2 minutos de leitura

Antivírus gratuitos: ClamWin

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
1 de julho de 2013

"Aplicativo (muito) simples com atualizações automáticas sobre as ameaças da web"

Encerrando nossa série de posts sobre Antivírus gratuitos falaremos sobre um aplicativo ainda pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, mas que não poderia deixar de figurar nesta seleção. Estamos falando do ClamWin, que assim como os softwares abordados anteriormente destaque por não exigir qualquer forma de pagamento e por apresentar uma interface intuitiva e fácil de manusear.

O aplicativopossui atualizações automáticas da base de dados sobre as mais novas ameaças da web, que serve para aumentar a sua proteção, pois ele ficará constantemente atualizado com relação as novas praga virtuais. Além disso, o ClamWin possui integração com o Microsoft Windows Explorer através de um menu de contexto e também conta com um add-on para trabalhar com o cliente de e-mail Outlook.

Para instar o programa Clique Aqui! E enquanto você aguarda o término do download é recomendado que desative quaisquer outros softwares de segurança ativos. Isto evita possível conflitos entre eles, o que pode comprometer o funcionamento de ambos e eventualmente, sua máquina. Depois de baixado, basta clicar duas vezes sobre o executável para iniciar a instalação.

df5106f65df66ba305517976b2e31c9c clamwin20preferences VhNEV1i

Diferente dos outros quatro antivírus abordados, este aqui não possui suporte para o idioma português, embora neste primeiro momento isso não chegue a atrapalhar. Entretanto é importante que você usuário fique atento, pois em determinado momento da instalação lhe será sugerido a aquisição da barra de ferramentas da Ask. Desmarque a caixa Install Ask Toolbar, pois a mesma não é necessária.

Terminada a instalação chegou a hora de ir até a cozinha fazer um cafezinho. Não tenha pressa, demore o quanto quiser, pois antes o ClamWin fará uma varredura automática para verificar as atuais condições de segurança da máquina. Isto pode demorar de 1 a 5 minutos, embora não seja uma regra. Quando a tal análise terminar é que você poderá, enfim, usar as ferramentas do programa.

Como já foi mencionado, a interface é de fácil acesso, mas não é necessariamente um primor, na verdade até que é bem feinha.  O programa tem apenas 4 opções: Display Preferences Windows, Update virus databases, Scans Programs Loaded e Scans Selected Files. A primeira, quando aberta mostra uma nova janela com uma serie de opções em abas que incluem escaneamento de emails, localização de arquivos, ações de Proxy e várias outras.

c75789323a267fe2681135ef8166a23f clamwin20free20antivirus20scanning ScimRBH

O usuário basicamente marca e desmarca uma ou outra caixa para habilitar/desabilitar a função. Por estar em inglês, recomendamos que você só as altere se souber exatamente o que esta fazendo, pois fazê-lo a esmo pode desconfigurar o programa totalmente. A segunda opção, Update vírus databases, repete o processo inicialmente feito pelo programa, aquela análise na qual você foi tomar o café lembra? Acontece basicamente a mesma coisa, com o antivírus fazendo nova verificação no sistema como um todo.

Mais uma vez, a sugestão do café parece o ideal. Em Scans Programs Loaded, o ClamWin vai repetir mais uma vez o processo de verificação, mas desta vez, apenas os programas executáveis ou que já estejam em execução. A última das opções é Scans Selected Files, que fará um escaneamento rápido em arquivos previamente selecionados. Por exemplo, suponha que você queira analisar todos os arquivos de um drive específico, basta clicar sobre a representação do mesmo e em seguida sobre o ícone de Scans Selected Files. Imediatamente o programa fará uma verificação, que como já é de praxe, pode custar todo o café da sua casa.  

Comentários