4 minutos de leitura
"Nem só de Norton vive a segurança do seu computador."
Nem todo bom antivírus destinado a proteger seu PC precisa custar os olhos da cara. Embora Aplicativos como o Norton estejam entre os queridinhos das empresas e instituições privadas, aquelas com menores recursos preferem alternativas mais baratas. Da mesma forma, nem todo usuário pode (ou quer pagar) por algo que é um direito seu: a proteção a seus dados e informações pessoais.
Nestes casos o uso de antivírus gratuitos é a solução e diferente do que muita gente pensa, tais aplicações não são de forma alguma ineficientes ou ultrapassadas, pelo contrário! Alguns se mostram tão bons quanto qualquer software pago. Existem vários deles disponíveis na rede e aqui no Zigg ocupam uma categoria própria em nossa área destinada a programas voltados para segurança. Entre nossos destaques está o Avast, destaque não apenas na preferência, mas também pela sua forma simples e eficiente de proteger o computador.
Se quiser comprovar a eficiência do Avast Antivírus, Clique Aqui para baixá-lo. Enquanto o download é executado aproveite para desativar eventuais proteções ativas no computador (leia-se desligar outros antivírus) para evitar conflitos o que acabaria ocasionando análises equivocadas. Feito isto, é só clicar no instalador e seguir os passos (em português) até o final. Aguarde alguns instantes enquanto o Avast cria um ponto de restauração no sistema.
O ponto pode ser usado para reverter os computador as configurações presentes antes da instalação do programa, normalmente utilizado em caso de erros. Uma vez terminado o processo, o ícone do programa permanece ativo na bandeja do seu sistema, inicializando juntamente com o Windows. È possível desativar esta opção, pois ela pode causar eventual lentidão durante o logon, embora isto esteja relacionado mais com as capacidades da máquina do que com o próprio programa.
Em nossos testes o Avast não comprometeu de maneira nenhuma a inicialização do Windows 7. Se você já teve alguma experiência com o programa no passado então deve se lembrar de uma ferramenta com interface complicada e de funcionalidade duvidosa. Felizmente, a partir da sua versão 5, a família de aplicativos Avast sofreu modificações visíveis neste aspecto tão criticado.
As alterações são visíveis imediatamente ao iniciar a instalação. O aplicativo abandona a paleta de cores da versão 4 para vestir-se de tons escuro, com toques de branco e alaranjados. A diferença com a velha interface é considerável. O antigo painel metálico dá espaço para uma janela que utiliza um sistema de abas semelhante ao encontrado nos mais populares navegadores. Tais abas estão divididas em 4 Campos Gerais: Resumo, Escaneamento, Módulos Residentes e Manutenção. Cada uma delas se desdobra em outras subcategorias.
A primeira delas (Resumo) é a responsável por informar ao usuário as atuais condições do computador. Na subcategoria Estado Atual é possível verificar o grau de proteção do computador em diferentes aspectos. Se tudo estiver ok, então um ícone verde com um visto ficará visível, se algo não estiver certo e houver duvidas sobre a segurança o ícone se tornará amarelo e será identificado por uma exclamação e no caso das proteções estarem danificadas ou inativas, a cor vermelha será predominante ao redor de um enorme “X”.
Já em Estatísticas, são mostrados os dados para cada um dos vários componentes do Avast. Basta selecionar o componente desejado de dentro da lista e em seguida determinar um período de avaliação. O programa irá processar um gráfico mostrando em detalhes o aproveitamento do item selecionado, o que exigirá o uso do Adobe Flash Player instalado no PC.
O segundo dos campos Gerais é Escaneamento, que por sua vez se divide em Escanear, Escaneamento ao reiniciar e Logs de escaneamentos. No primeiro você pode utilizar os controles para executar um dos escaneamentos pré-definidos ou para criar um escaneamento personalizado. Não parece haver limite para o número deles que podem ser feitos ao mesmo tempo, entretanto é preciso frisar que quanto maior o número, mais lento será sua execução.
O Escaneamento ao reiniciar é uma das principais armas do Avast! Ele é feito antes que o sistema seja carregado e antes que um eventual malware tenha chance de ser ativado. Isto permite que um sistema, caso esteja infectado, seja limpo antes que o malware provoque danos. Alem disto, o escaneamento ao reiniciar utiliza acesso direto ao disco rígido, passando através dos drives do sistema de arquivos, o que permite detectar até os mais ocultos rootkits.
A tabela encontrada em Logs de escaneamento mostra todos os escaneamentos executados, incluindo as infecções detectadas. Mais abaixo da lista também é possível identificar detalhes a cerca do processo como o tempo de execução, o número de arquivos analisados (assim como o de pastas), a quantidade de dados testada e etc.
A terceira das quatro abas Gerais é Módulos Residentes, dividida em Módulos de: 1) Arquivos, 2) Email, 3) Internet, 4) P2P, 5) Mensagens, 6) Rede e 7) Comportamento.
A de Arquivos (1) é o principal componente de proteção do Avast. É ele quem monitora todos os arquivos e programas armazenados no seu computador. O Módulo de Email (2) controla o tráfego e emails e escaneia todas as mensagens antes que cheguem ao computador e tenham de provocar algum dano. O módulo seguinte, Internet (3) apresenta as atividades de internet e elimina qualquer ameaça antes de que seu navegador as encontre. P2P (4) monitora os arquivos baixados com a maioria dos aplicativos que utilizam a tecnologia, eliminando em grande parte os riscos associados com este tipo de programa.
Os módulos seguintes – Mensagens (5), Rede (6) e Comportamento (7) – verificam respectivamente os arquivos baixados com programas de mensagens; as atividades de rede e o sistema de um modo geral. Mensagens também analisa o conteúdo dos emails para comprovar se os mesmo estão livres de malwares; Rede, pode bloquear de imediato a ação de qualquer vírus que tente infectar o sistema; e Comportamento alerta o usuário contra ações suspeitas.
O último dos Campos Gerais é também o mais técnico. Manutenção subdivide-se em Atualização, Registro, Quarentena e Sobre Avast; vejamos resumidamente, cada um deles. Manter o antivírus atualizado é uma medida preventiva das mais importantes. Felizmente o Avast já vem pré-configurado para realizar atualizações automaticamente, embora ao usuário também seja permitido alterar tais configurações para melhor adaptá-lo ao seu dia-a-dia.
A área Registro tem por finalidade manter o usuário ciente da atual situação legal do programa quanto a sua posse sobre o mesmo (Registrado ou não). Quarentena funciona como um depósito de arquivos suspeitos e infectados. Ao mover um arquivo para cá, você o isola do resto do sistema prevenindo qualquer dano. Por fim, Sobre o Avast, nada mais é do que uma série de informações sobre o software, como versão e créditos de desenvolvimento.
No results available
ResetSem resultados
Reset