2 minutos de leitura

Como comprar com segurança na Black Friday

4ae73c9
Por Virgilio Mastrangelo
26 de novembro de 2015

"Confiras as melhores dicas para aproveitar os melhores descontos sem risco de cair em golpes."

Como comprar com segurança na Black Friday

Tradição criada nos EUA, a Black Friday é a data de largada das promoções de inverno que se dá depois do Dia de Ação de Graças, um dos poucos feriados norte-americanos que rivalizam com o Natal. Na sexta feira seguinte a essa data histórica, as lojas lançam promoções e grandes promoções, e essa pratica se tornou comum em outros países.

Mas com a popularização do mercado digital, muitas pessoas acabam fazendo vista grossa para quesitos básicos de segurança na empolgação para garantir uma oferta tentadora ou um desconto inacreditável. Essas pessoas geralmente ficam a ver navios, nunca vendo seus produtos ou mesmo seu dinheiro de volta.

Para não cair no conto do vigário, preparamos uma seleção de dicas que podem salvar sua carteira você de uma dor de cabeça nessa Black Friday.

Escolha lojas confiáveis

Fazer compras online normalmente representa uma boa economia, e na Black Friday não poderia ser diferente. Mas tome muito cuidado na hora de selecionar sua loja! O Procon já revelou os piores sites para se comprar na Black Friday, então como encontrar uma boa loja?

Uma das maneiras mais seguras e rápidas é através do Reclame Aqui. Através do site ou dos aplicativos, você pode visualizar a reputação de diversos estabelecimentos no Brasil. Com podemos ver abaixo, a própria pagina já indica alguns estabelecimentos como confiáveis com o chamado Selo RA1000.

Alguns exemplos de boas lojas seriam Netshoes, Americanas, Submarino e KANUI.

Compare preços Antes e Depois 

Compare preços

Junto ao fenômeno de vendas no país, também foi cunhado um novo termo: Black Fraude. Essa expressão refere-se às lojas que costumam aumentar descaradamente os preços um dia antes das “ofertas” serem anunciados, mostrando descontos de 50, 70, até mesmo 90% que são completamente fictícios.

Felizmente serviços online como Buscapé, Zoom e mesmo o Procon possuem ferramentas d monitoramento de milhares de produtos, ajudando a evitar arapucas que só servem para lesar o bolso do consumidor.

Evite horários de pico

Sites costumam ficar congestionados e instáveis com o movimento descomunal de usuários, fazendo com que dados não sejam atualizados, por exemplo, e exibindo uma oferta de estoque que pode já não existir mais na hora de finalizar a compra.

Muitas vezes um site pode cair e ficar off-line no processo de finalização, gerando inconvenientes na hora de cancelar um pagamento ou exigir um estorno de uma compra malsucedida.

Proteja sua navegação

Proteja sua navegação

Manusear informações sensíveis como dados cadastrais e números de cartões de crédito e débito exigem uma atenção extra para sua segurança. Para ficar mais tranquilo, escolha um bom antivírus que possua um monitoramento ativo de URLs, impedindo que sites falsos roubem seus dados e que invasores se aproveitem de brechas de certificados para clonar seu cartão – ou fazer coisas piores.

Escolha um navegador mais rápido

Navegação mais rápida

Pode parecer bobagem, mas um navegador rápido pode ser a diferença crucial entre comprar uma pechincha ou ficar só na vontade. É sabido que navegadores como Firefox e Edge do Windows 10 são mais rápidos que alguns de seus principais concorrentes, então se aproveitar dessa vantagem técnica pode vir bem a calhar!

Comentários