2 minutos de leitura

TikTok está oficialmente banido dos smartphones do governo americano

4ae73c9
28 de dezembro de 2022

"O governo americano proibiu seus funcionários de utilizar o aplicativo de mídia social desenvolvido na China."

O TikTok é um dos aplicativos mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. E como qualquer outro aplicativo popular, ele tem uma série de preocupações com privacidade, especialmente se você vive nos EUA e trabalha para uma agência do governo.

É por isso que tanto o Departamento de Defesa dos Estados Unidos como o Pentágono decidiram proibir o TikTok dos dispositivos de seus funcionários: eles não querem que seus dados sejam coletados pela China.

Embora isto possa parecer exagerado, há razões sérias pelas quais estas proibições podem ser necessárias.

TikTok proibido formalmente em dispositivos governamentais

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Pentágono proibiram todos os funcionários civis americanos de usar o aplicativo em seus telefones devido a preocupações com a segurança nacional.

Não está claro se isto se deve ao conteúdo do TikTok ou simplesmente porque é de propriedade de uma empresa chinesa, mas não é surpreendente de qualquer forma, já que há muito tempo a China é suspeita de espionar os americanos por vários meios, inclusive por aplicativos como o WeChat que usam inteligência artificial para criar conteúdo mais personalizado para os usuários.

A Apple também removeu vários aplicativos criados por desenvolvedores chineses no ano passado devido a preocupações similares sobre como os dados pessoais poderiam ser coletados e utilizados sem o consentimento ou conhecimento do usuário. Estas são provavelmente razões pelas quais você não vê mais muitos jogos feitos na China (embora alguns ainda estejam sendo feitos).

Autoridades do Departamento de Defesa dos Estados Unidos disseram aos funcionários no início desta semana para “desinstalar qualquer software relacionado ao TikTok dos dispositivos pertencentes ao governo”, de acordo com um e-mail obtido pela CNBC.

A lógica por trás da proibição? Embora não esteja claro porque o governo dos EUA está agora proibindo seus funcionários de usar o TikTok, uma explicação possível é que o governo dos EUA está supondo uma possível ameaça à segurança, sendo que também disse no ano passado que todos os aplicativos móveis feitos pela ByteDance, proprietária do TikTok e outros aplicativos populares como o Douyin (também conhecido como TikTok no exterior) deveriam ser retirados das lojas de aplicativos.

Na Índia e no Brasil também, ambos os países tomaram medidas contra o aplicativo por preocupações com a violação da privacidade de dados. Enquanto na Europa houve apelos recentes para uma proibição total dos produtos ByteDance, incluindo o Douyin, porque se acreditar que eles estejam espalhando informações errôneas relacionadas ao terrorismo ou pontos de vista extremistas.

Isso inclui tanto smartphones, tablets e computadores governamentais como de propriedade pessoal

A decisão do governo americano inclui tanto smartphones, tablets e computadores, emitidos pela agência como de propriedade pessoal.

“É claro que precisamos fazer mais”, disse Margaret Weichert, diretora interina de informações, em uma declaração. “Por isso, pedi à minha equipe que trabalhasse em todo o departamento para criar um plano abrangente de como abordaremos esta questão”.

E de acordo com um memorando do Pentágono revisado pela CNN Business, os funcionários do Departamento de Defesa estão orientando os membros do serviço a não utilizar o TikTok nos telefones do governo, uma vez que “os dados coletados pela aplicação podem ser explorados pelo Partido Comunista Chinês”.

O exército dos EUA emitiu um aviso aos seus membros para não utilizarem o TikTok em telefones do governo. Isso porque, conforme o memorando, não está claro exatamente que tipo de dados estão sendo coletados e como poderiam ser usados contra as tropas ou oficiais de inteligência dos EUA.

A proibição dos EUA está crescendo

A proibição dos EUA está crescendo. Não é apenas o governo que está tomando medidas contra o TikTok. O aplicativo foi banido em vários países: Austrália, Índia, Israel, e Reino Unido.

Como o governo dos EUA continua a proibir e restringir as empresas tecnológicas chinesas de suas redes, está ficando cada vez mais claro que os EUA não estão dispostos a ceder seu domínio tecnológico. Isto é especial quando se trata de tecnologias emergentes como a inteligência artificial, onde a China tem feito incursões através de parcerias com empresas ocidentais.

Comentários