Aprenda o que são os documentos XPS

"Há pouco tempo descobri XPS, o novo formato de documentos criado por Microsoft."

4ae73c9
Por Antonio Manoel
19 jan, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Há pouco tempo descobri XPS, o novo formato de documentos criado por Microsoft. Depois de investigar um pouco, parece interessante publicar um artigo para explicar um pouco de que se trata.

XPS, que vem das siglas XML Paper Specification, é um formato de documentos pensado para que seja fácil de compartilhar, ler e imprimir. XPS é um formato independente de plataforma (que se poderia ler em qualquer sistema operacional), aberto e sem royalties (se pode utilizar em qualquer caso sem ter que pagar nenhum direito ao criador). Microsoft lançou este formato recentemente e o integraram com Windows Vista e Office 2007.

A integração com Windows Vista é imediata, dado que o sistema operacional tem incorporada uma impressora XPS, para poder imprimir qualquer documento neste formato desde qualquer programa, assim como já vimos as impressoras PDF, que permitem criar PDFs desde qualquer programa com a opção de imprimir. Com isso conseguimos arquivos com extensão .xps, que se podem ler em qualquer sistema, sempre que tenha um visor XPS instalado.

Em Windows Vista, o visor de documentos XPS está integrado dentro do próprio Internet Explorer, portanto para abrir um documento XPS teremos que fazê-lo com o Explorador de Microsoft. Para quem desejar, também se pode baixar um programa chamado XPS Viewer, para visualizar diretamente os documentos XPS sem ter que utilizar Internet Explorer. Ademais, existe um pacote chamado “Xps Essentials Pack” que inclui o visor de documentos e um programa para criá-los. Todos estes programas são gratuitos.

Em Windows XP, teria que instalar o visor à parte, porque de entrada não tem compatibilidade com o formato XPS. Embora para isso tenhamos que instalar primeiro o .NET Framework 3.0, o que supõe um bom tempo e vários downloads para, afinal, poder ver os documentos XPS.

Deixo aqui uma série de links interessantes sobre XPS para os que desejarem investigar ou trabalhar sobre este novo formato: (desculpe, porém todos estes links estão em inglês)

Página de Microsoft dedicada a XPS
Download de programas XPS Viewer ou o Essential Pack
XPS na Wikipedia

XPS y PDF

O formato é, em minha opinião, uma aposta de Microsoft para competir com o formato PDF, embora ainda tenha bastante por diante para que se converta em um verdadeiro padrão aberto. De fato, para conseguir visualizar em XP um documento XPS temos que passar um bom tempo e fazer alguns downloads.

Continuam com as semelhanças com respeito a PDF, se poderia dizer que PDF está baseado em PostScript, enquanto que XPS está baseado em XML. Há que dizer que soa muito bem que o formato esteja baseado em XML, pelas vantagens desta linguagem quanto à compatibilidade e portabilidade.

Possibilidades de futuro para os documentos XPS

É fácil que os usuários de Windows Vista se familiarizem com o formato XPS, porque na hora de imprimir um arquivo sempre aparece a opção da impressora XPS. De fato, meu interesse sobre o formato surgiu a partir desse ponto. Ademais, como no momento de escrever este artigo não há suporte para Windows Vista de nenhuma impressora virtual de PDF gratuita (para gerar arquivos PDF com a ação imprimir dos programas), pois não resta outra possibilidade de utilizar a impressora XPS que vem incluída. Isto sem dúvida fará que os usuários comecem a utilizar o formato XPS e a torná-lo conhecido naturalmente entre seus contatos.

No entanto, teremos que esperar um tempo até que a distribuição de conteúdos e documentos de XPS seja tão habitual como a do formato PFD. Não me resta dúvida que Microsoft conseguirá. Não obstante, quanto ao trabalho de Microsoft por integrar XPS, não fica nada claro a que se refere quando diz que Office 2007 tem compatibilidade com XPS, se logo não consigo abrir com Word esse formato nem salvar um documento com extensão XPS através do Office, a não ser utilizando a impressora XPS que vem com Windows Vista.

Categorias

Comentários