"Esqueça os estúdios de gravação e corrija sons defeituosos."
2 minutos de leitura
0
Uma dúvida muito comum entre nossos usuários do Zigg diz respeito ao uso de certas ferramentas de áudio, principalmente editores. Como já tivemos uma série de tutoriais voltados para o Photoshop – o editor de imagens mais popular – é justo que os familiarizados da área musical também sejam agraciados com algumas boas dicas. É claro, bons programas como o Cubase são pagos – e caros – e como o próprio Photoshop, acabam nas mãos de profissionais da área, os únicos capazes de pagar seus altos preços.
Mas os musicistas de garagem não precisam sentir-se órfãos. Existem bons programas para edição de áudio, capazes de alcançar resultados excelentes, tão bons quanto um software profissional. Claro que eles não fazem milagres e algumas ações difíceis como a eliminação de ruídos pode ser um verdadeiro martírio. Mas com o Audacity – uma aplicação gratuita de código-aberto – é possível realizar a tarefa de maneira rápida em apenas alguns passos.
Escolha um arquivo de áudio qualquer, de preferência de uma gravação caseira ou ao ar livre, e abra no Audacity. Gravações como estas são as mais propensas a apresentarem ruídos e defeitos no som. Na interface principal do programa identificamos estes elementos como falhas no espectro, visíveis por apresentarem grande variação.
Com esta ferramenta, localizada na parte superior da janela, o usuário pode reduzir o volume dessa área para minimizar o efeito e quem sabe até remover o ruído. Pressione F2 ou escolha-a clicando uma vez sobre a mesma. Note que ao fazê-lo, o ícone da função será marcado e uma linha azul aparecerá na parte superior e inferior do canal de som, indicando que a ferramenta esta selecionada.
A tal linha azul pode ser manipulada por meio do mouse e é ele quem vai nos ajudar a reduzir a incidência do ruído. Clique sobre a linha inferior ou superior para ativar uma série de marcações brancas, responsáveis por delimitar a área da linha que se pode manipular. Agora clique sobre o ponto branco inferior correspondente ao trecho do ruído e arraste o mouse para o centro o máximo que puder, repita o mesmo com a linha superior.
Este processo permite reduzir o volume do áudio ruim até o tom de equidade. Se você tiver a sorte de encontrar apenas um destes pontos, meus parabéns, pois você um cara de sorte. Infelizmente para a maioria será preciso repetir a operação diversas vezes, até eliminar todos os defeitos. A vantagem deste procedimento é que ele é rápido e simples – até uma criança pode fazer – mas não é o método ideal.
No menu Efeitos encontramos a opção Remover Ruído, uma ferramenta própria para obter os resultados que estamos pretendendo. Antes de acionar a opção é preciso selecionar o trecho do áudio com o ruído. Agora vá para Efeitos > Remover Ruídos, para abrir uma caixa com novo menu. Clique em Perceber Perfil do Ruído, para que o programa faça uma analise para identificar a presença do ruído.
Uma vez identificado, será preciso acionar o efeito mais uma vez. Selecione todo o trecho antes disso. É possível ajustar o nível de sensibilidade da ferramenta, com o seletor posicionado na parte inferior do menu. Arrastar esse indicador para a direita remove mais ruído e para a esquerda menos.
Caso você não tenha certeza da quantidade, faça o seu ajuste e pressione o botão preview. O som será reproduzido com o ruído removido, para que você possa avaliar a sensibilidade da ferramenta.
Pronto! Agora você pode desfrutar de um som sem ruídos.