5 minutos de leitura
"Saiba mais sobre este grande otimizador e aprenda sobre suas principais funções."
Índice
ToggleSegurança e manutenção são segmentos amplamente explorados por desenvolvedores. A preocupação com a integridade de dados trocados entre usuários de redes sociais, instituições financeiras e até e-mails se faz iminente diante da importância que possuem. Tão importante quanto a agilidade e facilidade com que são manipuladas estas informações é a adoção de medidas inclinadas à proteção e à sua perfeita fluidez.
A performance de dispositivos em suas mais variadas aplicações é dependente de um sistema sem atuações externas, “limpo”, sem ameaças e ajustado de modo a propiciar o maior desempenho possível do hardware. Pensando em todos estes detalhes a IObit desenvolveu a suíte Advanced System Care, atualmente em sua versão 7.1, repleta de ferramentas e funções que serão detalhadas nos próximos parágrafos.
A simplicidade do uso, como em versões anteriores, é uma forte característica no Advanced System Care. A partir da imagem acima é possível perceber o que o programa é capaz de oferecer, em opções detalhadas, dispostas e organizadas em abas e submenus. Ações, complementos e a função “limpeza com um clique” estão organizados em abas e fazem parte do layout principal do programa. Ferramentas de todos os níveis estão naturalmente dispostas na aba “Ferramentas”, onde mais de 30 se fazem disponíveis para as mais variadas necessidades, seja para melhoria na conexão com a internet ou uma desfragmentação otimizada.
A princípio, assim que o programa é aberto, já é possível visualizar quase todas as funções e ferramentas. Algumas de maior importância possuem botões de maior destaque e posicionados de modo que sejam acessados facilmente como o “Verificar”, presente na aba “Cuidado”, onde um mega ajuste pode ser feito, marcando ou desmarcando os setores que deseja ou não verificar.
Algumas ferramentas só estão disponíveis em determinadas versões do Advanced System Care. A opção “Reparar Windows”, por exemplo, atua na versão Pro e se utiliza do relatório de erros para corrigi-los ou identificar recursos considerados importantes, desativados, indicando em seguida o ideal para o sistema. Outra, de uso aconselhável, principalmente para usuários exigentes, se chama “Otimizar RAM”, que ajusta e equilibra o consumo da memória física e os aplicativos que a requisitam, balanceando e otimizando quando julgar necessário ou a partir de configurações pré determinadas, com foco em manter a maior quantidade livre possível.
Para os usuários da versão Free é interessante a ferramenta “Limpar Registro”, que faz uma busca e reúne entradas inválidas e desnecessárias do registro do Windows, recuperando na maioria das vezes, dependendo da “sujeira”, 40% ou mais de performance.
Na imagem, as principais ferramentas foram apontadas e destacadas para facilitar o seu uso e entendimento de suas funções. Divididas por grau de importância, três cores distintas determinam suas prioridades. Em “Laranja”, estão as de uso impreterível, necessárias e vitais para o bom desempenho. Já as destacadas em “Verde” estão ferramentas de uso recomendado, indicadas para manter ou melhorar a performance, algumas atuam na segurança e outras no desempenho, os dois principais critérios do software.
Algumas ferramentas foram destacadas em “Azul” e indicam que estas são de uso ocasional e também possuem poder de alteração, tanto na performance como no desempenho do sistema.
Uma das ferramentas essenciais do programa, desenvolvida para reduzir um dos maiores fardos dos sistemas operacionais da Microsoft, a “fragmentação” em unidades NTFS.
Quando ficheiros relativos a um programa, jogo ou um simples acervo de conteúdo multimídia é inscrito, copiado para o disco, o sistema tenta definir os blocos (clusters) que armazenarão a informação. De modo convencional os arquivos são alocados/armazenados em sequência, de forma contígua, já que HDD’s convencionais são dispositivos mecânicos, com partes móveis, e quanto menos tempo ele desprender para efetuar a leitura dos dados para determinada ação (seek time) melhor.
Por ventura, arquivos, até de um determinado programa, podem ficar afastados ou em setores diferentes do disco, gerado pelo método com que são manipulados, acarretando em uma acentuada demora na leitura já que o cabeçote terá que se mover por entre trilhas e setores para encontrar o resto das informações.
A proposta do “Desfragmentador Inteligente” do Advanced System Care é organizar os ficheiros por data, proporcionando uma melhoria na performance e reduzindo a taxa de fragmentação por longos períodos de tempo. Organizar os arquivos por data de criação e modificação, em tese, melhora o desempenho do disco por considerar que se estes não foram alterados ou requisitados recentemente dificilmente serão, os “excluindo”de desfragmentações futuras. Organizando esses arquivos considerados “inativos” em uma determinada “área” impede que sejam “amontoados” com outros de uso contínuo, facilitando o trânsito e a leitura de arquivos frequentemente utilizados.
