"Você é investidor de ações e vai declarar o Imposto de Renda? Veja como consultar o Informe de Rendimentos de Ações para comprovar de maneira correta os seus ganhos na declaração de IRPF."
3 minutos de leitura
0
Índice
TogglePara quem é investidor, é preciso ter atenção para o momento de declarar o Imposto de Renda. Isso porque investimentos em ações são, em sua maioria, tributáveis e consultar o Informe de Rendimentos é importante para declarar o IRPF de maneira correta.
Nessa matéria, você vai conferir como consultar o relatório de rendimentos em ações se você é um contribuinte que vai declarar o Imposto de Renda 2023.
A tributação de investimentos em ações depende de vários fatores, incluindo o tipo de investimento, a duração da aplicação e os rendimentos que foram recebidos. Em geral, os investimentos em ações são tributáveis, mas existem algumas exceções.
A seguir, você vai conferir alguns dos investimentos em ações que são tributáveis e também, aqueles que não são:
Confira quais investimentos são tributáveis e precisam ser declarados na Declaração de Imposto de Renda (DIR):
Veja agora alguns tipos de investimentos em ações que não são tributáveis.
A norma de Imposto de Renda para contribuintes investidores segue quase as mesmas normas do contribuinte de rendas diversas.
Veja quais investidores precisam declarar o IRPF:
Via de regra, o regime de tributação de IRPF para investidores é o regime progressivo, onde a alíquota varia de acordo com os rendimentos recebidos.
No entanto, também pode ser possível declarar o imposto de renda usando o Regime Regressivo, onde quanto maior o rendimento, menor a tarifa.
Esse regime é exclusivo para contribuintes investidores, sendo necessário conferir com um profissional (contador) ou diretamente na Receita Federal as exigências legais para declarar com regime regressivo.
As alíquotas variam de 22,5% a 27,5% e são aplicadas sobre o montante dos rendimentos de ações, menos as deduções permitidas pelo Fisco.
Além disso, os investidores também são submetidos ao imposto sobre operações financeiras (IOF) em algumas situações, como na venda de ações.
É importante entrar em contato com a sua corretora para entender como funciona o procedimento de consulta dos Informes de Rendimento. Normalmente, essas empresas enviam um relatório sobre os rendimentos, específico para quem vai declarar o Imposto de Renda.
No entanto, caso você não tenha recebido nenhum relatório até a data de abertura das inscrições para a declaração, você pode seguir os passos abaixo para visualizar os arquivos:
As etapas podem variar dependendo da corretora ou banco onde você possui conta corrente.
Caso tenha dificuldades em consultar o informe de rendimentos de ações, entre em contato com a sua corretora ou banco.
Para quem vai declarar o imposto de renda pela primeira vez como investidor, é importante lembrar que você pode cadastrar as despesas com a corretora para receber a rescisão dessas despesas.
Segundo a legislação atual, é possível deduzir essas despesas em até 6% do total de rendimentos tributáveis.
Essas despesas incluem taxa de corretagem, emissão de boleto, tarifas e outros. Vale lembrar que é indispensável anexar as comprovações das despesas, pois a Receita Federal estabeleceu regras rigorosas para essas comprovações.
Então, é importante guardar comprovantes e notas fiscais sobre suas despesas com a corretora e, caso não receba estes documentos, entre em contato com o atendimento e solicite os comprovantes para colocar em sua declaração de Imposto de Renda.
Você também pode gostar de ver: guia completo para o contribuinte declarar seu IRPF.
No results available
ResetSem resultados
Reset