5 Macetes para melhorar suas pesquisas no Google

"Aprenda dicas que podem ajudar com o mecanismo de pesquisa do gigante das buscas."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
12 jun, 2013

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Google firmou-se na rede como a ferramenta de buscas mais usada em todo o mundo. O grupo fez sucesso graças a técnicas sofisticadas de identificação exata de textos para encontrar páginas que sejam tanto importantes como relevantes para a sua busca. Fazer uma pesquisa é muito simples, tudo que você precisa fazer é escolher um termo que defina ou descreva aquilo que você esta procurando. Algo como “pdf” para documentos e informações sobre essa extensão de arquivo ou “ziggi” para encontrar o endereço do nosso site.

 

Feito isso, insira o termo na barra de buscas e pressionar “Enter” (ou clicar no botão “Pesquisa Google”) para abrir uma nova página contendo uma lista de resultados em ordem de relevância. O que define o posicionamento das páginas é tanto as outras páginas vinculadas a mesma, como a proximidade dos termos pesquisados. A ferramenta é bem completa na verdade, englobando diversos recursos, mas que acabam não sendo usados pela maioria dos usuários.

 

Veja a seguir algumas dicas e truques que podem ajudar com o mecanismo de pesquisa.

1) Definindo termos

Saber escolher os termos certos é essencial para obter bons resultados. A lógica pede para começar com óbvio, por isso, digite o termo principal. Se você procura informações sobre “Como realizar pesquisas no Google”, comece procurando as palavras “pesquisa” e “google” separadamente

382fca19861f8a5d62c3c2799cf2c42a pesquisa20google20 20pesquisa20google20

2) Evite conectivos e palavras descartáveis

Claro que quanto mais termos melhor, embora deva-se evitar conectivos como “e” e “ou”, assim como as chamadas palavras descartáveis – caracteres comuns que o Google descarta automaticamente. Números isolados também não contribuem em nada, produzindo um efeito exatamente contrário, tornando a pesquisa mais lenta e acrescentando resultados dispensáveis.  

 

3) Usando sinais de “+” e “-”

Se sentir a necessidade de acrescentar conectivos ou números à pesquisa existe um recurso que pode ajudar. Trata-se do acréscimo do sinal de “+” ligando as palavras a letras isoladas. Basta digitar a 1ª palavra (seguida de espaço), sinal de “+” (novo espaço) e por fim a 2ª palavra

 

Já o sinal de “-” tem aqui outra função. Ele serve para evitar que a palavra posterior a ele seja incluída da busca. Suponha que você procure baterias [carregadores] e não baterias [instrumento]. Inserindo “bateria -instrumento” no campo de pesquisa você restringe os resultado ao excluir qualquer resultado referente ao instrumento de percussão.

8ad5fd9d282e561a30155bfe7d292b94 pesquisa20distrito20920 20pesquisa20google20

 

4) Use termos contextuais

Se você quer comprar peças para um modelo específico de carro antigo, será mais pratico procurar por “peças para impala 67” do que simplesmente “peças para carro velho”. Como o Google considera todos os termos da pesquisa ajuda muito ser mais específico possível. Evite generalizações.

 

Ao procurando pelo livro “Entrevista +com +Vampiro”, não ponha “livro de vampiros anne rice”, ou do contrários todas as crônicas vampirescas da autora vão chover na sua tela. O segredo aqui é saber combinar os termos sem se preocupar com a ordem lógica entre eles. Uma pesquisa com os termos “anne rice vampiro ” é tão efetiva quanto “vampiro anne rice” ou “rice vampiro anne”.

 

5) Frases entre “aspas”

Em alguns casos, você vai querer obter resultados apenas para uma frase exata. Para isso, basta digitar os termos de pesquisa entre aspas. A pesquisa entre aspas é recomendada principalmente quando se procura por sentenças específicas como nomes próprios (“Kid Mumu”), letras de música (“Came on baby light my fire”) ou frases famosas (“Se é pelo bem de todos, diga ao povo que fico”). 

5f09c23e0546705f2b25b7916ce01d5e pesquisa20e2809ccame20on20baby20light20my20firee2809d20 20pesquisa20google20

Comentários