"Um dos mensageiros mais famosos do mundo comemora neste mês de julho 10 anos."
0
Há uma década, precisamente em 22 de julho de 1999, a Microsoft lançava o MSN Messenger, mensageiro instantâneo que se tornou um dos mais populares em todo o mundo. Agora, renomeado como Windows Live Messenger, ele possui 330 milhões de usuários.
Em seu press release, a Microsoft declara: “Se o Windows Live Messenger fosse um país, ele seria o terceiro mais populoso do mundo (atrás de China e Índia e à frente dos Estados Unidos) e teria 10 vezes o tamanho do Canadá”.
Para a comemoração, a empresa colocou uma enorme garrafa de vidro na margem do rio Tâmisa, em Londres, noticiou o site TechRadar. A garrafa, com uma representação de bilhete dentro, remete às “message in a bottle” (literalmente, mensagem na garrafa) em alusão às anedóticas mensagens enviadas por náufragos em ilhotas desertas, ao próprio conceito de mensagens (que é o objetivo central do serviço da Microsoft) e também à canção de mesmo nome do grupo The Police, que é de Londres – talvez por isso a cidade tenha sido escolhida, já que a sede da Microsoft é nos Estados Unidos.
A empresa liberou uma nota à imprensa em que lista as as mensagens mais famosas do mundo. Em uma pesquisa feita pelo site do serviço, a mais votada foi “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King.
“Usadas para negócios, amizade ou romance, as Mensagens Instantâneas varreram o mundo para se tornar uma parte essencial do nosso dia a dia. Este é um marco real para o Windows Live Messenger e nós estamos muito ansiosos para ver o que os próximos 10 anos nos reservam” disse Mark West, da equipe do Windows Live Messenger.
O site Digital Trends informa que o mensageiro da empresa de Bill Gates já muito mais limitado que hoje. No começo, ele possuía séria restrição ao tamanho das mensagem e ao número de contatos na lista. Por outro lado, havia conectividade com os usuários do AIM, mensageiro da AOL, que era o mais popular nos EUA naquela época. Posteriormente, a AOL bloqueou usuários vindos da Microsoft e foi justamente isso o que impulsionou a adoção do MSN Messenger no país.
Apesar de sua popularidade, hoje o Windows Live Messenger possui vários concorrentes de peso, como o GTalk, mensageiro da Google e o Skype, que além de mensageiro também funciona como VoIP. Porém, o MSN ainda mantém sua supremacia como mensageiro preferido entre os profissionais com uma versão especial para esse uso, o Windows Live Messenger Enterprise.
Vale lembrar também que o MSN Messenger – acompanhado, nos Estados Unidos, pelo Yahoo! Instant Messenger e o já citado AIM – suplantaram o antes líder ICQ, da israelense Mirabilis.
Update: um vídeo não-oficial (mas, claro, viral) feito pelos funcionários da Microsoft em Seattle e retratando o mascote do MSN pode ser visto pelo atalho tinyurl.com/ksrzhb.
No results available
ResetSem resultados
Reset