2 minutos de leitura

5 dicas para melhorar sua conexão wi-fi

4ae73c9
Por Virgilio Mastrangelo
20 de outubro de 2015

"Realize procedimentos simples no seu roteador para um sinal de internet sem fio mais forte."

5 dicas para melhorar sua conexão wi-fi

Configurar um roteador sem fio pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com a evolução dos aparelhos para conexões wi-fi os procedimentos de setup e personalização foram ficando cada vez mais simples. Dependendo do modelo do seu aparelho, alguns ajustes bem mundanos podem significar um ganho de velocidade e até mesmo de segurança para suas conexões.

Confira a seguir nossas dicas!

5 dicas para melhorar sua conexão wifi

1 – Mudança de canais

deixar o wifi mais rapido

Aparelhos mais modernos, como o OneHub do Google, provavelmente não sofrem desse problema, mas a seleção não-automática de canais pode prejudicar a recepção do sinal em diferentes aparelhos. Outro motivo para selecionar canais manualmente é o congestionamento de aparelhos em uma única frequência, efeito comum das configurações de fábrica dos mais variados eletroeletrônicos.

Uma dica para selecionar o melhor canal, livre de congestionamento e com maior potência, é o uso de aplicativos como o Netgear WiFi para Android ou o Acrylic Wifi para Windows. Ambos gratuitos, suas configurações são praticamente autoexplicativas e favorecem o usufruto do melhor canal para seus dispositivos conectados a uma rede wireless.

2 – Priorização de dispositivos

Um recurso muito comum em roteadores de todas as espécies, mas que pode ser conhecido por dois nomes diferentes: Qualidade de serviço –  Quality of Service (QoS); e Wifi Multimedia (WMM). Independente do nome, você pode, através dessa opção, dar prioridade para seu PC baixar arquivos mais rapidamente, ou mesmo dedicar uma banda larga maior para seus videogames, permitindo assim o streaming de vídeos ao vivo, por exemplo.

3 – Escolha velocidades maiores

deixar o wifi mais rapido

Quem possui smartphones e notebooks modernos, como o Samsung Galaxy S6 Edge ou mesmo o Surface Book, e também possui um roteador recente, possui aparelhos compatíveis com o padrão 802.11ac, o mais rápido e estável de conexão sem fio atual.

Caso você não encontre esse padrão nas configurações do seu router, você pode escolher entre padrões diferentes, que variam do 802.11a ao 802.11ac. Caso algum dispositivo pare de reconhecer a rede, altere novamente as configurações para novos padrões de velocidade até encontrar o ideal para suas necessidades.

4 – Esconda seu conjunto de serviços

Para facilitar a conexão de novos dispositivos, a maioria dos roteadores sem fio vem com uma predefinição de fábrica que permite a transmissão automática do seu Conjunto de Serviços, ou Service Set Indentifier – SSID. Apresar de não ser algo problemático em si, isso torna sua rede visível para qualquer um, o que pode tornar sua rede vulnerável a ataques de invasores ou mesmo na conexão automática de parentes ou visitas que podem consumir sua banda indiscriminadamente.

5 – Faça o upgrade do firmware

deixar o wifi mais rapido

Essa tarefa depende muito do fabricante do seu roteador. Empresas diferentes lançam atualizações de firmware em tempos e qualidades distintas entre si. Mas você pode acessar o site do desenvolvedor e buscar pelo modelo desejado para obter a mais recente versão do seu aparelho, obtendo assim correções de bugs, melhorias no sistema e muito mais.

Lembre-se também que você pode atualizar os drivers do seu roteador para obter um melhor suporte e compatibilidade.

Comentários