3 minutos de leitura

Nokia 8 e Nokia 8 Sirocco: Tops de linha da gigante finlandesa valem a pena?

Jonatas-Freitas-1.png
Por Jonatas Freitas
13 de março de 2018

"Com o ressurgimento da Nokia, alguns aparelhos chamaram a atenção dos consumidores, mas eles valem o custo?"

Quando se lê o nome “Nokia”, a primeira lembrança é de celulares antigos, dos anos 90/2000, que eram disparados os mais vendidos e eram sinônimo de resistência e durabilidade. Com o surgimento dos smartphones na metade da última década, a gigante perdeu espaço para empresas como a Sansung, Apple, Motorola e Sony, que dominaram completamente o mercado e fizeram a Nokia cair no esquecimento.

Com a compra da Nokia pela Microsoft em 2013, os celulares produzidos a partir daí estamparam a marca Nokia mas tinham o sistema operacional Windows Phone, que desagradou a muitos porque não tinha suporte a tantos apps como os de sistema Android e iOs.

No entanto, em 2017, a HMD Global, um consórcio também finlandês e que inclusive contava com alguns ex-funcionários da Nokia, comprou da Mirosoft os direitos e patentes da marca e a Nokia pôde então ressurgir para o mercado rodando o sistema Android, o mais popular entre os smartphones. Com esse recomeço, a Nokia conseguiu ficar com 1% das vendas do mercado de dispositivos móveis em 2017.

Nokia 8 e Nokia 8 Sirocco

f802ec9da90960ea225a03ac39991c37

Um dos responsáveis por essas vendas foi o Nokia 8, top de linha da companhia, com sistema Android, que teve no seu sistema de câmeras um dos diferenciais. Na WMC de fevereiro de 2018 foi apresentada uma nova versão para o celular: o Nokia 8 Sirocco.

Câmera

Com três sensores, um frontal e dois na parte de trás,  o sistema garantiu opiniões positivas em sites especializados, através dos seus 13 MP, abertura de f/2.0 e pixels de 1.12 mícron. Os dois gravam vídeos em 4K, mas somente o Nokia 8 Sirocco grava em 4K até com a câmera frontal, enquanto o Nokia 8 normal grava em Full HD na mesma câmera.

O sistema da parte traseira conta com algumas ferramentas para melhorar as fotos, como um sensor colorido com estabilização óptica de imagem e um outro com estabilização eletrônica, monocromático. A proposta é que os dois consigam dar uma qualidade maior às fotos mesmo em condições mais pobres de luminosidade.

cdb8bc65bf5774f23b65f9f00f5c65c9

Outro ponto destacado sobre as câmeras é o sistema “bothie”, um trocadilho entre as palavras “both” e “selfie”. Neste sistema a tela é dividida ao meio e a foto ou vídeo é gerada juntando-se a geração tanto da câmera frontal como da traseira. O sistema já existe em outros celulares, mas sengundo a HMD a diferença da Nokia é que é permitido usá-lo para fazer transmissões ao vivo para Youtube e Facebook.

Processador

Tanto o Nokia 8 como o Nokia 8 Sirocco tem Snapdragon 835. Enquanto o 8 normal tem versões de 64GB e 128 GB, o Sirocco tem somente a de 128GB. No quesito memória RAM, um dos mais importantes no que tange à velocidade e à ausência de travamentos, o normal tem versões de 4 e 6GB, enquanto o Sirocco tem de 6GB. Sirocco: 4x 2.36 GHz Kryo + 4x 1.9 GHz KryoQuad-core e Nokia 8 normal: 2.45 GHz Kryo + Quad-core 1.9 GHz Kryo.

Design

e20ec762624241f09331876ab47a15fa

O Nokia 8 tem dimensões de 151.5 x 73.7 x 7.9 mm, enquanto o Nokia 8 Sirocco tem 140.93 x 72.97 x 7.5 mm. O primeiro tem um design de alumínio e uma parte traseira polida, que dá a ele um toque espelhado. Quanto à resistência, ele aguenta respingos de água e também tem resistência limitada contra poeira, tendo a certificação IPS4. Na parte frontal o celular conta com um leitor de impressões digitais, além dos “botões” de retornar e de aplicativos recentes.

Bateria

A bacteria do Nokia 8 é ligeiramente maior em termos de capacidade do que a do Galaxy S8, da Sansung, um de seus concorrentes mais fortes, e que tem 3000 mAh. Uma das suas características é uma recarga rápida, com os 100% do aparelho sendo preenchidos em 2 horas e 11 minutos. Outra característica que melhora o tempo de bateria é que o celular tem um sistema de resfriamento líquido, que garante que o aparelho não vai esquentar demais mesmo ao rodar apps pesados como jogos. Isso, além de fazer com que a bateria seja menos desgastada em um turno, também faz com que sua vida útil também aumente.

Apesar do carregamento rápido, o celular não conta com a tecnologia de carregamento sem fio, presente em alguns tops de linha. O Nokia 8 Sirocco apresenta uma bateria melhor, com 3260 mAh.

Tela e resolução

A tela do Nokia 8 tem resolução de 2560×1440 pixels e proteção Gorilla Glass 5. O tamanho é de 5,3 polegadas, enquanto o Sirocco tem 5,5 polegadas. Uma diferença é que o Sirocco tem tela OLED, enquanto o normal tem tecnologia LCD, mais antiga. A resolução do Sirocco é igual à do normal.

Opinião final

Ambos os celulares valem a pena para quem é fã da Nokia, mas é preciso ressaltar que eles ainda não estão em par de igualdade com a maioria dos concorrentes. A Sansung, por exemplo, oferece aparelhos com hardwares mais potentes. Também é válido lembrar que eles não estão presentes em todas as lojas brasileiras, somente em alguns varejistas. O Sirocco ainda nem foi lançado para venda, aliás. O preço do novo modelo pode chegar a quase 3 mil reais, enquanto o Nokia 8 normal está  próximo de R$ 2.200,00.

Comentários