outros serviços para gerar GIFs automaticamente."

4ae73c9
Por Virgilio Mastrangelo
24 fev, 2016

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Como criar GIFs a partir de vídeos do YouTube

Basta acessar as redes sociais para nos depararmos com imagens animadas, sejam os famosos memes ou aquelas velhas mensagens de bom dia do extinto Orkut. A maioria dessas animações são, na verdade, imagens no formato GIF, que foi lançado em 1987 e logo se disseminou pela internet. Os GIFs animados são várias imagens, no formato GIF, compactadas em uma única imagem, dando a ideia de movimento. Assim, é possível transformar vídeos em animações GIF, que possuem um menor tamanho e podem ser compartilhadas e incorporadas em diversas redes sociais, como Facebook, Twitter etc.

Talvez você já tenha tentado ou se perguntado como fazer uma animação GIF a partir de um vídeo do YouTube, mas desistiu depois de ver que precisava baixar programas ou se registrar em algum site da internet para poder criar sua animação. Mas agora você pode fazer suas animações em apenas alguns passos, sem precisar baixar ou instalar nada, com o GIPHY. Leia abaixo como criar animações GIF a partir de vídeos do YouTube.

Como criar GIFs a partir de cídeos do YouTube

1. No navegador de sua preferência, acesse o YouTube e escolha o vídeo que deseja converter em GIF. Logo em seguida, copie o endereço que aparece na barra de endereço do seu navegador.

artigo 3f211aca38356f262f14e7459b496163 figura1escolhaovdeo UIwHEIJ

Escolha o vídeo (Foto: Reprodução) 

2. Acesse o site GIPHY – gif maker na barra de busca e cole o endereço do vídeo escolhido, que foi copiado no passo anterior, o site abrirá o vídeo automaticamente. O GIPHY também permite utilizar vídeos de outras fontes, como o Vine e Vimeo. Se o vídeo estiver no seu computador, você deve pressionar o botão “Browse”, procurar o arquivo e abrir.

artigo 48d9aa45fd57f8f1e206ada65bed3f23 figura2coleoendereco eu62qzr

Cole o endereço do vídeo (Foto: Reprodução) 

3. No GIPHY, também é possível cortar o vídeo para gerar o GIF apenas de uma parte dele, como o bordão usado por um personagem de uma série, por exemplo. Para selecionar a parte do vídeo, desça até as barras “Start Time” e “Duration”, que ficam logo a baixo do vídeo. Em “Start Time” você escolhe o tempo onde a sua animação deve começar, enquanto na barra “Duration” você opta pela duração da sua animação. A parte do vídeo que foi escolhida é exibida no vídeo a cima das barras de configuração.

artigo 1ae96ef3cd99cbc3b7efdae39ee23914 figura3corteovdeo UPgXaTw

Corte o vídeo (Foto: Reprodução) 

4. Depois de selecionado o trecho para a sua animação GIF, você pode inserir um título, que aparecerá no GIF, e algumas palavras chaves. Vá até a seção “Caption” e digite o título desejado na caixa branca, automaticamente ao digitar, aparecerá alguns recursos de edição, como tipo do texto e cor. Depois de formatar o título, digite as palavras chaves na caixa branca que está logo abaixo.

artigo 7d8a6952643f5f2a7acc457ed12fd283 figura4escreveerumttulo u2B4IlY

Insira um título (Foto: Reprodução) 

5. Terminada a edição do seu GIF, observe se a caixa de aceitação dos termos de uso está marcada, e depois clique em “Create GIF”. Aparecerá uma barra de carregamento na sua tela, indicando o progresso de criação do GIF.

artigo bc1dc7f0901b8643399104dfa1e4b2f8 figura5crieseugifapartirdevideodoyoutube bijomsy

Crie o GIF (Foto: Reprodução)

6. Quando o seu vídeo tiver sido criado, a página se atualizará automaticamente, abrindo a página do seu GIF, onde é possível compartilhá-lo diretamente nas redes sociais e obter o código HTML para incorporação, em blogs, por exemplo. Ao clicar em “Advanced”, é possível baixar o GIF que foi criado, obter o link da página do seu GIF, ou subir a animação diretamente para o Twitter.

artigo d5aaad322d06e15009c4abc10c5d6079 figuraa6compartilhargif mScbGAy

Compartilhe o GIF (Foto: Reprodução)

O GIF criado fica hospedado no GIPHY, podendo ser acessado a quando quiser. Para facilitar uma posterior localização do GIF, recomenda-se utilizar palavras chaves específicas, ou salvar o “GIPHY Link”, que redireciona para página do GIF.

Categorias

Comentários