"Talvez a maioria não saiba, ou até já tenha ouvido falar de pessoas que recuperaram um HD queimado, ou mesmo de alguém que apagou dados do HD, mas que um técnico foi lá e conseguiu fazê-los “reaparecer”. Mas por quê isso acontece? É possível recuperar dados de um HD mesmo depois de formatado? Sim, é […]"
2 minutos de leitura
0
Talvez a maioria não saiba, ou até já tenha ouvido falar de pessoas que recuperaram um HD queimado, ou mesmo de alguém que apagou dados do HD, mas que um técnico foi lá e conseguiu fazê-los “reaparecer”. Mas por quê isso acontece? É possível recuperar dados de um HD mesmo depois de formatado?
Sim, é possível! E ocorre porque quando um arquivo é apagado, o sistema não remove os dados no disco. Isto tem motivo: seria muito lento e poderia diminuir a duração do disco, pois aumentaria a quantidade de trabalho. Apagando arquivos enormes (como 300 ou 400MB) é possível perceber que eles são removidos instantaneamente. Criar ou copiar um arquivo deste tamanho é um processo que pode levar vários minutos mesmo em computadores considerados bons atualmente.
Quando mandamos excluir um arquivo o computador apenas retira esse arquivo de um índice que é mantido no sistema de arquivos, onde são armazenadas algumas informações sobre cada arquivo presente no disco. Quando ele é removido deste índice, deixa de ser listado lá na pasta quando a abrimos, e o espaço que ele ocupava se torna livre para ser utilizado para a gravação de outros arquivos, por que aquele espaço é marcado como livre. Mas se um arquivo nunca for gravado neste espaço, o arquivo pode ser recuperado. Claro que isto também depende de fatores como o tamanho do arquivo e o formato do mesmo.
Para pode apagar definitivamente esses arquivos é necessário substituir o espaço no disco que eles ocupavam por dados aleatórios, ou por zeros lógicos, existem programas que fazem isto, são os trituradores de arquivos (ou file shredders). Os trituradores, em vez de simplesmente retirarem o arquivo do índice, mudam seu conteúdo. Alguns vão zerar o arquivo (substituir todo conteúdo por zeros — lembrando que computadores trabalham só com 0 e 1), outros vão simplesmente escrever informações aleatórias sem nenhum significado. Desta forma, o sistema de arquivos irá substituir os dados anteriores, o que irá tornar impossível a recuperação dos dados. Ou seja, não existe meio de realmente “apagar” o arquivo: apenas é possível substituir os dados por outros, ou por nada (zero).
O Spybot Search & Destroy possui um triturador embutido, assim como ele existem várias outras ferramentas gratuitas que fazem isto.
Siga os passos abaixo para escluir permanentemente um arquivo do seu disco rígido:
Sem resultados
Reset