A ferramenta oferece melhorias para todas as unidades de disco, inclusive SSD’s, muito embora estas sejam completamente sólidas e eletrônicas, sem partes móveis, quase sempre compostas por memória Flash NAND, onde o desempenho é contínuo pois o tempo de acesso a qualquer Cluster é o mesmo. É possivel “desfragmentá-las” mesmo não sendo necessário, possuem controladores precisos e o ciclo de vida é proporcional ao número de inscrições nos blocos, reescrever clusters em desfragmentações é reduzir a vida útil. Utilizadores afirmam perceber melhorias, mas a prática é controversa.
Capaz de identificar registros comprometidos, inválidos e fora de ordem esta ferramenta é providencial em verificações frequentes, uma das responsáveis na redução de erros fatais, dando maior fluência e estabilidade ao sistema.
Para ter uma idéia da importância de ter este banco de dados organizado e livre de erros, ele simplesmente concentra todas as configurações do sistema e dos aplicativos executados nele, de definições do hardware a parâmetros do painel de controle. Aglutinada e de igual importância está a ferramenta “Desfragmentar Registro”, ao passo que o “Reparador” efetua as devidas correções e ajustes o “Desfragmentador” irá organizar e tornar o registro mais acessível ao Sistema.
A importância de ter um espaço considerável no HD geralmente surge quando travamentos e lentidões acometem a máquina. Alguns recursos necessitam que haja um espaço mínimo para atuarem. A memória virtual ou paginada é uma forte auxiliar no desempenho do sistema e precisa de um espaço mínimo para ser acessada adequadamente, outra função importante, e já citada, é a desfragmentação de disco. Proporcional ao nível de desorganização dos ficheiros o espaço deve existir de modo a tornar as ações possíveis.
Os maiores culpados deste amontoado de ficheiros desordenados e “inúteis” são programas que geram cache como navegadores, editores, instaladores e até o Windows Update. Depois de um tempo razoável eles são capazes de “inflar” e desordenar o HD de um modo preocupante.
Não muito diferente e tão eficiente quanto o limpador de discos do Windows (Cleanmgr) a ferramenta “Limpar Discos” do Advanced System Care varre de forma minunciosa todos os pontos que acumulam arquivos considerados desnecessários, prevenindo o considerável “lixo” que eventualmente venha a causar algum tipo de instabilidade no sistema.
A IObit garante um aumento de até 300% de melhoria na conexão, ajustando, no ato da execução da ferramenta, diversos parâmetros dos navegadores, que podem até ser configurados individualmente. É possível desabilitar ou habilitar o bloqueador de pop up, desativar o java, desativar plugins, iniciar no modo anônimo ou iniciar o navegador no modo janela (não maximizado). A ferramenta tenta adequar a sua conexão, basta informar a velocidade contratada e iniciar as configurações que podem ser facilmente interpretadas, tudo em claro Português – BR.
A manutenção do Sistema é uma constante. Desinstalações e instalações frequentes, remoções de grandes arquivos e transferências entre dispositivos amontoam o registro e fragmentam o disco, sem contar com setores defeituosos, malwares e rootkits que se hospedam ao se “navegar” nos sites. Tenha em mente que executar programas de manutenção como o Advanced System Care é um hábito e não um soro para cura de malefícios já consolidados.
A função “Verificar” na aba “Cuidados” é uma forma eficaz, rápida e simples de analisar e corrigir erros no sistema. Verifique os pontos do sistema a serem executados observando se a caixa ao lado de seus respectivos nomes estão marcadas, as desmarcando caso deseje que algum tópico da verificação seja ignorado.
É recomendado que a opção “Marcar Todos”, no canto inferior esquerdo esteja selecionada antes de clicar em “Verificar”. Assim, assegurando uma verificação completa, é certo que grande parte das ameças sejam sanadas e ajustes sejam feitos, melhorando a performance e deixando seu sistema bem mais estável. Se desejar otimizar determinadas partes do sistema e não uma dispendiosa e completa verificação acesse as ferramentas descritas.
Tentando conquistar uma gama de fãs e a ampla aceitação dos utilizadores e aficionados em manter o bom funcionamento de seus PC’s, sejam Desktops ou Notebooks, o programa tem demonstrado considerável evolução e consegue agradar, tanto visualmente como no desempenho de seus recursos. Melhorias são visíveis durante o seu uso e acaba se tornando o programa dito “indispensável” e de uso contínuo, ainda que o mercado tenha diversos representantes no mesmo segmento.
Toda a interface, Menus, submenus e ícones estão dispostos de um modo muito agradável e bem desenhados, o que torna sua utilização prazerosa e menos dispendiosa. Quase tudo que o programa oferece é auto explicativo, seus próprios nomes indicam suas funções e não obstante existem mini guias durante a primeira execução e ainda pequenos guias ao repousar o cursor sobre o nome da ferramenta.
A execução de suas principais ferramentas, de forma geral, é rápida e aparentam ser precisas nas detecções. Dependendo do Hardware seu desempenho pode ser muito superior ao normal e não perde em nada para os concorrentes, demonstrando ter um poder de detecção até superior em alguns quesitos.
No results available
ResetSem resultados
Reset