"Saiba as vantagens e desvantagens do Nvidia GTX 1080."
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleA Nvidia Gtx 1080 até o momento é a placa de vídeo com maior índice de desempenho no mercado. Equipada com novas tecnologias como a Pascal e recursos como o FinFet, a placa oferece suporte ao DirectX 12 e largura de banda GDDR5X, garantindo a melhor experiência, velocidade e suavidade para os jogos atuais.
Conheça agora, mais sobre cada uma das novas tecnologias empregadas na nova edição da placa de vídeo mais usada no mundo e quais as vantagens e desvantagens relacionadas às versões anteriores. Dessa forma, você poderá concluir se vale ou não a pena investir.
Vamos começar falando sobre as vantagens da nova GTX 1080. A primeira delas é o novo suporte para jogos em 4K. Agora, você poderá executar jogos na melhor qualidade de imagem possível. Caso sua TV tenha suporte 4K Ultra HD, prepare-se para ter a melhor experiência visual, semelhante ao que virá nos novos consoles Playstation 4 Pro e Xbox One Scorpio.
Outra grande vantagem se encontra no consumo de energia da GTX 1080. Mesmo com um desempenho 50% a mais que sua antecessora, ela consegue consumir a mesma quantidade de energia. Por isso, não se preocupe muito com a conta de energia.
Em termos de performance, a GTX 1080 é a top de linha do mercado. Com 8 GB de memória RAM, o mais novo padrão GDDR5X, capaz de operar a 10 GB/s e 2560 núcleos CUDA, você poderá executar todos os jogos atuais com configurações no máximo e a 60 FPS! Imagine jogar The Witcher 3: Wild Hunt, Battlefield 1 ou Forza Horizon 3 nessas qualidades!
Como mencionado, a Nvidia GTX 1080 está equipada com uma nova arquitetura chamada Pascal. Diferentemente da arquitetura Maxwell das placas anteriores, o Pascal garante que a placa tenha o dobro de performance.
Em comparação com outras placas que atingem um clock de 1 GHz, o processador da GTX 1080 é capaz de atingir incríveis 1.61 GHz. Quando o turbo é ativado, isso pode chegar a 1.7 GHz.
Um dos maiores problemas para que é um PC Gamer e que incomodam muito os mais perfeccionistas, são os chamados “screen tearings”, um defeito que cria um rasgo na tela ou linhas que quebram a imagem em partes desiguais, como é percebido na imagem abaixo:
Apesar da criação do V-Sync ter resolvido esse problema em muitos jogos, ele acabava afetando o desempenho. Depois veio o G-Sync que melhorou um pouco o desempenho, mas ainda não era o suficiente. Agora, na GTX 1080 teremos muito mais desempenho sem a presença desse incômodo problema, graças ao F-Sync, uma nova tecnologia que se une ao já presente G-Sync e garante a melhor qualidade visual.
Ainda outra vantagem em investir na GTX 1080 é a sua mais nova tecnologia SMP ou “multi-projeção simultânea” que beneficiará os jogadores que usam múltiplas telas. Com a nova tecnologia empregada, todo o trabalho de dividir a imagem o jogo nas telas, será feito automaticamente sem afetar a perspectiva, ótimo para quem desejar fazer uma apresentação para um grande público ou mesmo para os ostentadores!
Com essa mesma tecnologia SMP, os jogos virtuais também recebem destaque. Isso porque, atualmente as placas renderizam a imagem dos jogos virtuais no formato retangular. Com o SMP, essa imagem será exibida no formato próximo ao do próprio óculos Rift ou Vive, garantindo um melhor desempenho e qualidade gráfica para essa nova geração de games em realidade aumentada.
Para finalizar as vantagens, teremos também um novo recurso exclusivo para captura de telas. Com a tecnologia Ansel, as screenshots receberão qualidade de fotografia profissional por meio de filtros e outros recursos utilizados em câmeras.
A primeira grande desvantagem da nova placa de vídeo GTX 1080 é o seu alto preço que custa R$ 3,700 na versão normal e R$ 4,300 na versão Founder Edition que oferece algumas exclusividades, mas tem o mesmo nível de desempenho. Por conta disso, os que querem ter um bom aproveitamento nos jogos, é melhor investir nas placas anteriores que não deixam a desejar.
A outra desvantagem que pode não agradar todos os jogadores, é a mudança na tecnologia SLI. Para quem não conhece, o SLI é um método que permite unir duas ou mais placas de vídeo em uma única saída de vídeo para aumentar o desempenho e qualidade de imagem.
A GTX 1080 não permitirá mais a ligação de três ou quatro placas. O motivo principal dessa mudança é o novo conector SLI que restringe ao uso de apenas duas placas, que na verdade é mais do que o suficiente devido ao desempenho de uma só placa.
Mas por que tal mudanças? A Nvidia explica que o objetivo é que duas placas possam alcançar uma velocidade maior para que os jogos possam ser apresentados em 4K e 60 frames por segundo.
Sem resultados
Reset